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Corpo docente

Abaixo seguem os nomes dos docentes que atuam no Programa de Pós-Graduação em Administração com ênfase em Gestão Internacional da ESPM (doutorado e mestrado).

COORDENAÇÃO:
Prof. Dr. Mário Henrique Ogasavara - mario.ogasavara@espm.br (Coordenador do PMDGI)
Prof. Dr. Frederico Araújo Turolla – fturolla@espm.br (Vice Coordenador do PMDGI)

Linha de Estratégia em Gestão Internacional

Nome Resumo do Projeto

Prof. Dr. Frederico A. Turolla

Eixo de pesquisa: Análise econômica dos investimentos diretos internacionais em infraestrutura

Este projeto tem por objetivo explicar os fluxos de investimento direto estrangeiros no setor de infraestrutura e em setores regulados a partir das teorias estabelecidas de negócios internacionais, em especial a abordagem de internalização, relacionado aos custos de transação, e a teoria de Uppsala. O setor de infraestrutura é analisado sob a perspectiva da teoria econômica da organização industrial, incluindo segmentos como telecomunicações, saneamento, energia elétrica e transportes. Também se analisa a internacionalização das instituições financeiras. Os métodos utilizados incluem a análise de dados quantitativos, incluindo uma base de dados em construção sobre os investimentos internacionais nos vários segmentos do setor de infraestrutura e no sistema financeiro. Os resultados esperados são a avaliação do poder de cada abordagem teórica na explicação do investimento direto pelas firmas brasileiras no exterior e o desenvolvimento de modelos explicativos sobre os investimentos diretos em infraestrutura e em outros setores regulados, particularmente no sistema financeiro.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9478383887755646

E-mail: fturolla@espm.br

Prof. Dr. George B. Rossi

Eixo de pesquisa: Formação de alianças estratégicas

As principais razões para a formação de alianças estratégicas são apresentadas por várias teorias, mas, a revisão da literatura revela que as principais são: (1) A Teoria da Dependência de Recursos, segundo a qual nenhuma organização é auto-suficiente em relação aos recursos de que necessita para competir o que a impulsiona à complementação de seus recursos por meio de alianças com outras empresas, (2) a Teoria da Visão Baseada em Recursos, asseverando que a combinação dos recursos de diferentes empresas produz resultados que não seriam alcançados de forma isolada o que a motivaria a formar aliança com outra empresa e (3) a Teoria do Aprendizado Organizacional, propondo que a formação de alianças possibilita construir uma plataforma de aprendizado para a geração de novos conhecimentos possibilitando à inovação em novos mercados, em novas formas de gestão organizacional e em produtos incrementado sua capacidade competitiva. Assim, o pressuposto básico é que a aquisição de recursos por meio de alianças com outras empresas favorece a competitividade da empresa. O objetivo central desta linha de pesquisa é investigar se a necessidade de acesso a recursos internamente escassos na empresa favorece a formação de alianças estratégicas.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6837228828495794

E-mail: george@espm.br

Prof. Dr. Ilan Avrichir

Eixo de pesquisa: Competitividade de indústrias brasileiras

Esse projeto se propõe analisar os fatores que tem contribuído ou dificultado a competitividade internacional de indústrias brasileiras na exportação. Em especial são estudadas as características da cultura e estrutura organizacional que influenciam a efetividade das empresas, na exportação. O projeto abrange também a análise de como as empresas e aglomerados se inserem nas cadeias globais de valor e como podem gerar e apropriar mais valor nessas cadeias. Estão em andamento projetos na indústria de rochas do Estado do Espírito Santo e da carroceria de ônibus, no Estado de São Paulo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7820239765808841

E-mail: iavrichir@espm.br

Profa. Dra. Manolita Correia Lima

Eixo de pesquisa: Internacionalização da Educação Superior

Objetiva-se compreender o processo de internacionalização da educação superior, priorizando os seguintes aspectos: variações que a internacionalização assume ao envolver a mobilidade de pessoas, cursos, programas, e instituições/organizações. A especificidade do fenômeno investigado pressupõe a exploração de abordagem transdisciplinar, no entanto, a perspectiva sociológica tem prevalecido sobre as demais. No plano instrumental, houve exploração de pesquisas bibliográfica e documental e na etapa atual, a pesquisa de campo (visitas, observação, entrevistas) será incluída. Os resultados iniciais permitem: a) inferir que o fortalecimento de processo hegemônico de internacionalização, conduzido por interesses econômicos e políticos de países centrais reconhece o protagonismo do Estado na formulação de políticas com poder de estimular ou não a internacionalização ativa ou passiva; b) identificar a influência exercida pelas agências bilaterais que financiam pesquisadores dispostos a estudar e publicar sobre o tema e c) compreender as experiências de internacionalização da educação superior visando oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2459736389445526

E-mail: mclima@espm.br

 

Linha de Inovação em Gestão Internacional

Nome Resumo do Projeto

Prof. Dr. Felipe M. Borini

Eixo de pesquisa: Estratégia e Inovação em Subsidiárias Estrangeiras

O objetivo do projeto é contribuir para a compreensão do comportamento estratégico das subsidiárias estrangeiras de corporações multinacionais, no que tange à estratégia e à inovação como forma de criação de valor. Quanto ao tipo de empresa estudada, envolve as subsidiárias estrangeiras no Brasil e as subsidiárias brasileiras no exterior. Quanto aos temas abordados, perpassa pelos papéis estratégicos das subsidiárias estrangeiras e sua evolução; o desenvolvimento e transferência de competências de subsidiárias estrangeiras; o desenvolvimento de iniciativas pelas subsidiárias; e a relação das subsidiárias estrangeiras com as demais empresas da rede corporativa e com rede de negócios no país. Os métodos de pesquisa utilizados são: surveys e estudos de caso. Os resultados esperados compreendem a consolidação dos alicerces teóricos das estratégias de subsidiárias estrangeiras, especialmente relacionado a questão da localização ou origem em mercados emergentes e a geração de modelos gerenciais para as subsidiárias no Brasil ou de subsidiárias brasileiras no exterior. Faz parte o sub-projeto "Extrapolando os limites de Centros de Excelência em Subsidiárias Estrangeiras de Empresas Multinacionais", financiado pelo PROSUP/CAPES. Faz parte o sub-projeto Observatório de Empresas Multinacionais Brasilieras financiado pelo Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing (CAEPM).

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6635164249130002

E-mail: fborini@espm.br

Prof. Dr. Júlio César B. de Figueiredo

Eixo de pesquisa: Estudos em Modelagem e Simulação Empresarial

O projeto tem como propósito estudar a aplicação de técnicas de modelagem matemática e de simulação computacional no desenvolvimento de modelos voltados para o entendimento dos fenômenos do marketing e da administração no ambiente global. Busca-se a construção e o aperfeiçoamento de modelos teóricos que explicam alguns desses fenômenos tais como o processo de difusão de novos produtos, a formação de mercados consumidores e de redes de empresas e o surgimento de oscilações imprevisíveis na demanda de algumas cadeias produtivas. A metodologia envolve o estudo de cada problema, a construção de conjecturas, ou hipóteses, sobre o comportamento do sistema subjacente, e a escolha de um conjunto de técnicas apropriadas para modelagem e a simulação. Das hipóteses formuladas deduzem-se conseqüências que são testadas ou falseadas por meio da comparação do comportamento dos modelos frente à realidade. Serão utilizadas diversas técnicas e métodos de modelagem, tais como o mapeamento causal, a programação baseada em agentes, a modelagem por dinâmica de sistemas e a modelagem por equações estruturais.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0259183104678819

E-mail: jfigueiredo@espm.br

Prof. Dr. Marcos Amatucci

Eixo de pesquisa: Inovação e Sustentabilidade em empresas multinacionais

O objetivo do projeto é contribuir para a compreensão do comportamento estratégico das subsidiárias estrangeiras de corporações multinacionais, no que tange à estratégia e à inovação como forma de criação de valor. Quanto ao tipo de empresa estudada, envolve as subsidiárias estrangeiras no Brasil e as subsidiárias brasileiras no exterior. Quanto aos temas abordados, perpassa pelos papéis estratégicos das subsidiárias estrangeiras e sua evolução; o desenvolvimento e transferência de competências de subsidiárias estrangeiras; o desenvolvimento de iniciativas pelas subsidiárias; e a relação das subsidiárias estrangeiras com as demais empresas da rede corporativa e com rede de negócios no país. Os métodos de pesquisa utilizados são: surveys e estudos de caso. Os resultados esperados compreendem a consolidação dos alicerces teóricos das estratégias de subsidiárias estrangeiras, especialmente relacionado a questão da localização ou origem em mercados emergentes e a geração de modelos gerenciais para as subsidiárias no Brasil ou de subsidiárias brasileiras no exterior. Faz parte o sub-projeto "Extrapolando os limites de Centros de Excelência em Subsidiárias Estrangeiras de Empresas Multinacionais", financiado pelo PROSUP/CAPES. Faz parte o sub-projeto Observatório de Empresas Multinacionais Brasilieras financiado pelo Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing (CAEPM). 

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2538668989160393

E-mail: marcosamatucci@espm.br

Prof. Dr. Mario Henrique Ogasavara

Eixo de pesquisa: Estratégias e inovação no processo de internacionalização de empresas multinacionais e subsidiárias estrangeiras.

Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7985065366684340

E-mail: mario.ogasavara@espm.br

 

Linha de Marketing em Gestão Internacional

Nome Resumo do Projeto

Prof. Dr. Eduardo E. Spers

Eixo de pesquisa: Marketing e Estratégia em Agronegócios, Franquias e Varejo

Estudos sobre o conhecimento e a aplicação das técnicas estratégicas e mercadológicas para os agentes do sistema agroindustrial, franquias e varejo. Avaliação da influência do ambiente institucional e a compreensão do comportamento do consumidor individual e organizacional. Análise comparativa entre situações nacionais e internacionais. Proposição e avaliação de constructos e modelos teóricos por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, visando discutir a aplicabilidade destes modelos nas práticas organizacionais e de mercado. Caracterização e discussão das práticas sustentáveis desenvolvidas nestes setores.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7800954800978254

E-mail: espers@espm.br

Prof. Dr. Mateus Canniatti Ponchio

Eixo de pesquisa: Comportamento dos Consumidores da Base da Pirâmide

Estudos anteriores sugerem que o consumidor materialista de baixa renda vivencia sentimentos de exclusão em função do desnível entre suas posses e seus desejos. Tal descasamento é agravado por fatores contextuais como elevadas taxas de juros, escasso acesso a crédito e pequena disponibilidade de bens de boa qualidade e preços baixos. Para lidar com esses fatores ambientais adversos, os consumidores de baixa renda adotam estratégias de defesa visando maximizar seu bem-estar. O objetivo deste projeto de pesquisa é explorar as influências das sociedades de consumo sobre o comportamento e as atitudes dos consumidores da base da pirâmide. Combinam-se métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos com utilização de análise de conteúdo e surveys. Espera-se aprofundar os conhecimentos acerca da influência do materialismo excessivo em índices de adimplência de serviços financeiros; da vulnerabilidade de consumo vivenciada pelos indivíduos de baixa renda; da influência da propaganda sobre o materialismo; de efeitos da propaganda sobre os valores culturais de uma sociedade, em especial sobre valores associados à cultura consumista; e da influência de variáveis sócio-demográficas nas demais variáveis de pesquisa.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7557039992369545

E-mail: mponchio@espm.br

Profa. Dra. Thelma V. Rocha

Eixo de pesquisa: Gestão de Marketing no Contexto Internacional

Este projeto visa à identificação das práticas de gestão utilizadas pelas áreas de marketing no momento da internacionalização de empresas brasileiras e na gestão das subsidiárias de empresas estrangeiras no Brasil. O tema inclui estudos em empresas internacionalizadas sobre: o dilema da integração global e adaptação local na gestão composto de marketing (produto, preço, praça e promoção), a gestão do relacionamento com clientes globais, a gestão dos diversos stakeholders (como acionistas, imprensa, funcionários, fornecedores, comunidade) no ambiente internacional, a transferência de conhecimento em marketing, a gestão da estratégia de marketing global (global marketing strategy), o desenvolvimento de novos produtos, a gestão da inovação em marketing, e a autonomia dos departamentos de marketing para inovar. Para cumprir este objetivo, os métodos utilizados são: estudos de casos múltiplos, entrevistas em profundidade, grounded theory e surveys. Como exemplos de estudos desenvolvidos tem-se: o papel do marketing na internacionalização de franquias brasileiras, o marketing na internacionalização de MPE´s (micro e pequenas empresas), a co-criação de valor para clientes no ambiente global, entre outros. Os resultados esperados são a consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos de gestão de marketing no contexto internacional.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3934915662621397

E-mail: tvrocha@espm.br

Profa. Dra. Vivian I. Strehlau

Eixo de pesquisa: Marcas no ambiente internacional

Este projeto tem por objetivo principal a compreensão do uso de marcas em um contexto internacional. Como focos principais há o estudo de marca- país e da importância da imagem do país em suas diversas facetas, marcas globais X marcas regionais, marcas brasileiras no exterior e influência da cultura na construção de marcas. Simultaneamente busca-se compreender a relação entre marcas e o comportamento do consumidor.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8492161402371563

E-mail: vstrehlau@espm.br