INOVAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES: A OTIMIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 26/05/2017
  • ESPM - São Paulo

Sobre o curso

"Período de inscrições: até 25 de maio"

Aulas 26 e 27 de maio de 2017 - 6ª feira das 18h às 22h e sábado das 08:30 às 17:30

 

Objetivos

  • Entender a importância do gerenciamento de operações no sucesso de qualquer estratégia de marketing proposta.
  • Apresentar o processo de planejamento, organização e supervisão nos contextos de produção e prestação de serviços.
  • Equacionar o processo de inputs, desde a aquisição de matéria-prima, equipamentos, tecnologia e recursos humanos, com os outputs de um negócio.
  • Desenvolver o conhecimento e a conexão com o assunto central de termos-chave para o gerenciamento de operações, tais como: procurement, gerenciamento de stakeholders, sustentabilidade, gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística.

 

Por que participar

Muitos profissionais de marketing são capazes de pensar e desenvolver estratégias competentes, entretanto, poucos são capazes de dirigir a sua aplicação e traduzir as ações para a operação de fato.

O objetivo do curso Gerenciamento de Operações: a otimização da estratégia de marketing é de municiar o profissional com métodos e conhecimento que possam traduzir a sua estratégia de marketing em um sucesso operacional também.

PÚBLICO-ALVO

  • Analistas de marketing que trabalhem em empresas com necessidade de intensiva mão de obra, quer produzam produtos ou entreguem serviços.
  • Gerentes que queiram ampliar o entendimento e a aplicação da estratégia de marketing para a prática de operações.
  • Empresários que tenham como objetivo um melhor entendimento de sua produção e/ou queiram aperfeiçoar a ligação entre departamento de marketing e produção.

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que o egresso tenha pleno conhecimento da necessidade de se planejar, organizar e supervisionar os diferentes contextos de uma operação. 

PROGRAMA

Aula 1 Apresentação dos estudantes e Planejamento: fundamento do gerenciamento de operações:

  • Compreensão do desafio dos estudantes para adaptações do curso à demanda ;
  • Definições de operação;
  • Evolução e tendencias;
  • Ferramentas que auxiliam no planejamento;
  • Similaridades com o planejamento de projetos (Project Management);
  • Utilização do Gant Chart: decupação de atividades, atribuição de responsabilidades, estabelecimento de prazos, visão geral para controle;
  • Estabelecimento de métricas (KPIs);
  • Exercício prático para assegurar a compreensão dos estudantes com relação à utilização da ferramenta tratada.

 

Aula 2 Organização da operação, Supervisão do início da operação e Áreas tangentes

  • A importância do envolvimento e compromisso de outros departamentos: RH, Compras, Financeiro etc;
  • Organização do time de operações e estabelecimento de metas pessoais e de grupo;
  • Treinamento de RH;
  • Montagem de uma simulação e projeto-piloto;
  • A importância dos gerentes juniores na execução do projeto;
  • Controle de andamento diário com base nas metas estabelecidas;
  • Revisão e ajuste de metas;
  • Aplicação de modelo de melhoria contínua: Kaizen;
  • Exercício prático utilizando a filosofia Kaizen.
  • Procurement: definição, objetivos e meios de monitoramento;
  • Gerenciamento de stakeholders: definição, objetivos e meios de monitoramento;
  • Sustentabilidade: definição, objetivos e meios de monitoramento;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos: definição, objetivos e meios de monitoramento;
  • Logística: definição, objetivos e meios de monitoramento;
  • Dinâmica envolvendo todos os estudantes trabalhando os conceitos discutidos;
  • Encerramento.

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

METODOLOGIA

O curso está envolvido em três pilares:

  • Teoria: grande parte dos profissionais de marketing não tem conhecimento profundo sobre operações e, por isso, faz-se necessário que alonguem bastante a parte de definições teóricas.
  • Estudo de casos: para embasar e elucidar os conceitos passados durante a explanação teórica. Tem por objetivo também mostrar a importância da área de estudo.
  • Exercícios práticos: em ambas as aulas com duração total de 1 a 1h30 hora da aula a fim de testar a assimilação por parte dos estudantes e desafiar aqueles que desejam ir um passo adiante. Os exercícios serão em cima de estudos de caso ou de conceitos vistos em aula e servirão como peça-chave para o estudo de caso final, que será apresentado para o restante da turma durante a última aula.

PROFESSOR

Gustavo Makhoul - Formado em Direito pela PUC-SP, em Comunicação Social com Ênfase em Marketing pela ESPM-SP e MBA pela Cranfield School of Management, do Reino Unido. Possui extensa experiência gerencial em diversas indústrias, tais como logística, pesquisa de mercado e consultoria empresarial e carreira internacional, tendo gerenciado diretamente times de até 50 pessoas na Bélgica, China, Índia e Brasil.

Hoje é diretor administrativo-financeiro da Memento Marketing and Management, uma consultoria com foco em pequenas e médias empresas varejistas, onde atende clientes diversos do ramo de restaurantes, joalherias e e-commerce. 

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o câmpus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
Tour Virtual

Cursos

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 1.089,00
  • 1x Cartão
    R$ 1.089,00
  • 2x Cartão
    R$ 544,50
  • 3x Cartão
    R$ 363,00
  • 4x Cartão
    R$ 272,25
  • 5x Cartão
    R$ 217,80
  • 6x Cartão
    R$ 181,50