• Extensão
  • EAD

AULAS TRANSMITIDAS AO VIVO

o que você vai aprender

Atenção: as vagas são limitadas.

O curso está organizado em 4 partes: a primeira apresentará a área e seus principais fundamentos, assim como descreverá nossas principais dinâmicas mentais e suas influências em nosso processo de tomada de decisão. Na segunda parte falaremos sobre a escolha (consumo) intertemporal e a teoria da perspectiva que traz para nós questões chaves sobre risco, incerteza, perda, ganhos, relatividade e pontos de referência.  Na terceira parte falaremos sobre as diferentes metodologias experimentais, como elas foram essenciais para chegarmos a conceitos importantes na área de Economia Comportamental e  como tem revolucionado tanto as áreas de negócio como de políticas públicas. Na quarta parte abordaremos os principais conceitos da Economia Comportamental cada um com um exemplo empírico e prático. Além disso, discutiremos as tendências e rumos futuros para a área. Paralelamente, durante todo curso, serão avaliadas as perspectivas e os impasses dessa área, a importância de seus predecessores, sempre com um viés prático e realista de suas aplicações.

- O estudo da Economia comportamental: fundamentos da economia comportamental, a ideia de racionalidade limitada, sistema 1 e sistema 2, heurísticas e vieses, outros fatores que afetam a tomada de decisão;

- Modelos e aplicações: Escolha intertemporal (benefício imediato vs futuro, tentação, impulsividade, autocontrole e desconto hiperbólico) e teoria da perspectiva (perdas e ganhos, ponto de referência, risco e incerteza).

- Método experimental: experimentos na economia, algumas convenções experimentais, experimentos de laboratório versus campo, estudos controlados randomizados (RCTs) e aplicações em marketing e finanças;

- Conceitos chaves com exemplos empíricos: framing, ancoragem, inércia, status-quo, contas mentais, efeito posse, relatividade, sobrecarga de informação, normas sociais, aversão à perda, excesso de confiança, entre outros. Tendências e rumos futuros (neuroeconomia, nudge, conceito de escassez, RCTs em países em desenvolvimento).

 

Clique aqui e faça o download do manual do curso

Com quem você vai aprender

Profa. Flávia Ávila

Mestre em Behavioural Economics pelo CeDEx Group da University of Nottingham na Inglaterra. Possui mais de 10 anos de experiência em estudos sobre o comportamento do consumidor. Responsável por projetos estratégicos com consultorias internacionais, sempre usando o Big Data e experimentos de campo para coletar insights sobre o comportamentos dos consumidores.