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Grade Curricular

Doutorado

Grade Curricular

Tipo Tipo (eixo) Disciplina Curso Créditos CH
Obrigatória Eixo método Seminário de pesquisa II Doutorado 4 60
Obrigatória Eixo área Estudos de comunicação e linguagens Doutorado 4 60
Obrigatória Eixo área História das interfaces comunicação e consumo II Doutorado 4 60
Optativa Processos de recepção e contextos sócioculturais articulados ao consumo

Temas contemporâneos em processos de recepção e contextos sócioculturais
articulados ao consumo (I, II, III e IV)

Doutorado 2 30
Optativa Processos de recepção e contextos sócioculturais articulados ao consumo

Estética, consumo midiático e dinâmicas sócio-culturais

Doutorado 4 60
Optativa Processos de recepção e contextos sócioculturais articulados ao consumo Estudos culturais, processos de recepção e de consumo Doutorado 2 30
Optativa Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo

Temas contemporâneos em lógicas de produção e estratégias midiáticas
articuladas ao consumo (I, II, III e IV)

Doutorado 2 30
Optativa Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo Ética, discurso comunicacional e estratégias corporativas Doutorado 4 60
Optativa Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo Capital, mercado, sistema produtivo Doutorado 2 30

            

Créditos exigidos em disciplinas: 24 (12 em obrigatórias e 12 em optativas) = (CH 360)
Créditos em Atividades Programadas: 14 (CH: 210)
Créditos em Supervisão de Tese (3 últimos semestres do Curso): 12 (CH 180)
Total: 50 (CH: 750)

Esquemas de Oferta das Disciplinas

Semestre 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano
1º semestre

Estudos de comunicação e
linguagens;
[Optativas];
[Atividades programadas]

História das interfaces
comunicação e consumo II;
[Optativas];
[Atividades programadas]

Seminários de pesquisa II;
[Optativas];
[Atividades programadas]
Supervisão de tese Defesa doutorado (março)
2º semestre

[Optativas];
[Atividades programadas]

[Optativas];
[Atividades programadas]

Qualificação (2ª quinzena de
agosto)
Supervisão de tese

Supervisão de tese  

        

Ementas e Bibliografias das Disciplinas e Atividades Programadas do PPGCOM

EIXO MÉTODO
METODOLOGIA CIENTÍFICA (M)

Ementa: O campo científico. Ciência, conhecimento científico e senso comum. Lógica do pensamento científico. Fundamentos da metodologia científica. A problemática “sujeito/objeto” e a constituição do sujeito pesquisador. A ciência contemporânea. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Epistemologia da comunicação. Comunicação e seus diálogos interdisciplinares. A comunicação como novo campo científico.


SEMINÁRIOS DE PESQUISA I (M)

Ementa: Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos mestrandos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.


SEMINÁRIOS DE PESQUISA II (D)

Ementa: Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos doutorandos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.

 
EIXO ÁREA
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA (M)

Ementa: As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Os cânones e as principais rupturas. Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Teorias do contemporâneo. Comunicação e modernidade. Comunicação e pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo.


ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS (D)

Ementa: A rede de intercâmbio de significados entre comunicação e consumo tratadas do ponto de vista dos estudos de linguagem. A importância da mediação da linguagem no campo da comunicação. A instituição dos sentidos dos signos e a constituição da consciência. A palavra no campo da comunicação. Linguagem e ação humana. As diferentes abordagens em análise de discurso. As diferentes possibilidades de análise do discurso e das linguagens midiáticas.


HISTÓRIA DAS INTERFACES COMUNICAÇÃO E CONSUMO I (M)

Ementa: As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade. As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais. Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural. A sociedade de massas, a comunicação e consumo. A construção do consumidor e do sujeito receptor. O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo.


HISTÓRIA DAS INTERFACES COMUNICAÇÃO E CONSUMO II (D)

Ementa: As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da pós-modernidade. O ecossistema informacional comunicativo na contemporaneidade. Imagem, espaço e tempo. A sociedade do espetáculo, do pós-espetáculo e a hiperestetização. A crise da cultura de massa. Comunicação, consumo e construção de subjetividades. Estilos de vida, identidade e diferença. Tecnologias do corpo, sensorialidades e experiências cognitivas. Globalização, mundialização da cultura, convergência e transmidialidade. Hibridismos e mestiçagens. Sociedade de redes e cultura digital.                

      

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM PROCESSOS DE RECEPÇÃO E CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS ARTICULADOS AO CONSUMO 1, 2, 3 E 4 (M/D)

Ementa: Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha “Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo”.


ESTÉTICA, CONSUMO MIDIÁTICO E DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS (D)

Ementa: Estética, mídia e simbolização. As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática. A história da relação entre arte, cultura de massa, cultura das mídias e consumo. As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo. Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo. O conceito de consumo midiático. O consumo e os regimes imaginários contemporâneos. Novos sensórios. Lógicas do entretenimento. A estetização do capital e o debate do fetichismo.


ESTUDOS CULTURAIS, PROCESSOS DE RECEPÇÃO E DE CONSUMO (M/D)

Ementa: Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/ receptor.

                          

Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo

TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM LÓGICAS DE PRODUÇÃO E ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS ARTICULADAS AO CONSUMO 1, 2, 3 E 4 (M/D)

Ementa: Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha “Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo”.


ÉTICA, DISCURSO COMUNICACIONAL E ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS (D)

Ementa: Breve histórico do conceito de ética. Concepções contemporâneas de ética. Ética e comunicação social. Ética, discursos midiáticos e estratégias corporativas. Ética e estratégias mercadológicas. Comunicação empresarial, comunicação persuasiva e códigos de ética. Lógicas da produção e condutas estratégicas. Ética e meio ambiente. Ética, cidadania e inclusão social.


CAPITAL, MERCADO, SISTEMA PRODUTIVO (M/D)

Ementa: Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

 

ATIVIDADES PROGRAMADAS - PPGCOM ESPM

1. REGULARES

ENCONTROS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: 2 CRÉDITOS

Nesta atividade programada, oferecida regularmente nos primeiros semestres letivos do Curso, o aluno tomará contato com o núcleo teórico do PPGCOM-ESPM. Esse núcleo teórico estrutura-se de modo transversal às Linhas de Pesquisa, ou seja, é referência comum a todas as pesquisas desenvolvidas no Programa. Serão realizadas leituras e discussões sobre os pilares nos quais se assenta o PPGCOM: Cultura, Comunicação e Consumo. O aprofundamento dessas interrelações como norteadoras da produção de conhecimento discente é o objetivo da Atividade Programada.


ENCONTROS DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA: 2 CRÉDITOS

Nesta atividade programada, oferecida regularmente nos segundos semestres letivos do Curso, o aluno tomará contato com a principal atividade científica organizada pelo PPGCOM-ESPM, o COMUNICON (Simpósio Internacional e Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação e Consumo). Sob supervisão de seu orientador, o aluno participa do Simpósio e apresenta paper científico em um dos GTs do Encontro.

2. COMPLEMENTARES

  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO NACIONAL COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 1 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO NACIONAL SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 0,5 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO INTERNACIONAL COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 1,5 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO INTERNACIONAL SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 1,0 CRÉDITO
  • PUBLICAÇÕES (ARTIGOS; CAPÍTULOS DE LIVRO; LIVROS; ORGANIZAÇÃO DE LIVROS; RESENHAS/PREFÁCIOS) - 1,0 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM BANCAS DE CONCLUSÃO DE CURSO/GRADUAÇÃO: 1,0 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM MINI-CURSO: 1,0 CRÉDITO

 

OBS.
Os créditos das complementares serão validados mediante apresentação de documentos de comprovação, encaminhados à secretaria acadêmica para aprovação do orientador.

OS DOUTORANDOS DEVEM CUMPRIR, OBRIGATORIAMENTE, 14 CRÉDITOS DE AP ANTES DA REALIZAÇÃO DE SEU EXAME DE QUALIFICAÇÃO.

Mestrado

Grade Curricular

Tipo Tipo (eixo) Disciplina Curso Créditos CH
Obrigatória Eixo método Metodologia científica Mestrado 4 60
Obrigatória Eixo método Seminário de pesquisa I Mestrado 4 60
Obrigatória Eixo área Teorias da comunicação e da mídia Mestrado 4 60
Obrigatória Eixo área História das interfaces comunicação e consumo I Mestrado 4 60
Optativa Processos de recepção e contextos sócioculturais articulados ao consumo

Temas contemporâneos em processo de recepção e contextos sócioculturais
articulados ao consumo (I, II, III e IV)

Mestrado 2 30
Optativa Processos de recepção e contextos sócioculturais articulados ao consumo Estudos culturais, processos de recepção e de consumo Mestrado 2 30
Optativa Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo

Temas contemporâneos em lógicas de produção e estratégias midiáticas
articuladas ao consumo (I, II, III e IV)

Mestrado 2 30
Optativa Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo Capital, mercado, sistema produtivo Mestrado 2 30

Créditos exigidos em disciplinas: 20 (16 em obrigatórias e 4 em optativas) = (CH 300)
Créditos em Atividades Programadas: 6 (CH: 90)
Créditos em Supervisão de Dissertação (último semestre letivo do Curso): 4 (CH: 60)
Total: 30 (CH: 450)

 

Esquemas de Oferta das Disciplinas

Semestre 1º ano 2º ano 3º ano
1º semestre Metodologia científica;
Teorias da comunicação e da mídia;
[Optativas];
[Atividades programadas]

Seminários de pesquisa I;
[Optativas];
[Atividades programadas]

Defesa dissertação (março)
2º semestre

Histórias das interfaces
comunicação e consumo I;
[Optativas];
[Atividades programadas]

Qualificação (2ª quinzena de agosto)
Supervisão de orientação

 

        

Ementas e Bibliografias das Disciplinas e Atividades Programadas do PPGCOM

EIXO MÉTODO
METODOLOGIA CIENTÍFICA (M)

Ementa: O campo científico. Ciência, conhecimento científico e senso comum. Lógica do pensamento científico. Fundamentos da metodologia científica. A problemática “sujeito/objeto” e a constituição do sujeito pesquisador. A ciência contemporânea. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Epistemologia da comunicação. Comunicação e seus diálogos interdisciplinares. A comunicação como novo campo científico.


SEMINÁRIOS DE PESQUISA I (M)

Ementa: Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos mestrandos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.


SEMINÁRIOS DE PESQUISA II (D)

Ementa: Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos doutorandos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico
na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.

 

EIXO ÁREA

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA (M)

Ementa: As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Os cânones e as principais rupturas. Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Teorias do contemporâneo. Comunicação e modernidade. Comunicação e pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo.


ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS (D)

Ementa: A rede de intercâmbio de significados entre comunicação e consumo tratadas do ponto de vista dos estudos de linguagem. A importância da mediação da linguagem no campo da comunicação. A instituição dos sentidos dos signos e a constituição da consciência. A palavra no campo da comunicação. Linguagem e ação humana. As diferentes abordagens em análise de discurso. As diferentes possibilidades de análise do discurso e das linguagens midiáticas.


HISTÓRIA DAS INTERFACES COMUNICAÇÃO E CONSUMO I (M)

Ementa: As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade. As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais. Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural. A sociedade de massas, a comunicação e consumo. A construção do consumidor e do sujeito receptor. O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo.


HISTÓRIA DAS INTERFACES COMUNICAÇÃO E CONSUMO II (D)

Ementa: As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da pós-modernidade. O ecossistema informacional comunicativo na contemporaneidade. Imagem, espaço e tempo. A sociedade do espetáculo, do pós-espetáculo e a hiperestetização. A crise da cultura de massa. Comunicação, consumo e construção de subjetividades. Estilos de vida, identidade e diferença. Tecnologias do corpo, sensorialidades e experiências cognitivas. Globalização,mundialização da cultura, convergência e transmidialidade. Hibridismos e mestiçagens. Sociedade de redes e cultura digital.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM PROCESSOS DE RECEPÇÃO E CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS ARTICULADOS AO CONSUMO 1, 2, 3 E 4 (M/D)

Ementa: Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha “Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo”.


ESTÉTICA, CONSUMO MIDIÁTICO E DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS (D)

Ementa: Estética, mídia e simbolização. As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática. A história da relação entre arte, cultura de massa, cultura das mídias e consumo. As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo. Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo. O conceito de consumo midiático. O consumo e os regimes imaginários contemporâneos. Novos sensórios. Lógicas do entretenimento. A estetização do capital e o debate do fetichismo.


ESTUDOS CULTURAIS, PROCESSOS DE RECEPÇÃO E DE CONSUMO (M/D)

Ementa: Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/ receptor.

 

Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo

TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM LÓGICAS DE PRODUÇÃO E ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS ARTICULADAS AO CONSUMO 1, 2, 3 E 4 (M/D)

Ementa: Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha “Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo”.


ÉTICA, DISCURSO COMUNICACIONAL E ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS (D)

Ementa: Breve histórico do conceito de ética. Concepções contemporâneas de ética. Ética e comunicação social. Ética, discursos midiáticos e estratégias corporativas. Ética e estratégias mercadológicas. Comunicação empresarial, comunicação persuasiva e códigos de ética. Lógicas da produção e condutas estratégicas. Ética e meio ambiente. Ética, cidadania e inclusão social.


CAPITAL, MERCADO, SISTEMA PRODUTIVO (M/D)

Ementa: Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

                      

ATIVIDADES PROGRAMADAS - PPGCOM ESPM

1. REGULARES

ENCONTROS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: 2 CRÉDITOS

Nesta atividade programada, oferecida regularmente nos primeiros semestres letivos do Curso, o aluno tomará contato com o núcleo teórico do PPGCOM-ESPM. Esse núcleo teórico estrutura-se de modo transversal às Linhas de Pesquisa, ou seja, é referência comum a todas as pesquisas desenvolvidas no Programa. Serão realizadas leituras e discussões sobre os pilares nos quais se assenta o PPGCOM: Cultura, Comunicação e Consumo. O aprofundamento dessas interrelações como norteadoras da produção de conhecimento discente é o objetivo da Atividade Programada.


ENCONTROS DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA: 2 CRÉDITOS

Nesta atividade programada, oferecida regularmente nos segundos semestres letivos do Curso, o aluno tomará contato com a principal atividade científica organizada pelo PPGCOM-ESPM, o COMUNICON (Simpósio Internacional e Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação e Consumo). Sob supervisão de seu orientador, o aluno participa do Simpósio e apresenta paper científico em um dos GTs do Encontro.

              

2. COMPLEMENTARES

  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO NACIONAL COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 1 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO NACIONAL SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 0,5 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO INTERNACIONAL COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 1,5 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO INTERNACIONAL SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 1,0 CRÉDITO
  • PUBLICAÇÕES (ARTIGOS; CAPÍTULOS DE LIVRO; LIVROS; ORGANIZAÇÃO DE LIVROS; RESENHAS/PREFÁCIOS) - 1,0 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM BANCAS DE CONCLUSÃO DE CURSO/GRADUAÇÃO: 1,0 CRÉDITO
  • PARTICIPAÇÃO EM MINI-CURSO: 1,0 CRÉDITO

                            

OBS.
Os créditos das complementares serão validados mediante apresentação de documentos de comprovação, encaminhados à secretaria acadêmica para aprovação do orientador.

OS MESTRANDOS DEVEM CUMPRIR, OBRIGATORIAMENTE, 6 CRÉDITOS DE AP ANTES DA REALIZAÇÃO DE SEU EXAME DE QUALIFICAÇÃO.

Regulamento interno do programa