Você está aqui

Eventos 2017

Aula Magna 2017.2 com a Profa. Dra Isleide Arruda Fontenelle (FGV)

No dia 7 de agosto de 2017, o PPGCOM/ESPM realizou a Aula Magna de abertura do semestre letivo 2/2017, com Isleide Arruda Fontenelle, professora adjunta da Fundação Getúlio Vargas, doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000); Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP (2004); e "Visiting Fellow - Centre for Theorethical Studies in the Humanities and Social Sciences at the University of Essex - United Kingdom" e autora do recém-lançado Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas, de cuja pesquisa foi o tema central da aula.

Dividida em três partes estabelecidas cronologicamente – a saber, os fundamentos da cultura de consumo, técnicas e saberes formatadores do consumidor e  transformações do capital e do consumo a partir da contra-cultura - a aula caracterizou-se pelo seu rico percurso histórico, culminando nas formas contemporâneas da cultura de consumo e abrindo caminho para uma abalizada leitura de sua obra e de sua pesquisa.

   

 


Professor visitante CNPq/ESPM - Prof. Dr. Joseph Straubhaar (Universidade do Texas)

Na semana de 5 a 12 de junho, o PPGCOM recebeu o professor Joseph Straubhaar, da University of Texas at Austin para um ciclo de atividades com apoio da CAPES e da ESPM. As atividades envolveram a palestra Múltiplas proximidades entre a ficção televisiva e as audiências: o distanciamento entre distribuição global e consumo local, o minicurso Cultura, Identidades e Consumo Midiático Transcultural, e um seminário sobre o livro World television: from global to local, entrevistas, reuniões e muitas conversas sobre Comunicação, Identidade, Cultura, Televisão, Mídias Sociais no Brasil, nos Estados Unidos e no Mundo.

Joseph D. Straubhaar é diretor do programa Latino Media Studies, no Moody College of Communications na University of Texas at Austin. Seu projeto de pesquisa em desenvolvimento é: Global, híbrido ou múltiplo? Identidades culturais na era da televisão por satélite e da Internet. Com pesquisas desde 1976 sobre o Brasil, estudou também o México, a China e a Índia. Hoje também se preocupa com questões de inclusão digital.
 
   
 

Jessica Retis apresenta Seminário "Mídia e transnacionalismo na era digital: indústrias, circuitos e consumos culturais latino-americanos em entornos urbanos nas cidades globais"

Nos dias 17 e 24 de março de 2017 aconteceu o seminário "Mídia e transnacionalismo na era digital: indústrias, circuitos e consumos culturais latino-americanos em entornos urbanos nas cidades globais", ministrado pela Profa. Dra. Jessica Retis, da California State University Northridge. A atividade, apoiada pelo CNPq, baseou-se nos trabalhos qualitativos sobre o papel dos meios de comunicação nos processos de estratificação social no contexto migratório de latino-americanos na Europa, América do Norte e Ásia conduzidos pela professora e visa explicitar um terreno fértil para o campo acadêmico referente às questões que surgem no contexto da conformação e o crescimento das audiências transnacionais latino-americanas em contextos diaspóricos, envolvendo agentes dos diversos setores e a consolidação de políticas públicas que atendam as consequentes demandas sociais emergentes neste contexto.

O PPGCOM agradece a valiosa contribuição da professora Jessica e a participação de todos os integrantes da turma.

   

 


             
7ª Aula Magna de Referência Interprogramas – PPGCOM-ESPM & CETIC-NIC.br

No âmbito da celebração do acordo de cooperação acadêmica entre o PPGCOM-ESPM e o CETIC-NIC.br, os professores Peter Lunt e Ellen Helsper realizaram as conferências que integraram a 7ª Aula Magna de Referência do Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo, evento compartilhado entre o Programa e o Fórum.

No encontro, ambos os palestrantes puderam expor suas pesquisas e ouvir os questionamentos da plateia. A professora Ellen Helsper abriu o evento com sua palestra que abordava a questão da medição de práticas e habilidades digitais através de uma metodologia própria. O professor Peter Lunt abordou o populismo como estilo comunicativo, aproveitando-se de exemplos contemporâneos. 

   

        



Divulgação dos resultados do estágio pós-doutoral de Josefina Tranquilin desenvolvido no PPGCOM-ESPM, como bolsista da Fapesp 

Nesta terça, 02/05, A Profa. Josefina Tranquilin apresentou, no Encontro de Divulgação científica "Juventudes e ativismo digital de gênero: políticas de visibilidades e politicidades", os principais resultados do estágio pós-doutoral desenvolvido no PPGOM/ESPM entre 2015/2017. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa JUVENALIA, coordenado pela Profa. Rose de Melo Rocha.

A pesquisadora propôs reflexões a partir das experiências de subjetividades juvenis, com enfoque nas questões sobre o ativismo feminista em espaços digitais, partindo da análise da página do Facebook "Moça, você é machista", analisando a visibilidade do feminismo digital e o corpo feminino como instrumento de luta à sua liberdade.

   
         


                       
Objetos de consumo e Pathos da violência

O PPGCOM-ESPM recebeu dia 9/05 a Profa. Dra. Mariana Duccini (Insper-SP e pós-doutoranda do Programa de Multimeios da UNICAMP) para a apresentação "Objetos de consumo e o pathos da violência", em parceria com a Profa. Dra. Eliza Casadei (ESPM). A atividade abordou, a partir de uma leitura de Georges Didi-Huberman, diversas questões relativas à imagem, às pesquisas individuais das professoras e a uma pesquisa que realizam em conjunto.

A partir da pergunta central “que tipo de conhecimento pode dar lugar à imagem?” foram discutidas inúmeras questões, entre elas a relação da imagem com o real, a visibilidade, legibilidade, o mistério da imagem. As professoras apontaram, que, segundo Didi-Huberman, uma das grandes forças da imagem é criar sintomas e conhecimento. A imagem pulsa algo no indivíduo, dela emerge algo no sujeito. Logo surge o problema de “como estudar esta coisa que pulsa?”

O PPGCOM agradece a dedicação das professoras por terem feito deste encontro uma oportunidade única de enriquecimento intelectual”.

   
 



08/02/2017 – ABERTURA DO SEMESTRE LETIVO

A Profa. Dra. Tânia Hoff, coordenadora do PPGCOM ESPM, deu boas vindas ao corpo docente e discente na sessão de Abertura do Semestre Letivo. As linhas de pesquisa do programa foram apresentadas, bem como o corpo docente. Na oportunidade, a Profa. Tânia esclareceu dúvidas dos novos alunos e, também, apresentou o calendário de atividades acadêmicas de 2017.

http://www2.espm.br/sites/default/files/sem.png