Você está aqui

  • Graduação
  • 8 SEMESTRES
  • ESPM - Rio

Sobre o Curso

O curso de Design da ESPM tem duas linhas de Formação: Comunicação Visual e Animação. Sabe o que isso significa? Que você vai aprender a ser o profissional que o mercado quer hoje.
 
Ele oferece ao estudante uma sólida formação em projeto e planejamento, em áreas conhecidas do design gráfico-visual, especialmente marcas e sistemas de identidade visual, embalagem, segmento editorial (projetos de livros, revistas, jornais), sinalização ambiental e meios digitais (cinema, vídeo, plataformas web e 3D) ou em projetos de animação como filmes autorais, empresariais, advergames e e-learning por meio de diversas técnicas.
 
Essas práticas relacionam-se com criação, planejamento e gestão de design. Dessa forma, o curso proporciona a formação ampla e necessária para a atuação num mercado que pede um profissional empreendedor e capacitado a criar e gerenciar projetos criativamente.
 

Dados Gerais

Edital 2017.2 | Vestibular
 
Edital 2017.2 | ENEM
 
Manual do Candidato 
 
Grade do curso
 
 
Número de vestibulares: 2 por ano
Total de vagas: 1º semestre – 50 / 2º semestre - 30
Número de turmas: 1º semestre – 2 / 2º semestre - 1
Número máximo de estudantes por turma: 50 estudantes em aulas teóricas e 30 em aulas práticas
Turnos de funcionamento: 1º ao 4º - diurno / 5º ao 8º - noturno
 
Renovação do Reconhecimento do Curso

Portaria nº 703, de 18/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 19/12/2013.

 

Diferencial

O curso de Design da ESPM se distingue dos outros cursos da área por oferecer ao estudante uma visão de negócios, que amplia sua formação em projetos e a especialização técnica específica, em mais de 3.400 horas-aula.
 
Quem se forma na ESPM tem capacidade para atuar em escritórios de design e de arquitetura, agências de propaganda, empresas nacionais e multinacionais, além de ser capaz de empreender uma iniciativa própria.
 
O profissional de design tem a importante tarefa de transmitir informações por meio de formas e imagens. Um trabalho que exige grande conhecimento de arte, cultura e linguagem na comunicação. Para todo lugar que olhamos, vemos o trabalho do designer – ou a falta dele.
 
O designer é um profissional de criação e projeto, e seu trabalho é indispensável para a mídia, seja impressa, TV, cinema ou web.

Lideranças do curso

Flávia Flamínio - Diretora Acadêmica

Graduada em Comunicação Social, com área de concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1984; Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Atuou como Gerente de Projetos na Raimar Richers e Consultores Associados e como Consultora Sênior da Kienbaum Consultores; hoje é socia-diretora da Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial; Vinte e cinco anos de experiência na área de consultoria de marketing, tendo atendido cerca de 60 clientes, particularmente nas áreas de bens industriais e prestadores de serviços; Professora de Planejamento Estratégico e Marketing nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM; Diretora Geral da ESPM Rio de Janeiro. 

Clique aqui para visualizar o Lattes.

 
Luciano Tardin - Coordenador do curso

Luciano Tardin - Doutorando em Engenharia de Produção – COPPE – UFRJ. M.Sc. em História da Arte pela EBA/UFRJ (1999). Bacharel em Design pela PUC/RJ (1991). Atua no mercado de design há mais de 20 anos desenvolvendo projetos, tendo participado como sócio e gestor da ZOA programação visual e posteriormente da MAIS programação visual. Hoje atua no mercado através da Idéia Café. Desenvolve a atividade acadêmica de docente desde 1995. Coordenador da Área de Design da Pós-Graduação da ESPM –RJ.

Clique aqui para visualizar o Lattes.

Trabalhos dos estudantes

Conheça o portfólio de trabalhos dos estudantes da ESPM Rio através do Forno ESPM.

Clique aqui para acessar o site.

Bolsas e Intercâmbio

A ESPM possui várias modalidades de bolsas de estudo, a fim de garantir o ingresso e permanência de talentos na Escola. Promove também a inclusão social e gera oportunidades para todos os estudantes. Mais informações em www.espm.br/bolsas-rio.
 
A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração. Saiba mais em www.espm.br/intercambios

Núcleos

Clique aqui para conhecer os Núcleos Acadêmicos e Institucionais da ESPM Rio.

SERVIÇOS AOS ESTUDANTES

A ESPM dispõe de áreas voltadas ao auxílio dos estudantes, as quais oferecem: aconselhamento profissional, orientação psicopedagógica, suporte no desenvolvimento do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade de internacionalizar o currículo. Tudo que o estudante precisa para aproveitar, da melhor forma possível, sua vida dentro da Escola.

- Acompanhamento psicopedagógico

- Orientação profissional

- Papo

- Intercâmbios