Você está aqui

Inovação em Storytelling: do branded content à transmídia – intensivo

ESPM São Paulo
  • Extensão
  • 25/07/2016
  • ESPM São Paulo

Sobre o curso

Inscrições até 24 de julho de 2016

Aulas de 25 à 30 de julho de 2016 - 2ª a 6ª feira das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h às 13h  

 

Objetivo

O mercado de comunicação no Brasil e no mundo está redescobrindo a utilização de storytelling como técnica de comunicação capaz de fazer aquilo que contadores de histórias já sabem há tempos, e que se constitui no maior desafio da atualidade: capturar a atenção do público. E como essa inovação pode ajudar a espalhar uma ideia, construir uma marca ou alavancar vendas?

Em um mundo pautado pelo excesso de canais e informações, o storytelling entra como um elemento que pode ajudar a espalhar uma ideia, construir uma marca ou alavancar vendas com mais eficiência, conquistando o público pela emoção.

Esse curso visa jogar uma luz mais apurada sobre o assunto, indo além dos modismos do mercado. Abordaremos storytelling em diversos contextos:

- branding
- cultura organizacional
- branded content
- product placement
- plataformas transmídia

Acima de tudo, esse é um curso sobre como storytelling pode facilitar o entendimento e troca de conhecimento entre empresas e pessoas.

 

A QUEM SE DESTINA

- Empreendedores e empresários procurando um novo ponto de vista para seus negócios.

- Publicitários e comunicadores em busca de ferramental prático e teórico para a construção de campanhas mais engajadoras.
- Profissionais que necessitem diferenciar suas marcas.
- Executivos interessados em criar apresentações de negócios mais envolventes.
- Acadêmicos interessados em uma formação mais aprofundada sobre o assunto.
- Escritores e roteiristas que queiram inovar em seu mercado.

E também para você que:

- Está em uma nova direção para sua vida profissional
- procura um caminho bacana para seu desenvolvimento pessoal
- busca novas formas de ampliar sua criatividade
- quer ampliar segurança e inspiração em suas apresentações
- busca aprender como as histórias bem construidas podem auxiliar ONGs
- quer saber qual a diferença entre contar histórias e contar a melhor história

*A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio

Programa

Dia 1. COMO O STORYTELLING PODE MUDAR SUA VIDA

- Você sabe o que prende a atenção das pessoas?
- O 6º P do marketing
- PlotToolkit®, as 10 maneiras de empregar uma história (com cases)

Dia 2. COMO O STORYTELLING PODE DAR VIDA À SUA MARCA

- Qual o arquétipo da sua marca?
- Elementos fundamentais para se tornar um storythinker
- Encontre as melhores histórias do seu histórico com a Topografia de Interesse®

Dia 3. COMO O STORYTELLING PODE DEIXAR MAIS INTRIGANTE SEU CONTEÚDO

- Você já parou para pensar que qualquer anúncio não deixa de ser um branded content?
- O conceito de tramar
- Crie novas histórias com a técnica Storycraft®

Dia 4. COMO PROGREDIR DO STORY AO TELLING

- Você sabe a diferença entre história e narrativa?
- As palavras mágicas que compõem uma estrutura narrativa e que permitem contar histórias como quem lança feitiços.
- Entrelace mensagens comerciais dentro de uma história maior usando o StoryPlacement®

Dia 5. TRANSMÍDIA: COMO TRANSFORMAR EM ATIVO O UNIVERSO POR TRÁS DA HISTÓRIA

- Era uma vez uma história, que graças a um storythinker virou um importante ativo de uma marca. Num belo dia, esse universo foi recortado em intrigantes narrativas. Essas narrativas foram dispostas de forma transmídia. E dessa maneiras os consumidores viveram felizes para sempre.

Dia 6. WORKSHOP: O STORYTELLING NA PRÁTICA

- The end? Ainda não! Chegou a hora de preencher páginas e mais páginas com muitas palavras e assim dar vida a histórias usando todas as principais técnicas ensinadas ao longo da semana.

Metodologia

No curso intensivo, todas as aulas são trabalhadas a partir de teoria e exemplos.

Além disso você terá:

- aulas com três professores com experiências complementares de mercado;
- bibliografia seleta e comentada para aprofundar em cada módulo do programa;
- e segredos do storytelling como por exemplo: “Nenhuma história é só uma história. Qualquer história é composta de centenas de histórias lineares que se cruzam e se entrelaçam.”

Professor

FERNANDO PALACIOS
É um dos fundadores do primeiro escritório de storytelling no Brasil, a Storytellers Brand ’n’ Fiction, que tem como principais cases: a peça de teatro “Filhas do Dodô” para J.Macêdo e “O Mistério das Cidades Perdidas” para MiniSchin, que superou 2 milhões de leitores na internet. Criou o primeiro curso universitário de Transmídia Storytelling ministrado na ESPM.

Responsável pelo storieswelike.blogspot.com, primeiro blog sobre o assunto. Como planner participou de projetos como Nokia Trends, Camarote da Brahma, Skol Beats e o lançamento do portfólio de cervejas premium da Ambev. É formado pela USP. Em seu próximo projeto irá narrar sua busca pelas maravilhas da humanidade, enquanto escreve uma obra de ficção a partir de um aparelho celular.

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

Cancelamento

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem

Formas de pagamento

 
1x (BOLETO) R$ 1.360,00
1x (CARTÃO DE CRÉDITO) R$ 1.360,00
1x (PAGAMENTO NA INSTITUIÇÃO) R$ 1.360,00
2x (CARTÃO DE CRÉDITO) R$ 680,00
3x (CARTÃO DE CRÉDITO) R$ 453,33
4x (CARTÃO DE CRÉDITO) R$ 340,00
5x (CARTÃO DE CRÉDITO) R$ 272,00