Inovação em pesquisa de mercado para varejo - IBOPE

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 22/08/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de inscrições: até 21 de agosto"

Aulas de 22, 23 e 24 de agosto de 2017 - 3ª à 5ª feira das 19:30 às 22:30

Este curso é fruto da parceria da ESPM e IBOPE, ministrado por profissionais do IBOPE.

Objetivos

Apresentar aos participantes as diferentes possibilidades de pesquisa de mercado para varejo, partindo de técnicas de potencial de mercado para abertura de novas lojas, até pesquisas de satisfação de clientes com a marca e com o ponto de venda.

 

Tópicos abordados

o   Diferença entre dados e informação

o   Tipos de fontes e como escolher uma fonte confiável

o   Principais metodologias de pesquisa para o varejo

o   O tamanho do seu mercado

o   Como você está dentro do mercado de atuação

o   A pesquisa como ferramenta no planejamento estratégico

PÚBLICO ALVO

O universo do varejo é amplo, com diferentes perfis de empresas e profissionais. O programa deste curso abrange temas úteis para: (1) empresários, que buscam conhecer mais de seus negócios e precisam de informações para orientar o crescimento; (2) profissionais de marketing com atuação no varejo, que usam o conteúdo para planejamento de ações de relacionamento com cliente; (3) profissionais da área de expansão de lojas; e (4) consumidores e estudantes de comunicação e marketing que buscam conhecer novas possibilidades para o futuro profissional.

POR QUE PARTICIPAR

O acesso a dados e informações é cada vez mais fácil. Porém, isso não significa que o profissional de varejo consiga organizá-los e utilizá-los da melhor forma.

O conteúdo apresentado neste curso busca auxiliar os profissionais de varejo a encontrar o melhor caminho para a utilização de informações disponíveis ou dar subsídios para a contratação de pesquisas específicas, racionalizando assim o uso de capital financeiro e principalmente de tempo.

PROGRAMA

Aula 1 – Da coleta de dados ao uso da informação

            - Diferença entre dados e informação

            - Dados primários e secundários

            - Confiabilidade de fontes de dados

            - Transformação de dados em informações

- Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa

- Aplicações da pesquisa quantitativa no varejo

- Aplicações da pesquisa qualitativa no varejo

- A geografia e a pesquisa de mercado para varejo

 

Aula 2 – A pesquisa na análise de mercado

- O que a pesquisa pode responder

- Análise do ambiente competitivo

- Situação de mercado: crescimento, estagnação ou queda

- Quem é o meu cliente

- Demografia e potencial de consumo

- Análise de crescimento da empresa: a participação de mercado como parâmetro de análise

 

Aula 3 – Pesquisa como ferramenta para crescimento no mercado

      - Metodologias de pesquisa para expansão varejista

      - Análise do mercado: existe espaço para crescimento, ou o mercado está esgotado?

      - Análise do momento da empresa: expandir ou não?

      - A escolha do ponto comercial

METODOLOGIA

Apresentação de conceitos e discussão de exemplos apresentados pelo professor e colhidos durante as aulas com os alunos.

Exercícios para fixação dos conceitos, com resolução individual e em grupo. 

PROFESSORES

Este curso será ministrado por profissionais do IBOPE

Márcia Sola - Mestra em Administração de Empresas, especialista em estatística aplicada aos negócios e especialista em economia.  Atua em pesquisa de mercado há 27 anos, atendendo prioritariamente empresas do setor varejista. Atualmente é diretora executiva no IBOPE Inteligência.

Fabio Caldas - Coordenador na área de pesquisa de mercado para varejo do IBOPE Inteligência, em que atua desde 2009 desenvolvendo principalmente estudos de potencial de mercado para shopping, supermercado e redes varejistas de diversos segmentos. Atuou também nas indústrias de alimentos e de construção civil.

Graduado em Comunicação Social (Propaganda e Marketing) pela ESPM, é pós-graduado em Marketing e mestre em Comunicação Social.

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.
 
MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!
A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.
 
Nos casos de CANCELAMENTO:
 
Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.
 
Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.
 
IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.
Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.
 
A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Formas de pagamento

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 690,00
  • 1x Cartão
    R$ 690,00
  • 2x Cartão
    R$ 345,00
  • 3x Cartão
    R$ 230,00
  • 4x Cartão
    R$ 172,50
  • 5x Cartão
    R$ 138,00
  • 6x Cartão
    R$ 115,00