Você está aqui

INOVAÇÃO EM ESTRATÉGIAS E PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO PARA COMUNICAÇÃO POLÍTICA

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 11/11/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de Inscrições: até 10 de novembro"

Aula 11 de novembro de 2017 - sábado das 8h30 às 17h30

OBJETIVOS

Promover o aperfeiçoamento teórico e prático sobre os fundamentos, as estratégias e as ferramentas que podem ser empregadas na comunicação política, de forma a construir uma imagem-alvo desejada perante os públicos de interesse, garantindo também a boa indexação nos mecanismos de busca.

Permitir ao estudante conhecer as melhores práticas que podem ser utilizadas por meio de exemplos reais e desenvolver competências para aplicar os conceitos no planejamento e na produção de conteúdo com finalidade política, bem como a disseminação da produção de forma segmentada nos principais canais digitais.

PÚBLICO-ALVO

Seu conteúdo e sua metodologia atendem à demanda por conhecimento de estudantes, profissionais de comunicação, profissionais de marketing, assessores políticos, chefes de gabinete, assessores de imprensa, secretários de comunicação.

POR QUE PARTICIPAR

Com a redução no tempo para campanhas políticas e o fortalecimento dos canais digitais como elementos de mobilização da sociedade, qualquer político que deseje estabelecer vínculos com segmentos da população, seja por regionalidade ou por interesses ideológicos, precisa investir na produção de conteúdo profissional.

O curso destina-se a preparar profissionais para planejar e desenvolver estratégias de conteúdo político, independentemente da plataforma digital escolhida (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou WhatsApp).

Com a metodologia exemplificada no curso "Estratégias e planejamento de conteúdo para comunicação política" os estudantes aprenderão como construir a imagem-alvo a ser explorada na produção do conteúdo, os meios mais adequados para disseminação, a planejar e coordenar a comunicação política de forma eficiente e assertiva.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse;
  • Planejar a comunicação política de um político com mandato eletivo ou cargo de confiança;
  • Identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões;
  • Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google;
  • Publicar corretamente os conteúdos de acordo com os canais escolhidos (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou WhatsApp);
  • Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade.

PROGRAMA

Requisitos básicos (conteúdo on-line) – 4h

Aula 1 - O que você precisa saber sobre a internet

1 - O poder da mídia digital

2 - Cultura de consumo

3 - Uso dos canais digitais

4 - Comportamento do usuário digital

5 - Ferramentas

Aula 2 - Construindo reputação do seu site nos mecanismos de busca

1 - Como as pessoas pesquisam no Google

2 - Os principais parâmetros de SEO

3 - Ferramentas de análise de SEO

4 - Boas práticas de SEO (checklist)

Aula 3 - Em busca da primeira página do Google

1 - Estratégia por trás do conteúdo

2 - O texto para engajamento

3 - Como compor um conteúdo

4 - Técnicas de indexação

 

Curso presencial (8h)

Aula 1: Por dentro da comunicação política

1.      Conhecendo o tripé de composição macro do conteúdo político

2.      Os melhores exemplos de uma comunicação política eficiente

3.      Principais canais para comunicação política

4.      A internet como canal prioritário para relacionamento com stakeholders

Aula 2: Estratégias de conteúdo para comunicação política na internet

1.      Definindo a melhor estratégia de conteúdo de acordo com o canal de comunicação

2.      Formatação e características da política de conteúdo dos canais digitais

3.      Usando as melhores práticas para produzir conteúdo

4.      Como identificar as melhores pautas

5.      Construção de storytelling de médio e longo prazos

Aula 3: A entrega do conteúdo para públicos de interesse

1.      Elementos essenciais para engajamento em redes sociais

2.      Mecanismos de busca, redes sociais e mensagens eletrônicas (e-mail, WhatsApp e SMS)

3.      Trabalhando com mecanismos de busca em busca da reputação on-line

4.      Escolhendo quando usar e-mail marketing, newsletter, lista de transmissão e variáveis

5.      Aplicando inbound marketing para comunicação política

Aula 4: Estabelecendo modelo de governança

1.      Matriz de responsabilidade

2.      Organograma funcional

3.      Cargos e funções

4.      Fluxos operacionais

 

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

METODOLOGIA

Sugere-se que, antes do curso presencial, o estudante acesse as aulas disponíveis on-line. Esse conteúdo é pré-requisito para o entendimento e o aprofundamento das estratégias a serem elaboradas e discutidas na fase presencial.

As aulas são compostas de diferentes recursos didáticos, compondo um itinerário diverso e atendendo a diferentes estilos de aprendizagem. Todos os conteúdos apresentados e discutidos foram sistematizados com base na experiência profissional e acadêmica do professor.

PROFESSOR

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também nas campanhas de Orestes Quércia para o Senado e Rodrigo Garcia para deputado federal, ambos por São Paulo, em 2010; e na campanha presidencial de José Serra, no mesmo ano.

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil.

É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo, onde leciona sobre marketing político e marketing digital. 

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso.

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
Tour Virtual

Formas de pagamento

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 890,00
  • 1x Cartão
    R$ 890,00
  • 2x Cartão
    R$ 445,00
  • 3x Cartão
    R$ 296,67
  • 4x Cartão
    R$ 222,50
  • 5x Cartão
    R$ 178,00
  • 6x Cartão
    R$ 148,33