INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA NOVA PRÁTICA DOCENTE PARA A APRENDIZAGEM

EAD
  • Extensão
  • 12/09/2017
  • EAD

AULAS TRANSMITIDAS AO VIVO

O QUÊ VOCÊ VAI APRENDER

O curso de Inovação na Educação Superior é voltado a todos os profissionais que desejam ingressar na carreira docente em nível superior e/ou para atuais professores que buscam se desenvolver em termos didático-pedagógicos. Ao término do curso, os participantes estarão aptos a assumir responsabilidades típicas da docência em nível superior (na graduação e na pós-graduação lato sensu), conhecendo dezenas de métodos, estratégias, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem que poderão enriquecer muito a sua prática docente. 

Ao final da disciplina os participantes deverão saber:

  • definir os objetivos de aprendizagem (ou objetivos educacionais) de determinada disciplina
  • elaborar Planos de Aula: definição de objetivos de aprendizagem da aula; conteúdos que darão suporte aos referidos objetivos; atividades orientadas pela e para a aprendizagem; recursos pedagógicos a serem mobilizados (métodos, estratégias, técnicas e ferramentas); definição do cronograma de trabalho; referências de suporte ao ensino e à aprendizagem (vídeos, documentários, entrevistas, relatórios, artigos, capítulos de livro etc.); avaliação dos resultados; atividades de suporte aos estudantes com dificuldades de aprendizagem 
  • selecionar e explorar recursos pedagógicos – métodos, estratégias, técnicas e ferramentas alinhadas à pedagogia ativa – ajustados aos desafios implicados nos objetivos de aprendizagem fixados
  • desenhar o processo de avaliação da aprendizagem
  • elaborar instrumentos de avaliação que sistematizem a reunião de evidências que sinalizem até que ponto os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem.  
Clique aqui e faça o download do manual do curso

Coordenadores

Professora Manolita Correia Lima


Possui graduação em Ciências Sociais pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), mestrado em Sociologia dos Espaços Construídos pela Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM e coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica, na mesma Instituição. A experiência com Educação Superior envolve docência, pesquisa, publicação (acadêmica e técnica) e gestão acadêmica. Os temas que tem dedicado particular atenção estão alinhados à Educação Superior (internacionalização da educação, mobilidade acadêmica internacional, fomento internacional da pesquisa acadêmica, formação de professores, inovação orientada para o ensino e para a aprendizagem) e Metodologia de Pesquisa.

Professor Danilo Torini


Coordenador de Pesquisa Pedagógica no Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da ESPM. Mestre em Sociologia pela FFLCH-USP. Pós-graduado em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Tem experiência internacional e publicação na área de Educação e Mercado de Trabalho. Dentre as pesquisas conduzidas pelo Núcleo de Inovação Pedagógica sobre Ensino e Aprendizagem, destacam-se: Indicadores do Processo de Implantação das Metodologias Ativas; Diagnóstico dos Estilos de Aprendizagem dos Estudantes da ESPM; Mapeamento dos Estilos de Ensino; Mapeamento das Estratégias de Ensino e Aprendizagem e Representação Social do Bom Professor e do Bom Estudante.

Valor do Curso

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 4.480,00
  • 1x Cartão
    R$ 4.480,00
  • 2x Cartão
    R$ 2.800,00
  • 3x Cartão
    R$ 1.866,67
  • 4x Cartão
    R$ 1.400,00
  • 5x Cartão
    R$ 1.120,00
  • 6x Cartão
    R$ 933,33