Você está aqui

Eventos 2016

15/02/2016: ABERTURA DO SEMESTRE LETIVO
 
A Coordenadora do PPGCOM ESPM, Profa. Dra. Tânia Hoff, deu boas vindas ao corpo docente e discente, na sessão de Abertura do Semestre Letivo. Na ocasião, os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o PPGCOM, suas duas linhas de pesquisa, corpo docente e discente bem como foi feita uma breve apresentação do campo da comunicação no Brasil. Como parte das atividades do encontro, a Profa. Tânia esclareceu as dúvidas dos novos alunos e também apresentou o calendário de atividades acadêmicas de 2016. 
16/02/2016: AULA MAGNA
 
O Prof. Dr. Joan Botella i Corral, catedrático em Ciência Política da Universidade Autônoma de Barcelona proferiu a aula magna do PPGCOM ESPM sob o título "Corrupción política y escándalo ciudadano: el papel de los medios". Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo (GPECC) da ESPM, o Prof. Botella colabora com o projeto de pesquisa "Implicações éticas das políticas de privacidade digital: um olhar a partir do campo da comunicação e do consumo", realizado pelo GPECC/ESPM e financiado pelo CNPq (Edital Nº 22/2014 Ciências Humana, Sociais e Sociais Aplicadas). 
17/02/2016: APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS DOS DOCENTES DO PPGCOM - Linha Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo
 
Como parte das atividades da Semana de Abertura do Semestre Letivo, os docentes do PPGCOM vinculados à linha de pesquisa "Processos de recepção e contexto socioculturais articulados ao consumo" apresentaram as suas pesquisas e os seus respectivos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq. Os alunos presentes puderam ter uma visão panorâmica do conjunto de pesquisas que dão forma a esta linha e colaboram para a construção do campo da comunicação e consumo desde a discussão de diversos temas e objetos de pesquisa, tais como migrações, ativismos políticos, identidades, ética e educação, entre outros.  

 

18/02/2016: APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS DOS DOCENTES DO PPGCOM - Linha Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo
 
No quarto dia da Semana de Abertura do Semestre Letivo, os docentes do PPGCOM vinculados à linha de pesquisa "Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo" apresentaram as suas pesquisas e grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. A partir das articulações entre comunicação e consumo próprias a esta linha, foram apresentadas pesquisas que trabalham objetos e temas tais como envelhecimento, biopolítica e discursos da diferença, literatura, empreendedorismo social e a nova cultura do capitalismo e memória, entre outros.  
19/02/2016: MINI-CURSO
 
No último dia de atividades da Semana de Abertura do Semestre Letivo, o Prof. Dr. Joan Botella i Corral (da UAB, Universitat Autònoma de Barcelona/ Espanha) ministrou o mini-curso "Viejos medios, nuevos medios: hay diferencias políticas?", no qual foram discutidos os papéis políticos e a influência tanto dos meios de comunicação de massa tradicionais como das novas mídias nos processos políticos e eleitorais. 
14/03/2016 PALESTRA

A convite do GPECC - Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo, a Profa. Dra. Beatriz Polivanov do PPGCOM da UFF ministrou a palestra "Identidades performáticas em sites de redes sociais", na qual apresentou os resultados de sua tese, que deu vida ao seu livro "Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais". O debate girou em torno das lógicas e dinâmicas que permeiam as múltiplas facetas das construções de identidades no Facebook
15/03/2016 ATIVIDADE PROGRAMADA
 
A Profa. Dra. Márcia Tondato do PPGCOM-ESPM ofereceu a Atividade Programada "Comunicar e consumir: constituição de identidades na sociedade midiatizada” em um espaço de diálogo entre docentes e discentes do PPGCOM. Neste encontro, a professora apresentou este texto que possui como eixo de reflexão a intersecção comunicação-consumo pensada no contexto da cultura de consumo, das identidades móveis, das relações entre o pertencimento espacial e a atribuição de sentido na sociedade da mídia do ponto de vista dos discursos dos sujeitos-indivíduos cidadãos, também entendidos como consumidores-receptores.
17/03/2016 PALESTRA
 
A Profa. Dra. Cláudia Pereira do PPGCOM da PUC-RJ ministrou a palestra "A experiência da construção de um conceito para o consumo e outros fazeres acadêmicos para a juventude" a convite do grupo de pesquisa MNEMON – Memória, Comunicação e Consumo, liderado pela Profa. Dra. Mônica Rebecca Nunes. Nesta ocasião, a Profa. Cláudia nos explicou como o seu grupo de pesquisa está trabalhando na construção do conceito de "consumo de experiências". Além disso, dividiu, também, sua experiência de campo e de gabinete.
31/03/2016 PALESTRA
 
A convite do Juvenália, grupo de pesquisa liderado pela Profa. Dra. Rose Rocha, recebemos a visita da Profa. Dra. Mônica Machado da UFRJ para falar sobre “Ativismos digitais e memórias mediadas”. Neste encontro foram abordados temas como memórias mediadas e juventude ativista através de seu olhar para os usos e apropriações das redes sociais pelos moradores da favela Canta Galo, Pavão e Pavãozinho. Além disso, a professora passou orientações sobre a obra do antropólogo Daniel Miller que tratam de temas como cultura material e etnografia digital.
06/04/2016 PALESTRA
 
A convite do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discurso e Biopolíticas do Consumo, coordenado pela Profa. Dra. Tânia Hoff, recebemos a Profa. Dra. Paula Sibilia, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em sua fala, sobre "Corpo e tecnologia: Da normalização à otimização digitais e memórias mediadas”, foram abordadas algumas transformações nas relações entre os corpos e as tecnologias, ocorridas nas últimas décadas, que vêm afetando as subjetividades, os modos de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo. Em síntese, o foco da Profa. Sibilia foi problematizar o processo de crescente "compatibilização" com uma diversidade de tecnologias digitais, a fim de compreender quais são as premissas e as implicações dessas mudanças históricas, em contraste com os dispositivos analógicos que vigoraram nos séculos XIX e XX.
08/04/2016 MINI CURSO
 
A Profa. Dra. Isabel Ferin, professora visitante no PPGCOM com apoio da CAPES, ministrou um mini curso intitulado "Tendências atuais da pesquisa em Comunicação" destinado aos mestrandos e doutorandos da ESPM além de pesquisadores de outros programas. Foram 3 encontros nos dias 08, 15 e 29 de Abril onde a professora propôs articular as Teorias das Ciências Sociais e da Comunicação, assumindo que a Teoria Social é um sistema que inter-relaciona abstrações ou ideias, bem como sintetiza e organiza conhecimento sobre o mundo social. Neste mini curso, foi colocado em discussão como a abordagem da Teoria Social constitui o necessário esboço meta-teórico da Comunicação e permite apresentar a visão de mundo e estabelecer o papel do sujeito epistemológico no ato de conhecer e traçar o contexto objetivo e interpretativo da Pesquisa em Comunicação. 
12/04/2016 ATIVIDADE PROGRAMADA
 
Atividade programada obrigatória (que envolve tanto o corpo docente e discente do PPGCOM ESPM) foi ministrada pela Profa. Dra. Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, professora visitante no PPGCOM com apoio da CAPES. Tendo como foco central as abordagens metodológicas de sua pesquisa intitulada "Comunicação, mídia e consumo entre mulheres imigrantes e ciganas em Portugal", a troca de experiências sobre diversas abordagens metodológicas foi colocada em pauta, trazendo à tona discussões pertinentes para as pesquisas em desenvolvimento dos integrantes do PPGCOM.
10/05/2016 ATIVIDADE PROGRAMADA
 
A 3ª Atividade Programada obrigatória do semestre (que envolve tanto o corpo docente e discente do PPGCOM ESPM) foi mediada pela docente Profa. Dra. Rose de Melo Rocha. Neste encontro, intitulado "Humanismos possíveis em capitalismos de (im)possibilidades", integrantes do grupo de pesquisa Culturas Juvenis: Comunicação, imagem, política e consumo (o Juvenália) discorreram sobre a obra do filósofo francês Michel Serres. Ao longo da atividade, foram discutidas (in)definições do próprio ser humano, bem como, dando aderência ao programa, estas questões articulam-se com a esfera do consumo. 

25/05/2016 PALESTRA

"Reflexões sobre corpo e biopolítica" foi o tema de da palestra da Profa. Christine Greiner, da PUC-SP. A professora esteve na ESPM a convite do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discurso e Biopolíticas do Consumo, coordenado pela Profa. Dra. Tânia Hoff. Em sua fala, Christine nos trouxe apontamentos de seus estudos que observam a correspondências entre as partes do corpo humano e as dinâmicas de política e poder, em diálogo com docentes e discentes do PPGCOM ESPM.

03/08/2016 – ABERTURA DO SEMESTRE LETIVO

A Profa. Dra. Tânia Hoff, coordenadora do PPGCOM ESPM, deu boas vindas aos corpos docente e discente do programa. Na ocasião, aproveitou para discutir o contexto atual do PPGCOM e as perspectivas para o final do ano letivo. Também foi passado ao corpo discente instruções para ingresso no programa de estágio-docência da instituição, que é direcionado às disciplinas PGE II e PGE III, relacionadas a trabalhos de conclusão de curso da graduação.

12/09/2016 a 10/10/2016 – Minicurso

A proposta do minicurso "ABORDAGENS SEMIESTRUTURADAS: conceitos e práticas da pesquisa qualitativa", ministrado pela Profa. Dra. Marcia Tondato em 4 encontros (totalizando 16 horas), foi discutir sobre a necessidade de superar a dicotomia quali x quanti, pois é visível, e crescente, a dificuldade de estabelecer um limite preciso entre análise quantitativa e qualitativa. Para tanto, foram apresentados alguns aspectos envolvidos na escolha do método de abordagem dos objetos empíricos de pesquisa no âmbito das técnicas de coleta, processamento e análise de dados, incluindo abordagens menos tradicionais no campo da comunicação, como a Teoria Fundamentada e os princípios do Discurso do Sujeito Coletivo.

10/10/2016 – Palestra

A convite do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Discursos e biopolíticas do consumo", o Prof. Dr. André Yazbek, da UFF, esteve no PPGCOM para discutir sobre pensamentos filosóficos em palestra intitulada "Uma introdução ao tema da biopolítica no pensamento de Michel Foucault". Na ocasião, integrantes do grupo de pesquisa e, também, do PPGCOM ESPM puderam refletir juntos sobre biopolítica, filosofia e, claro, textos de Foucault.

11/10/2016 – Minicurso

Maria Luisa García Guardia e Cristobal Fernández (pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid), ministraram o minicurso "Neurociencia y estrategias de comunicación en las redes sociales". Neste encontro, os pesquisadores convidados, juntamente com docentes e discentes do PPGCOM ESPM, refletiram sobre a comunicação nas redes sociais, algo tanto atual e quanto obscuro hoje em dia, a partir do olhar da neurociência.

11/10/2016 – Oficina

Milene Migliano, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e integrante do Laboratório Urbano e do Grupo de Pesquisa Internacional do CNRS, veio ao PPGCOM a convite do Grupo de Pesquisa Juvenália – coordenado pela Profa. Dra. Rose Rocha. Em sua oficina "Insurgências, apropriações e abordagens via movimento Praça da Estação em Belo Horizonte", Milene discorreu sobre sua tese de doutorado, que gira em torno da ocupação urbana da Praça da Estação, em Belo Horizonte, a partir de um movimento de resistência popular intitulado Praia da Estação.

07/11/2016 - Palestra

“¿Nuevos espacios Tecnológicos, Geográficos y Sociales. ¿nuevos actores sociales?" foi o título da fala do Prof. Dr. Mauricio Nihil Oliveira. A convite do grupo de pesquisa Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (coordenado pela Prof. Dra. Denise Cogo), o professor do Instituto de Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (Montevideo - Uruguai) refletiu sobre os novos espaços geográficos sociais “criados” a partir do desenvolvimento tecnológico, tendo como hipótese a criação de novos atores sociais.

07/11/2016 - Atividade Programada

A atividade “Narrativas Populares - afetividade, reconhecimento e disputa política” ocorreu em três encontros, sendo o primeiro em 07/11/2016 e os demais em 21/11/2016 e 28/11/2016. Ministrada pela Prof. Dr. Marina Caminha (pós-doutoranda do programa), a atividade teve por objetivo refletir sobre as marcas do popular como expressões centrais na formação e projeção de uma cultura audiovisual no Brasil, entendendo os usos do popular como lugar de reconhecimento, pertencimento e disputa política.

11/11/2016 - Jornadas

A Profa. Dra. Mônica Rebecca Nunes (ESPM SP) deu início no dia 11/11/2016 ao evento “Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória”. O curso será ministrado pelos docentes dos PPGs da ESPM, da Universidade Paulista (Unip), da Universidade Metodista (Umesp) e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Uscs), em novembro de 2016 e março de 2017. Trata-se de uma atividade compartilhada entre quatro PPGs de São Paulo conveniados e também de uma iniciativa do GT "Memória nas Mídias", da Compós. Tal proposta estimula o debate em torno da memória e também auxilia a produção acadêmica docente e discente. Na ocasião, a professora ministrou aula com o tema “Cultura, Memória e Consumo” e também apresentou a pesquisa que coordena atualmente "Comunicação, Consumo e Memória: da Cena Cosplay a outras Teatralidades Juvenis", com apoio do CNPq e do CAEPM.

25/11/2016 - Jornadas

 

Dando sequência à atividade compartilhada “Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória”, recebemos o Prof. Dr. Herom Vargas (UMESP). Para falar sobre o registro sonoro da memória e do repertório cultural na música gravada, como, por exemplo, a música popular. Além disso, o professor refletiu acerca dos hibridismos entre tradições musicais (memórias) como formas de experimentação e criação.

02/12/2016 - Palestra

 

“A exposição de si nas redes sociais digitais” foi o título da fala do Prof. Dr. Rodrigo Nejm. O pesquisador nos trouxe reflexões e descobertas da sua pesquisa de doutorado acerca da comunicação e subjetividade presente nos discursos de adolescentes nas redes sociais Instagram, Facebook e Snapchat. A palestra foi promovida pelo grupo de pesquisa Subjetividade, comunicação e consumo, coordenado pela Profa. Dra. Gisela Castro.