Você está aqui

Desenvolvendo um plano de marketing na prática

EAD
  • Extensão
  • 22/05/2017
  • EAD

AULAS TRANSMITIDAS AO VIVO

o que você vai aprender

Ponto de partida

Descritivo: estrutura de um plano de marketing. Diferença entre planejamento e plano. Níveis de planejamento. Tipos de planos. Dicas por onde começar o plano de marketing. Sumário executivo.

Análise da Empresa

Descritivo: aspectos descritivos iniciais. Histórico de vendas. Histórico de satisfação. Alinhamento estratégico: norteadores estratégicos, objetivos estratégicos e estratégias empresariais. Ciclo de vida do produto. Matriz BCG. Posicionamento pretendido atual. Segmento-alvo-atual. Mix de marketing atual.

Análise do Macro ambiente

Descritivo: descrição de oportunidades e ameaças para o período do plano nos ambientes demográfico, econômico, político-legal, sociocultural, tecnológico e natural.

Análise da concorrência

Descritivo: descrição dos principais concorrentes, destacando seus históricos, mix de marketing, posicionamento aparente e finalizando com tabela com pontos fortes e pontos fracos. Análise da competitividade. Matriz de posicionamento percebido.

Análise de mercado e segmentação

Descritivo: análise do mercado qualitativa (comportamento do consumidor) e quantitativa (dados do setor). Segmentação do mercado.

Decisões do plano

Descritivo: Matriz SWOT. Objetivos de marketing. Posicionamento pretendido. Mix de marketing. Cronograma e orçamento de marketing. DRE Incremental. Controles do plano.

 

Clique aqui e faça o download do manual do curso

 

Com quem você vai aprender

Profa. Ani Mari

Publicitária, Especialista em Marketing, Mestre e Doutora em Comunicação, Palestrante, Consultora empresarial, Diretora da AniHartz Consultoria em Marketing, Professora de marketing nos cursos de graduação de publicidade e propaganda, design, jornalismo e administração de empresas na ESPM Sul. Já atuou como gestora de marketing em algumas empresas, possui mais de duas centenas de orientações de plano de marketing e é autora do livro: “Plano de Marketing: roteiro, técnicas e recomendações”.