Você está aqui

Administração

ESPM - Rio
  • Graduação
  • 8 SEMESTRES
  • ESPM - Rio

Sobre o Curso

Administrar é planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho tanto de pessoas quanto de máquinas. É ser responsável pelos resultados da empresa, da equipe e de si próprio. O administrador toma decisões, negocia e resolve problemas, buscando melhorar o desempenho dos recursos sob sua gestão e das organizações nas quais está integrado.
 
Para ser um bom administrador é necessário ter habilidades humanas, técnicas e conceituais:
 
  • Habilidades humanas: necessárias para o sucesso do trabalho em equipe e num cargo de chefia. Exemplos: liderança, relacionamento interpessoal, comunicação, entre outras;
  • Habilidades técnicas:propiciam o entendimento dos produtos e processo das áreas e do trabalho nas organizações. Exemplos: produção, finanças, marketing, recursos humanos, entre outras;
  • Habilidades conceituais: permitem que sejam compreendidos e entendidos problemas complexos e inéditos, pois o mundo dos negócios muda constantemente, apresentando desafios renovados com os quais o administrador tem que estar apto a lidar;
 
Daqui, sai um gestor com visão criativa, capaz de gerenciar experiências com marcas e conteúdos, utilizando o entretenimento como linguagem. Um profissional híbrido para atender a um mercado cada vez mais exigente de profissionais flexíveis, multidisciplinares e com visão de negócio.
 

Dados Gerais

Edital 2017.2 | Vestibular
 
Edital 2017.2 | ENEM
 
Manual do Candidato 
 
Grade do curso
 
Grade e corpo docente*
*Data da última atualização: 8 de março de 2016
 
Número de vestibulares: 2 por ano
Total de vagas: 1º semestre – 50 / 2º semestre - 50
Número de turmas: 1º semestre – 1 / 2º semestre - 1
Número máximo de estudantes por turma: 50 estudantes
Turnos de funcionamento: 1º ao 4º - diurno / 5º ao 8º - noturno
 
Renovação do Reconhecimento do Curso
Portaria nº 703, de 18/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 19/12/2013.

Diferencial

O foco em Marketing e Entretenimento é inovador e está alinhado à vocação do Rio de Janeiro como polo do entretenimento. Um novo mercado que está recebendo muito investimento e que necessita de profissionais qualificados. Em sintonia com a tradição da ESPM, esse curso prepara profissionais para usarem as ferramentas de marketing como uma nova linguagem de aproximação com diferentes públicos, compreendendo seu potencial e a melhor forma de usá-lo. Por outro lado, também prepara profissionais para atuarem nas diversas arenas do entretenimento.
 
O administrador é necessário em empresas de todos os portes e ramos – serviços, indústrias, varejo, ONGs, multinacionais e nacionais, sem falar no que inicia seu próprio negócio. Com todas essas possibilidades, a carreira de administrador é muito promissora. Principalmente, se você for um profissional formado pela ESPM.
 
Para os profissionais de entretenimento, o mercado apresenta inúmeras oportunidades. No atual contexto de reestruturação produtiva e de alta competitividade, as empresas precisam de profissionais capazes de aumentar seus esforços de relacionamento com o público-alvo. Por outro lado, empresas de todos os ramos procuram profissionais com conhecimento amplo das diversas áreas de atuação do marketing.

Lideranças do curso


Flávia Flamínio - Diretora Acadêmica

Graduada em Comunicação Social, com área de concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1984; Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Atuou como Gerente de Projetos na Raimar Richers e Consultores Associados e como Consultora Sênior da Kienbaum Consultores; hoje é socia-diretora da Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial; Vinte e cinco anos de experiência na área de consultoria de marketing, tendo atendido cerca de 60 clientes, particularmente nas áreas de bens industriais e prestadores de serviços; Professora de Planejamento Estratégico e Marketing nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM; Diretora Geral da ESPM Rio de Janeiro. 

Clique aqui para visualizar o Lattes.

Marcelo Guedes - Coordenador do curso

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC, mestre em Administração pela FGV - RJ. Consultor com mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica em projetos internacionais em empresas como EDS e PWC, atuando em diversas indústrias: automobilística, seguros, engenharia, energia etc. Atuou como consultor estratégico na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Experiência como executivo em empresas de tecnologia. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador dos cursos de Administração e Relações Internacionais da ESPM Rio. 

Clique aqui para assistir a apresentação do curso.

Clique aqui para visualizar o Lattes.

Bolsas e Intercâmbio

A ESPM possui várias modalidades de bolsas de estudo, a fim de garantir o ingresso e permanência de talentos na Escola. Promove também a inclusão social e gera oportunidades para todos os estudantes. Mais informações em www.espm.br/bolsas-rio.
 
A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração. Saiba mais em www.espm.br/intercambios.

Núcleos

Clique aqui para conhecer os Núcleos Acadêmicos e Institucionais da ESPM Rio.

SERVIÇOS AOS ESTUDANTES

A ESPM dispõe de áreas voltadas ao auxílio dos estudantes, as quais oferecem: aconselhamento profissional, orientação psicopedagógica, suporte no desenvolvimento do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade de internacionalizar o currículo. Tudo que o estudante precisa para aproveitar, da melhor forma possível, sua vida dentro da Escola.

- Acompanhamento psicopedagógico

- Orientação profissional

- Papo

- Intercâmbios