Você está aqui

  • Graduação
  • 8 SEMESTRES
  • ESPM - Rio

Sobre o Curso

A ESPM é a mais tradicional Escola da área de Publicidade.
 
Além disso, é o único curso do País a oferecer um modelo de escolha por área de especialização. Isso permite ao estudante, depois de ter um sólido embasamento em marketing e comunicação, aprofundar-se ainda mais na área que realmente deseja trabalhar.
 
São duas áreas de especialização:
  • Planejamento;
  • Criação;

Dados Gerais

Edital 2017.2 | Vestibular
 
Edital 2017.2 | ENEM
 
Manual do Candidato 
 
Grade do curso
 
Grade e corpo docente*
*Data da última atualização: 8 de março de 2016
 
Número de vestibulares: 2 por ano
Total de vagas: 1º semestre – 150 / 2º semestre - 80
Número de turmas: 1º semestre – 3 / 2º semestre – 2
Número máximo de estudantes por turma: 50 estudantes
Turnos de funcionamento: 1º ao 4º - diurno / 5º ao 8º - noturno
 
Renovação do Reconhecimento do Curso
Portaria nº 523, de 15/10/2013, publicada no Diário Oficial da União de 17/10/2013.

Diferencial

A ESPM se empenha para que o curso seja o mais próximo da realidade, fornecendo a teoria necessária para o trabalho e a prática imprescindível ao
verdadeiro aprendizado. Some tudo isso a uma infraestrutura altamente tecnológica, com laboratórios superequipados, departamento de Audiovisual com estúdios de fotografia, áudio e vídeo, além de uma biblioteca com mais de 30 mil livros.
 
Aqui na ESPM o estudante é preparado para trabalhar em promoção de vendas, merchandising, games e interfaces lúdicas, comunicação digital, mídias sociais, eventos e marketing de relacionamento, podendo também atuar em institutos de pesquisa, produtoras de vídeo, áudio ou digital, empresas/corporações de entretenimento e veículos de comunicação.
 
O profissional de comunicação dispõe de muitas possibilidades, e elas não se restringem ao universo das agências de propaganda. Seu espaço é cada vez mais amplo, promissor e desafiador, exigindo um nível mais profundo de conhecimento, competências e habilidades voltadas às áreas de marketing, comunicação de empresas nacionais e internacionais, crossmídia e transmídia, redes sociais, live marketing e criação digital.

Lideranças do curso

Flávia Flamínio - Diretora Acadêmica

Graduada em Comunicação Social, com área de concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1984; Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Atuou como Gerente de Projetos na Raimar Richers e Consultores Associados e como Consultora Sênior da Kienbaum Consultores; hoje é socia-diretora da Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial; Vinte e cinco anos de experiência na área de consultoria de marketing, tendo atendido cerca de 60 clientes, particularmente nas áreas de bens industriais e prestadores de serviços; Professora de Planejamento Estratégico e Marketing nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM; Diretora Geral da ESPM Rio de Janeiro.

Clique aqui para visualizar o Lattes. 

Eduardo Ariel - Coordenador do curso

Possui Graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999), Pós-Graduado em Design de Interface pela Unicarioca (2002), Mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado no IBICT concluído com supervisão da Professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Atualmente, na ESPM, é professor titular e pesquisador (40H) e coordenador da Graduação de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Na ESPM também coordena o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (aprovado em 2015.1 pela Capes). Desde 2012 pesquisa o conceito de Design de Interação e seus desdobramentos para às áreas do Design, da Comunicação e do Marketing. Também tem investigado as relações contemporâneas entre usuários, informação e tecnologia. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Direção de Arte, com ênfase em Comunicação Digital, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador. 

Clique aqui para assistir a apresentação do curso.

Clique aqui para visualizar o Lattes.

Trabalhos dos estudantes

Conheça o portfólio de trabalhos dos estudantes da ESPM Rio através do Forno ESPM.

Clique aqui para acessar o site.

Bolsas e Intercâmbio

A ESPM possui várias modalidades de bolsas de estudo, a fim de garantir o ingresso e permanência de talentos na Escola. Promove também a inclusão social e gera oportunidades para todos os estudantes. Mais informações em www.espm.br/bolsas-rio.
 
A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração. Saiba mais em www.espm.br/intercambios.

Núcleos

Clique aqui para conhecer os Núcleos Acadêmicos e Institucionais da ESPM Rio.

SERVIÇOS AOS ESTUDANTES

A ESPM dispõe de áreas voltadas ao auxílio dos estudantes, as quais oferecem: aconselhamento profissional, orientação psicopedagógica, suporte no desenvolvimento do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade de internacionalizar o currículo. Tudo que o estudante precisa para aproveitar, da melhor forma possível, sua vida dentro da Escola.

- Acompanhamento psicopedagógico

- Orientação profissional

- Papo

- Intercâmbios