Você está aqui

Inovação em Modelos de Negócios - CANVAS

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 09/03/2017
  • ESPM - São Paulo

Sobre o curso

"Período de Inscrições: até 08 de março"

Aulas 9, 10 e 11 de março de 2017 - 5ª e 6ª feira das 18h30 às 22h30 e sábado das 8h30 às 17h.

Em uma economia baseada no conhecimento,  em que a proposição de valor ganha cada vez mais importância para a competitividade das organizações, torna-se fundamental a adoção de uma nova lógica no desenvolvimento de novos modelos de negócios visando à inovação.

 

Objetivo

Apresentar ferramentas que contribuam para a mudança do modelo mental e de forma colaborativa com outras pessoas; ajudar a encontrar o caminho da inovação.

Objetivos específicos

a) apresentar o conceito de modelo de negócio Canvas como forma de promover a inovação;

b) Discutir o entendimento do cliente e suas necessidades por meio do design thinking e da jornada do usuário;

c) Apresentar o Canvas da proposta de valor versus o segmento de clientes e o serviço a ser realizado (the job to be done);

d) Avaliar a curva de valor, o ambiente externo e o desenvolvimento do cliente.
 

*A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio

Público-Alvo

a) Empresários, empreendedores e intraempreendedores que visam a identificar e implantar a inovação nas organizações e ampliar a vantagem competitiva em seus negócios.

b) Pessoas interessadas em desenvolver processos de inovação visando à geração de novos modelos de negócio ou mudanças em seus modelos atuais.

c) Pessoas atentas em se transformar em gestores de mudanças e que reconheçam o papel-chave da inovação no ambiente de negócios atual.

d) Profissionais de empresas envolvidos em projetos de inovação e que desejem entender na prática como ideias inovadoras podem ser produzidas por meio da lógica do design. 

Resultados Esperados

No final do curso, os participantes estarão aptos a desenhar e a elaborar modelos de negócios visando à inovação em seus negócios atuais ou na implantação de novos modelos de negócios.

 

Programa

Aula 1 – Quinta-feira

a) Inovação e organizações exponenciais.

b) A evolução do conceito de modelo de negócio e o Canvas de Alex Osterwalder – um framework para a geração de modelos de negócio. 

 

Aula 2 – Sexta-feira

a) Canvas da proposta de valor e o serviço a ser realizado (the job to be done)

b) Mapa de empatia e persona.

 

Aula 3 – Sábado

a) Prototipagem.

b) Customer development – desenvolvimento do cliente.

c ) Curva de valor, ambiente externo e estratégias organizacionais.

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

Metodologia

A metodologia do curso Business Model Generation está baseada no processo de aprendizagem para adultos, dentro dos critérios da andragogia e tem inspiração no Ciclo de Aprendizagem desenvolvido pela Management Systems International (MSI). O conteúdo será repassado aos participantes dentro das etapas seguintes:  

1. Reconhecimento do conteúdo e compreensão da sua aplicabilidade;

2. Experimentação;

3. Aplicação aos negócios: os participantes praticam o uso de modelos de negócio em uma situação empresarial real ou se preparam para usar seu novo conhecimento na gestão do seu próprio negócio.

 

Este curso abordará a utilização da lógica do design como forma prática de buscar a inovação. O curso tem uma abordagem teórica e está apoiado no conceito de “aprender fazendo”, com o objetivo final de habilitar os participantes a replicar a experiência em situações específicas. Embora eminentemente “práticos”, todos os conteúdos estão fundamentados pelas teorias correlatas e apresenta sólida fundamentação acadêmica. Isso representa a segurança necessária para pôr em prática as técnicas experienciadas. 

Professores

Maria Augusta Orofino é uma das pioneiras e um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e em design thinking no Brasil. Atua como palestrante e facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior. Nos últimos cinco anos, treinou e/ou capacitou mais de 6 mil pessoas no tema de Inovação e Modelos de Negócios. Mestre em Gestão do Conhecimento com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley (USA) e Universidade de Barcelona (Espanha).  É consultora organizacional e em empreendedorismo há mais de 20 anos. Foi coordenadora do programa INOVASC,  entre 2011 e 2013, responsável pela implantação de 13 polos de inovação em Santa Catarina. Professora da ESPM | FGV e HSM. É coautora do livro Business Model You e Ferramentas Visuais para Estrategistas e autora do blog: www.mariaaugusta.com.br

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

Cancelamento

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.
 
MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!
A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.
 
Nos casos de CANCELAMENTO:
 
Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.
 
Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.
 
IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.
Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.
 
A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o campus

  • R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04018-010
    Brasil
    (11) 5085-4600
Tour Virtual

Formas de pagamento

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 1.199,00
  • 1x Cartão
    R$ 1.199,00
  • 2x Cartão
    R$ 599,50
  • 3x Cartão
    R$ 399,67
  • 4x Cartão
    R$ 299,75
  • 5x Cartão
    R$ 239,80
  • 6x Cartão
    R$ 199,83