INOVAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA MANDATO POLÍTICO

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 20/05/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de Inscrições: até 19 de maio"

Aula 20 de maio de 2017 - sábado das 8h30 às 17h30

OBJETIVOS

Promover o aperfeiçoamento teórico e prático sobre os fundamentos, as estratégias e as ferramentas que podem ser empregadas durante mandatos políticos eletivos ou comissionados, de forma a construir um bom posicionamento digital, agregando valor à imagem pública do político pertencente ao poder executivo ou ao poder legislativo.

Permitir ao estudante conhecer as melhores práticas que podem ser utilizadas por meio de exemplos reais e desenvolver competências para aplicar os conceitos em ações que possam posicionar adequadamente o político nos meios digitais, aumentando sua reputação on-line e estabelecendo canal de comunicação próprio com os segmentos de seu interesse.

PÚBLICO-ALVO

Seu conteúdo e sua metodologia atendem à demanda por conhecimento de estudantes, profissionais de comunicação, profissionais de marketing, assessores políticos, chefes de gabinete, assessores de imprensa, parlamentares e gestores públicos.

POR QUE PARTICIPAR

Políticos costumam ficar em evidência na mídia apenas em duas situações: quando em período eleitoral ou diante de uma crise de imagem. O curso destina-se a preparar profissionais para trabalhar fora desses cenários, criando estratégias e ações que promovam o mandato e estabeleçam vínculos duradouros com o eleitorado, reduzindo substancialmente os custos envolvidos nas campanhas eleitorais.

Com a metodologia exemplificada no curso “Estratégias de comunicação e marketing para mandato político” os estudantes aprenderão a planejar ações de comunicação do mandato a médio e longo prazos, estabelecer os recursos, os meios e os profissionais necessários para execução de cada etapa e mensurar o resultado das ações.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Definir a imagem-alvo do mandato e de seu representante;
  • Qualificar relevância dos atos do mandato para finalidade de construção de reputação;
  • Planejar ações de comunicação e marketing do mandato;
  • Identificar públicos sensíveis a atuação do representante político;
  • Orientar a produção de conteúdo com foco no posicionamento nos mecanismos de busca e nos públicos sensíveis;
  • Escolher canais e ferramentas para comunicação de acordo com objetivos, público e atuação.

PROGRAMA

Requisitos básicos (conteúdo on-line) – 4h

Aula 1 - O que você precisa saber sobre a internet

1 - O poder da mídia digital

2 - Cultura de consumo

3 - Uso dos canais digitais

4 - Comportamento do usuário digital

5 - Ferramentas

Aula 2 - Construindo reputação do seu site nos mecanismos de busca

1 - Como as pessoas pesquisam no Google

2 - Os principais parâmetros de SEO

3 - Ferramentas de análise de SEO

4 - Boas práticas de SEO (checklist)

Aula 3 - Em busca da primeira página do Google

1 - Estratégia por trás do conteúdo

2 - O texto para engajamento

3 - Como compor um conteúdo

4 - Técnicas de indexação

 

Curso presencial (8h)

Aula 1

Entendendo a comunicação política de mandato

1.      A quem interessa, o quê e quando

2.      O caminho da popularidade (Obama, Bolsonaro, Trump, Crivella)

3.      O que a população gostaria de encontrar nos canais de um político (pesquisa)

4.      Como as informações devem ser dispostas (pesquisa)

5.      Internet como canal de distribuição de conteúdo (canais e formatos)

6.      Temas de interesse midiáticos, pontuais e recorrentes

Aula 2

Mapeando o ambiente que será trabalhado

1.      Definição de públicos de interesse baseados em cenário eleitoral

2.      Definição de públicos de interesse baseados em atuação política

3.      Uso do Facebook como ferramenta para definição de públicos

4.      Identificação de ameaças, oportunidades, fraquezas e forças do mandato

5.      Mapeamento de stakeholders segmentados por atuação política

6.      Definição de ponto de partida (desk research)

Aula 3

Definindo objetivo, estratégias e ações de comunicação e marketing do mandato

1.      Definição de objetivo de médio e longo prazos

2.      Identificação da imagem-alvo de acordo com públicos de interesse (macro, segmentado)

3.      Planejamento de estratégias macro

4.      Planejamento de ações

5.      Mapeamento de ações versus públicos versus atuação política versus cenário eleitoral

Aula 4

Gestão de crise

1.      Como identificar uma crise

2.      O que leva à crise

3.      Resolvendo uma crise

 

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

METODOLOGIA

Sugere-se que, antes do curso presencial, o estudante acesse as aulas disponíveis on-line. Esse conteúdo é pré-requisito para o entendimento e o aprofundamento das estratégias a serem elaboradas e discutidas na fase presencial.

As aulas são compostas de diferentes recursos didáticos, compondo um itinerário diverso e atendendo a diferentes estilos de aprendizagem. Todos os conteúdos apresentados e discutidos foram sistematizados com base na experiência profissional e acadêmica do professor.

PROFESSOR

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também nas campanhas de Orestes Quércia para o Senado e Rodrigo Garcia para deputado federal, ambos por São Paulo, em 2010; e na campanha presidencial de José Serra, no mesmo ano.

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil.

É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo, onde leciona sobre marketing político e marketing digital. 

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso.

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
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Formas de pagamento

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