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E-gov - Como posicionar governos e instituições na Internet

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 19/08/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de Inscrições: até 18 de agosto"

Aula 19 de agosto de 2017 - sábado das 8h30 às 17h30

OBJETIVOS

Promover o aperfeiçoamento teórico e prático sobre os fundamentos, as estratégias, as ferramentas que podem ser empregadas na comunicação institucional de governos e instituições, de forma a construir um bom posicionamento digital por meio da adoção de políticas de comunicação adequadas, agregando valor à imagem da gestão pública.

Permitir ao estudante conhecer as melhores práticas que podem ser utilizadas por meio de exemplos reais e desenvolver competências para aplicar os conceitos em ações que possam posicionar adequadamente governos e instituições nos meios digitais, aumentando sua reputação on-line, estabelecendo canais de comunicação próprios com os segmentos de seu interesse e reduzindo a suscetibilidade a crises de imagem.

PÚBLICO-ALVO

Seu conteúdo e sua metodologia atendem à demanda por conhecimento de estudantes, profissionais de comunicação, profissionais de marketing, assessores políticos, chefes de gabinete, assessores de imprensa, parlamentares, secretários de comunicação e gestores públicos.

POR QUE PARTICIPAR

Com o uso crescente da internet e seu papel na comunicação, os cidadãos passaram a desejar maior interação com governos e instituições usando canais digitais, principalmente com a melhoria nas condições de acesso à internet e com a popularização dos smartphones, contudo, órgãos institucionais brasileiros e internacionais estão pouco preparados para receber as demandas comunicacionais geradas por essa nova cultura de relacionamento.

O curso destina-se a preparar profissionais para criar e operacionalizar políticas de uso de internet e redes sociais de governos, órgãos executivos ou legislativos e instituições independentemente das esferas relacionadas a sua competência de atuação (municipal, estadual ou federal).

Com a metodologia exemplificada no curso "E-gov: como posicionar governos e instituições na internet" os estudantes aprenderão como estabelecer parâmetros para a comunicação digital, planejar a dinâmica e as ações de relacionamento com cidadãos, reduzir o impacto de crises de reputação on-line e mensurar resultados das ações.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Definir a persona virtual de governos ou instituições;
  • Dimensionar investimentos em tecnologia de acordo com a necessidade;
  • Estruturar equipes de comunicação e gestão para ambiente digital;
  • Planejar ações de comunicação e relacionamento com cidadãos;
  • Atuar preventivamente na contenção de crises de reputação;
  • Desenvolver política e planejamento de conteúdo institucional;
  • Mensurar resultados de ações executadas.

PROGRAMA

Requisitos básicos (conteúdo on-line) – 4h

Aula 1 - O que você precisa saber sobre a internet

1 - O poder da mídia digital

2 - Cultura de consumo

3 - Uso dos canais digitais

4 - Comportamento do usuário digital

5 - Ferramentas

 

Aula 2 - Construindo reputação do seu site nos mecanismos de busca

1 - Como as pessoas pesquisam no Google

2 - Os principais parâmetros de SEO

3 - Ferramentas de análise de SEO

4 - Boas práticas de SEO (checklist)

 

Aula 3 - Em busca da primeira página do Google

1 - Estratégia por trás do conteúdo

2 - O texto para engajamento

3 - Como compor um conteúdo

4 - Técnicas de indexação

 

Curso presencial (8h)

Aula 1: Entendendo a comunicação de governo e institucional

1.      Por que governos e instituições devem usar internet e redes sociais

2.      O cidadão como consumidor de políticas públicas

3.      O papel das redes sociais institucionais

4.      O uso de aplicativos móveis na gestão

5.      Os pilares do e-gov

 

Aula 2: Estruturando a estratégia e a operação

1.      Definição de visão e estratégia

2.      Definição de públicos

3.      Comunicação integrada de governo/stakeholders

4.      Perguntas que devem ser respondidas antes do planejamento

Aula 3: Entendendo a cultura e as pessoas envolvidas

1.      Programas de qualificação para partes envolvidas

2.      Identificação de arquétipo cultural regional ou por segmento

3.      Definição da persona institucional

 

Aula 4: Estabelecendo modelo de governança

1.      Matriz de responsabilidade

2.      Organograma funcional

3.      Cargos e funções

4.      Fluxos operacionais

 

Aula 5: Dimensionando o uso da tecnologia

1.      Ferramentas de terceiros

2.      Desenvolvimento interno

3.      Identidade visual/arquitetura de plataformas

4.      Definição de canais digitais

 

Aula 6: Estabelecendo a política de comunicação

1.      Melhores práticas

2.      Engajamento de públicos-alvo

3.      Guia de conteúdo

 

Aula 7: Mensurando resultados

Definição de métricas

Planilhas de controle

Estruturação de relatórios

 

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

 

METODOLOGIA

Sugere-se que, antes do curso presencial, o estudante acesse as aulas disponíveis on-line. Esse conteúdo é pré-requisito para o entendimento e o aprofundamento das estratégias a serem elaboradas e discutidas na fase presencial.

As aulas são compostas de diferentes recursos didáticos, compondo um itinerário diverso e atendendo diferentes estilos de aprendizagem. Todos os conteúdos apresentados e discutidos foram sistematizados com base na experiência profissional e acadêmica do professor.

PROFESSOR

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também nas campanhas de Orestes Quércia para o Senado e Rodrigo Garcia para deputado federal, ambos por São Paulo, em 2010; e na campanha presidencial de José Serra, no mesmo ano.

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil.

É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo, onde leciona sobre marketing político e marketing digital. 

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso.

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!
A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.
 
Nos casos de CANCELAMENTO:
 
Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.
 
Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.
 
IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.
Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.
 

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o campus

Formas de pagamento

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 890,00
  • 1x Cartão
    R$ 890,00
  • 2x Cartão
    R$ 445,00
  • 3x Cartão
    R$ 296,67
  • 4x Cartão
    R$ 222,50
  • 5x Cartão
    R$ 178,00
  • 6x Cartão
    R$ 148,33