Você está aqui

FAQ

A ESPM tem mestrado e doutorado na área de Marketing?

Não. Nosso programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) é em Comunicação e Práticas de Consumo. Trata-se de um programa stricto sensu, reconhecido pela CAPES/MEC, centrado em estudos da comunicação e da mídia nas suas múltiplas interfaces com as práticas de consumo. São cursos voltados preferencialmente aos interessados em pesquisa e estudos acadêmicos, que compreendem comunicação e consumo como processos e práticas socioculturais.
 

O mestrado e o doutorado da ESPM são reconhecidos pela CAPES?

Sim, o programa é reconhecido pela portaria MEC Nº 524, de 29 de abril de 2008, D. O. U. de 30/04/2008.
 

O processo seletivo é anual ou semestral?

É anual. O edital é publicado no final de agosto, e o processo acontece entre o final de outubro e início de dezembro.
 

Como proceder para a elaboração do pré-projeto de pesquisa?

Instruções para a formatação do pré-projeto estão contidas no Edital de Seleção.


Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início sempre no mês de março.

Qual é o papel do orientador?

A figura do orientador é muito importante durante toda a trajetória do aluno no programa, pois ele conduz adequadamente o projeto a fim de adquirir a consistência teórico-metodológica esperada. Por isso, todos os assuntos acadêmicos devem ser tratados inicialmente com o orientador. Se for o caso, o orientador encaminhará formalmente o assunto à coordenação ou secretaria acadêmica.
 

Como funciona a escolha das disciplinas optativas?

O aluno pode fazer quantas disciplinas optativas desejar, desde que cumpra, até a data de entrega do relatório de qualificação, a cota mínima de disciplinas optativas. A escolha deve ser feita em conjunto com orientador.
 

Quais os dias e horários das aulas?

As aulas acontecem sempre no período da tarde, de segunda à sexta-feira. As disciplinas obrigatórias são oferecidas as segundas e quartas-feiras, e as optativas às quintas-feiras. As terças-feiras são destinadas às reuniões dos Grupos de Pesquisa CNPq e aos Encontros de Formação Acadêmica.
 

Qual o valor da mensalidade e a forma de pagamento?

O pagamento se dá por boleto bancário, com vencimento no quinto dia útil de cada mês. No edital do mestrado e do doutorado, encontra-se o valor da mensalidade de cada curso.
 

Fiz mestrado e/ou doutorado fora do Brasil. A ESPM revalida o diploma aqui no Brasil?

Não. Somente as universidades públicas e que tenham o mesmo curso ou afim oferecem o serviço de revalidação de diplomas.
 

A ESPM oferece mestrado ou doutorado a distância?

Não
 

O mestrado e o doutorado da ESPM são oferecidos em todas as unidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre)?

Não. O mestrado e o doutorado são oferecidos somente no Campus Francisco Gracioso/ São Paulo.
 

O que é o exame de qualificação?

O objetivo maior do exame é avaliar a aptidão do candidato (mestrando ou doutorando) para a conclusão de sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado, o que inclui a demonstração de competência acadêmica suficiente em sua área de investigação. O aluno deverá ser aprovado no exame de qualificação até seis meses antes do prazo máximo para depósito da dissertação ou da tese.
 

Como é composta a banca para o exame de qualificação?

A banca é composta pelo orientador, outro docente do Programa e um de fora. Todos devem ser doutores e atuarem em programas de pós-graduação stricto sensu em Comunicação ou áreas afins. A seleção dos integrantes da banca é conduzida pelo orientador, levando em conta a pertinência da temática do trabalho à área de expertise de cada professor. Normalmente, a banca é a mesma para o exame de qualificação e defesa final do trabalho.
 

O que é a Plataforma Lattes?

É a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia. A partir do currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares, hoje adotados, não só pela Agência, mas pela maioria das instituições de fomento.