Você está aqui

Modalidades

Plantões

O estudante agenda um horário para um encontro de uma hora, com o objetivo de montar o currículo, preparar-se para as etapas dos processos seletivos, começar a refletir sobre a escolha de área de atuação, o melhor momento para fazer intercâmbio, buscar soluções de gestão do tempo e se está ou não no curso certo.

Como agendar: agendamentocarreira-sp@espm.br

Alguns desses motivos precisam de um tempo maior para serem atendidos. Nesse caso, após um primeiro plantão, o estudante será encaminhado para uma ou mais modalidades abaixo:

1- Grupos

Composto por sete ou oito encontros semanais de uma hora e quarenta minutos cada, o caráter das reuniões visa a aumentar a percepção que o estudante tem de si e a aprofundar o olhar sobre seus questionamentos e sua experiência de vida, os aspectos importantes para tomada de decisões. Nessa modalidade, mapeamos interesses, talentos, habilidades, ambições, personalidade, dificuldades ou limitações, história e cruzamos com o curso escolhido, o respectivo campo de atuação profissional e o mercado de trabalho. No final, o estudante recebe dois feedbacks: um individual e um do grupo.

2- Orientação de Carreira Individual

Tem o mesmo objetivo do Grupo, descrito no item acima, mas destina-se a estudantes que não conseguem participar dos grupos por incompatibilidade de horário ou características individuais, para as quais o atendimento individual é considerado mais eficaz. A decisão entre participar do atendimento em grupo ou individualmente cabe ao psicólogo da equipe do Carreira.

3- Vim de Fora

Serviço criado para acolher estudantes de fora de São Paulo e facilitar sua adaptação à nova vida.

Marque um horário se estiver complicado:

- dar conta da faculdade e de suas novas atribuições (administrar a casa, por exemplo);
- morar em república, pensão ou na casa de parentes;
- integrar-se socialmente à ESPM (fazer amigos);
- circular na cidade de São Paulo;
- outros.

Ajudaremos você a encontrar soluções.

Como agendar: vimdefora@espm.br

4- Programa de Acolhimento e Integração do Bolsista (PAIB)

Parceria com o Carreira e o PAPO que visa a favorecer a integração dos estudantes bolsistas à ESPM em sua dimensão social, acadêmica e institucional. O PAIB também costuma identificar possíveis mudanças que favoreçam essa integração e as encaminha aos responsáveis na Instituição para avaliarem sua implantação.

Carreira: agendamentocarreira-sp@espm.br

PAPO: agendamento é realizado na Secretaria de Graduação.

Oficinas, palestras e mentoring

Além das modalidades acima descritas, o ESPM Carreira realiza:

1- Oficina de Critérios de Escolha Profissional

Essa oficina é realizada nas turmas de 3.º semestre dos cursos de Administração, Ciências Sociais e do Consumo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais e no 2.º semestre das turmas de Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (TECH). O objetivo é ampliar o repertório dos estudantes sobre as variáveis envolvidas nas escolhas profissionais, agrupadas em cinco categorias (Ambientes de Trabalho, Atividades de Trabalho, Conteúdos de Trabalho, Retornos do Trabalho e Rotinas de Trabalho), proporcionar uma reflexão sobre elas e sobre a própria escolha, que fará com que cada participante termine a oficina com uma lista personalizada de seus critérios mais relevantes. 

2- Palestra sobre Autoconhecimento e Processos Seletivos

Realizada nas turmas de 4.º semestre dos cursos de Administração, Ciências Sociais e do Consumo, Jornalismo e Relações Internacionais e nas turmas do 5.º semestre de Design.

O objetivo dessa palestra é esclarecer as principais dúvidas dos estudantes sobre os processos seletivos: 

  • Como montar um currículo?;
  • O que é avaliado no processo seletivo (competências técnicas, comportamentais e valores compatíveis com a empresa)?;
  • Como explicitar as minhas experiências em uma entrevista (na entrevista aberta e por competência)?;
  • Quando e onde buscar vagas?;
  • O que é um programa de estágio?;
  • O que significa não ser aprovado?;
  • Principais fatores de reprovação no processo seletivo;
  • A importância do autoconhecimento no processo de escolha de estágio (valores compatíveis com a empresa, interesses coerentes com as áreas que quer trabalhar).
3- Coach Carreira, Trilhas e Eletivas

Realizado no meio de cada semestre letivo e dirigido aos estudantes do 4.º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, traz professores da ESPM e profissionais do mercado para contarem sobre suas escolhas e trajetórias profissionais nas diferentes áreas de atuação profissional dentro do campo da comunicação social, ilustrando o cruzamento entre personalidade, talentos, habilidades, limitações, estilo de vida almejado, visão de mundo, ambições e carreira. 

4- Mentoring TECH

Os estudantes do curso de Sistemas de Informação em comunicação e Gestão encontram a equipe do Carreira no 2.º e 3.º semestres de seu curso, que representam as duas primeiras etapas do Mentoring. 

No 2.º semestre, é realizada a Oficina de Critérios de Escolha Profissional, já descrita no item 1.

No 3.º semestre, convidamos profissionais das áreas de BI, Games e Dev. para contarem aos nossos estudantes como é trabalhar em sua área, quais são os pré-requisitos mais importantes, o tamanho do segmento no Brasil e no mundo, os desafios diários de um profissional correlato, além dos bastidores.

No 4.º semestre, os estudantes são acompanhados por professores tutores que auxiliam na escolha do tronco optativo.