Você está aqui

  • Graduação
  • 8 SEMESTRES
  • ESPM - Rio

Sobre o Curso

O jornalista é tipicamente uma pessoa bem informada, com olhar crítico sobre a realidade, curioso e disposto a aprender, a cada dia, um pouco mais sobre o mundo ao seu redor. Tem ainda um forte senso de responsabilidade social e consciência do seu papel de mediador de informação na sociedade.
 
O curso de Jornalismo da ESPM é multifacetado e apresenta um modelo diferenciado, pois foi moldado pelas exigências do mercado. A proposta de ensino desenvolveu-se tendo como referência:
  • As melhores práticas dos mais conceituados cursos de Jornalismo do País;
  • Experiências das principais lideranças e empresas empregadoras de profissionais de jornalismo, que ajudaram a mostrar o que o mercado realmente espera do jovem profissional;
Além disso, um fator se destaca nessa nova proposta de ensino: a conexão do curso com a área de negócios. No cenário atual, as disciplinas de Relações Internacionais, Economia e Marketing, aplicadas ao conhecimento de empresas de mídia, são tão importantes quanto o domínio das técnicas de redação.
 
Desde o início do curso os estudantes também são convidados a participar do Laboratório de Jornalismo, o seu primeiro contato com a profissão. No laboratório eles experimentam o cotidiano de uma redação e produzem a Portal de Jornalismo em Revista, desenvolvendo todas as etapas do fazer jornalístico, desde a concepção, passando pelas reuniões de pauta, criação dos textos até a produção e publicação da revista.
 

Dados Gerais

Edital 2017.2 | Vestibular
 
Edital 2017.2 | ENEM
 
Manual do Candidato 
 
Grade do curso
 
Grade e corpo docente*
*Data da última atualização: 8 de março de 2016
 
Número de vestibulares: 2 por ano
Total de vagas: 1º semestre – 50 / 2º semestre – 50
Número de turmas: 1º semestre – 1 / 2º semestre - 1
Número máximo de estudantes por turma: 50 estudantes
Turnos de funcionamento: 1º ao 4º período – diurno / 5º ao 8º período – noturno
 
Reconhecido pela Portaria nº 493, de 29 de junho de 2015, publicada no D.O.U. em 30/6/2015.

Diferencial

No curso de Jornalismo da ESPM o estudante entra em contato com todo o processo informativo, ou seja, investigação, apuração, redação, edição e publicação de matérias nos diversos meios de comunicação. O resultado é um curso em sintonia com as novas demandas do mercado e da sociedade, que forma profissionais completos e aptos a exercer eticamente suas atividades.
 
O jornalismo é uma profissão voltada ao interesse público. É preciso que o profissional tenha uma conduta balizada pela ética, utilize com segurança as tecnologias da informação e da comunicação e seja um avaliador permanente da sua própria produção.
 
Hoje, sua atuação não se restringe mais à reportagem em meios de comunicação tradicionais. O mercado de jornalismo comporta também redatores, editores, assessores de imprensa, infografistas, fotojornalistas e cinegrafistas, especialistas em conteúdo para redes sociais e projetos editoriais digitais, escritores de não-ficção, documentaristas, comentaristas, correspondentes internacionais, entre outros.
 
O jornalista, portanto, pode atuar em jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, portais, blogs e demais meios de comunicação e, ainda, no departamento de comunicação de grandes empresas, em editoras, em produtoras, em agências de comunicação, em assessorias de imprensa, em consultorias de comunicação e em órgãos públicos. Outra possibilidade importante é a de empreender seu próprio negócio na área ou atuar como profissional autônomo, prestando serviços a diversos veículos de comunicação.

Lideranças do curso

Flávia Flamínio - Diretora Acadêmica

Graduada em Comunicação Social, com área de concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1984; Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Atuou como Gerente de Projetos na Raimar Richers e Consultores Associados e como Consultora Sênior da Kienbaum Consultores; hoje é socia-diretora da Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial; Vinte e cinco anos de experiência na área de consultoria de marketing, tendo atendido cerca de 60 clientes, particularmente nas áreas de bens industriais e prestadores de serviços; Professora de Planejamento Estratégico e Marketing nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM; Diretora Geral da ESPM Rio de Janeiro. 

Clique aqui para visualizar o Lattes.

Pedro Curi - Coordenador do curso

Mestre pelo programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre consumo de séries de TV. É jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ e trabalhou nos canais de televisão Globo News e Futura. Atua também como produtor multimídia e pesquisa temas relacionados a cultura de fãs, cultura participativa, audiovisual, convergência midiática e culturas juvenis.

Clique aqui para assistir a apresentação do curso.

Clique aqui para visualizar o Lattes.

Trabalhos dos estudantes

Acesse o Portal de Jornalismo, um portal de notícias produzido pelos estudantes de Jornalismo da ESPM Rio.

Clique aqui para acessar o portal.

Bolsas e Intercâmbio

A ESPM possui várias modalidades de bolsas de estudo, a fim de garantir o ingresso e permanência de talentos na Escola. Promove também a inclusão social e gera oportunidades para todos os estudantes. Mais informações em www.espm.br/bolsas-rio. A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração. Saiba mais em www.espm.br/intercambios.

Núcleos

Clique aqui para conhecer os Núcleos Acadêmicos e Institucionais da ESPM Rio.

SERVIÇOS AOS ESTUDANTES

A ESPM dispõe de áreas voltadas ao auxílio dos estudantes, as quais oferecem: aconselhamento profissional, orientação psicopedagógica, suporte no desenvolvimento do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade de internacionalizar o currículo. Tudo que o estudante precisa para aproveitar, da melhor forma possível, sua vida dentro da Escola.

- Acompanhamento psicopedagógico

- Orientação profissional

- Papo

- Intercâmbios