INOVAÇÃO EM CAMPANHAS ELEITORAIS: 2018 COMEÇOU

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 08/04/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de Inscrições: até 07 de abril"

Aula 08 de abril de 2017 - sábado das 8h30 às 17h30

OBJETIVOS

Promover o aperfeiçoamento teórico e prático sobre os fundamentos, as estratégias e as ferramentas empregadas em projetos políticos-eleitorais, para poderes legislativo ou executivo, nas esferas municipal, estadual e federal.

Permitir ao aluno conhecer as melhores práticas que podem ser utilizadas por meio de exemplos reais e desenvolver competências para aplicar o conhecimento no planejamento de uma campanha eleitoral transmídia.

Público-alvo

Seu conteúdo e sua metodologia atendem à demanda por conhecimento de estudantes, profissionais de comunicação, profissionais de marketing, assessores políticos, chefes de gabinete, assessores de imprensa, secretários de comunicação, parlamentares, chefes do poder executivo e pré-candidatos.

POR QUE PARTICIPAR

As mudanças na reforma política realizada em 2014 aumentaram a necessidade de trabalho a longo prazo para estruturação de projetos políticos-eleitorais. Os candidatos devem começar o quanto antes o trabalho de melhoria da imagem pública, da formação e da capacitação da militância e da construção de reputação em ambiente on-line.

O curso aborda os 18 meses anteriores à eleição de 2018 e destina-se a preparar profissionais para planejar, desenvolver ou coordenar estratégias de marketing político eleitoral, independentemente do tipo de pleito e da esfera de disputa.

Com a metodologia exemplificado no curso "Campanhas eleitorais: 2018 começou" os estudantes aprenderão como estruturar uma campanha político-eleitoral em médio e longo prazos, otimizando os investimentos em recursos humanos e financeiros entre o período pré-eleitoral e o eleitoral.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Produzir um planejamento de ações de marketing político-eleitoral para 2018;
  • Determinar quais as melhores estratégias para impactar os eleitores;
  • Atuar na prevenção e na contenção de crises de imagem do candidato;
  • Entender o que os eleitores desejam das candidaturas;
  • Conhecer as regras eleitorais relevantes para o marketing político;
  • Entender como funcionam as campanhas políticas tradicionais e as digitais;
  • Organizar equipes de trabalho para pré-campanha e campanha.

 

PROGRAMA

Requisitos básicos (conteúdo on-line) – 5h

Aula 1 - O que você precisa saber sobre a internet

1 - O poder da mídia digital

2 - Cultura de Consumo

3 - Uso dos canais digitais

4 - Comportamento do usuário digital

5 - Ferramentas

Aula 2 - Construindo reputação do seu site nos mecanismos de busca

1 - Como as pessoas pesquisam no Google

2 - Os principais parâmetros de SEO

3 - Ferramentas de análise de SEO

4 - Boas práticas de SEO (checklist)

Aula 3 - Em busca da primeira página do Google

1 - Estratégia por trás do conteúdo

2 - O texto para engajamento

3 - Como compor um conteúdo

4 - Técnicas de indexação

Aula 4 - Gestão de crise

1 - Como identificar uma crise

2 - O que leva à crise

3 - Resolvendo uma crise

 

Curso presencial (8h)

Aula 1: Mergulhando no marketing político-eleitoral

1.      As competências do profissional de marketing político

2.      O ambiente político brasileiro em 2018

Aula 2: Como funciona uma campanha política

1.      Os quatro pilares de uma campanha tradicional

2.      A cronologia de uma campanha tradicional

3.      Como a web foi usada até hoje?

4.      Por que as campanhas brasileiras não são como as norte-americanas?

Aula 3: Como é a legislação eleitoral brasileira

1.      Principais pontos da legislação eleitoral referentes ao marketing político

2.      Exemplos de como a justiça eleitoral age

 

Aula 4: O que o eleitor conectado quer

1.      Qual é o perfil dos eleitores conectados

2.      Formatos e conteúdos preferidos dos eleitores

3.      O que os eleitores pensam sobre doações políticas

Aula 5: Storytelling na campanha eleitoral

1.      A construção da narrativa do candidato

2.      Storytelling segmentado por fase da campanha

3.      Arquétipos culturais aplicados no marketing político

Aula 6: Elementos do projeto de comunicação política

1.      O candidato

2.      Mensagem

3.      Canais

4.      Público

5.      Exposição

6.      Audiência (orgânica, patrocinada e estimulada)

Aula 7: Preparação para campanha

1.      Calendário de campanha 2018

2.      Perfis de candidato

3.      Estratégias de campanha de acordo com pleito, cenário político e perfil de candidato

4.      Entrevista com candidato

5.      Desk research

6.      Set up de plataformas e redes sociais

7.      Treinamento de militância e candidato

8.      Planejamento de ações e conteúdo

9.      Ações complementares

10.  Formação de equipe

Aula 8: A campanha dentro do período eleitoral

1.      Etapas da comunicação

2.      Produção, publicação e controle de conteúdo

3.      Mobilização da militância

4.      Relatórios de campanha

 

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

METODOLOGIA

Sugere-se que, antes do curso presencial, o aluno acesse as aulas disponíveis on-line.  Esse conteúdo é pré-requisito para o entendimento e o aprofundamento das estratégias a serem elaboradas e discutidas na fase presencial.

As aulas são compostas de diferentes recursos didáticos, compondo um itinerário diverso e atendendo a diferentes estilos de aprendizagem. Todos os conteúdos apresentados e discutidos foram sistematizados com base na experiência profissional e acadêmica do professor.

PROFESSOR

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também nas campanhas de Orestes Quércia para o Senado e Rodrigo Garcia para deputado federal, ambos por São Paulo, em 2010; e na campanha presidencial de José Serra, no mesmo ano.

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil.

É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo, onde leciona sobre marketing político e marketing digital. 

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso.

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o Campus

  • R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04018-010
    Brasil
    (11) 5085-4600
Tour Virtual

Formas de pagamento

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 890,00
  • 1x Cartão
    R$ 890,00
  • 2x Cartão
    R$ 445,00
  • 3x Cartão
    R$ 296,67
  • 4x Cartão
    R$ 222,50
  • 5x Cartão
    R$ 178,00
  • 6x Cartão
    R$ 148,33