INOVAÇÃO EM PLANEJAMENTO DIGITAL E PROPOSITO DE MARCA

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 20/05/2017
  • ESPM - São Paulo

Sobre o curso

"Período de inscrições: até 19 de maio"

Aulas 20 e 27 de maio de 2017 - sábados das 9h às 18h

 

Objetivos

Este curso irá preparar seu pensamento para planejar e manter uma estratégia digital que favoreça a construção de marca, através da conceituação de campanhas de comunicação​ que tenham como base a essência da marca (brand essence, posicionamento, DNA de marca) e como discurso, o seu propósito (brand purpose).

Vivemos um momento em que os consumidores buscam argumentos e referências emocionais para embasarem suas escolhas. Os atributos funcionais de um produto ou serviço tornaram-­se commodities​ e são considerados como secundários, apesar de importantes.

Nesse ambiente é preciso não só replicar o posicionamento de uma marca. Você irá entender como adequá­-lo as plataformas digitais, respeitando o DNA da marca, o tom de voz, as políticas corporativas e de mercado, sem deixar de ser criativo, de dialogar e ouvir as necessidades de seu público.

 

Por que participar

A cultura digital transformou a forma como marcas, profissionais, consumidores e prestadores de serviço se relacionam. A construção de uma marca demanda um propósito claro e, para isso, é preciso ter o mindset ajustado para entender a atuar nesse cenário de aprendizado e transformação contínua.

O planejamento, como ferramenta, irá ajudá­-lo a contextualizar projetos de comunicação digital, qualificar a presença on-line de uma marca, definir estratégias de relacionamento​ que facilitem o diálogo,​ montar uma segmentação de conteúdos por comportamento e o principal: entender que pessoas são mais que consumidores.

PÚBLICO ALVO

Empreendedores de todos os mercados; profissionais de marketing; gestores, planejadores, jornalistas, criativos e profissionais de atendimento. É também indicado para fundadores e profissionais de startups que precisam melhor compreender a integração das tecnologias com o marketing digital, sem abrir mão das inovações em redes sociais, definindo a melhor forma de comunicação para seus negócios.

RESULTADOS ESPERADOS

O aluno deverá, ao final do curso, ter plenas condições de desenvolver e/ou avaliar um planejamento para o ambiente digital, com organização e método, tendo como base o posicionamento da marca. O aluno deverá também estar apto a identificar e a direcionar os principais aspectos para a comunicação (a partir de OBJETIVOS DE NEGÓCIO), entendendo como estruturar um propósito de marca a partir do comportamento do consumidor (definindo OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO).

 

PROGRAMA

1ª Aula

O mercado de comunicação no Brasil:

·         Como funciona o departamento de marketing nas empresas e qual é o perfil dos profissionais;

·         Como estão estruturadas as agências de publicidade e qual é o seu modelo de negócio;

·         Como operam os veículos de comunicação “tradicionais” – rádio, TV, jornal e revista;

·         Mídias tradicionais – investimento x alcance;

·         Mídia digital – Paid. Earned. Owned.

 

A era digital:

·         O mercado mad men (pré-digital) x o mercado atual (pós-digital);

·         A comunicação tradicional (dita “off-line”) e suas limitações;

·         A complexidade do ambiente digital e a necessidade de: ouvir, entender, engajar e mensurar, agir e responder a demandas;

·         A entrada das consultorias no mercado de comunicação – por quê?

 

Estratégia:

·         Conceituação de planejamento;

·         Definição de branding;

·         Branding como base da comunicação (essência de marca);

·         O digital como entrega apartada da estratégia global – causa e consequências;

·         O mercado digital no Brasil: números e tendências;

·         Perfil e comportamento do brasileiro – uma visão macro de como utilizamos canais, ferramentas e motivações sobre as marcas.

 

Mindset:

·         Definição e implicações para o profissional de marketing digital;

·         Aculturamento digital – mudança de padrão mental;

·         Digital como mídia vs digital como branding (construção de marca);

·         Propósito de marca – valores de marca e identidades sociais;

·         Golden circle – Descubra o porquê de sua marca;

·         Neuromarketing – overview e possibilidades.

2ª Aula

Recap:

·         Relembrando conceitos e ajustando o mindset.

 

Planejamento – IMERSÃO:

·         Levantando informações e mapeando o problema (marketing, business e mercado);

·         Analisando o posicionamento e o planejamento estratégico;

·         Analisando propósito, tom de voz e percepção de marca;

·         SOW – A importância do escopo de trabalho.

 

Planejamento – ORGANIZANDO O TRABALHO:

·         Levantamento de objetivos de negócio;

·         Estudo de caso;

·         Desmembrando os objetivos macro em desafios;

·         Definindo os objetivos de comunicação;

·         Pesquisa de mercado: o que olhar;

·         Pesquisa de comportamento.

 

Planejamento – PROPÓSITO:

·         Método e organização para o trabalho;

·         Planejamento digital: estratégico e tático (modelo de trabalho);

·         Brand essence (ou brand ideal) – Importância e definição;

·         Introdução ao método Canvas;

·         Golden circle – o porquê da sua marca.

·          

Planejamento – TÁTICO:

·         Aterrizando o planejamento estratégico;

·         Brand persona – tom de voz;

·         Traduzindo a estratégia: do brand essence as ações;

·         Apresentando o conceito – formatos e cuidados;

·         Desafios: atendendo aos objetivos de negócio – ferramentas de comunicação;

·         Aplicações do propósito nas entregas do dia a dia;

·         Estudos de caso.

METODOLOGIA

Durante 12 horas do curso, o enfoque será mais teórico-reflexivo, baseado em cases e experiência do docente.
Nas 4 horas finais do 2º dia de curso, os alunos farão uma dinâmica planejando um case baseado nos conceitos apresentados.
Os conceitos são testados e fixados ao longo das aulas e validados ao final com a dinâmica de fechamento.
O conteúdo é extremamente imagético, facilitando o entendimento através de imagens e analogias.
O debate é contínuo e estimulado para adequação da mensagem ao dia-a-dia de trabalho dos alunos, sugestionando-os a aplicar os conceitos já no primeiro dia útil após o curso.

PROFESSOR

Com formação em TI e MBA em gestão empresarial pela FGV, Vinicius Melo trabalha com gerência de projetos desde 1998, para empresas de todos os segmentos, de ONGs a multinacionais.
Como empreendedor foi sócio de duas agências digitais, trabalhando para clientes como Coca-Cola, Nokia, Intelig, Globosat, Fox em projetos digitais e de redes sociais. Mais recentemente atuou como líder de projetos digitais para Reckitt Benckiser, Amil, Loreal, Boticário e Turner, na agência PONG Dynasty (Cubo.cc, da holding Interpublic).
Trabalhou ainda nas agências SantaClara e DM9, intregrando projetos On e Off focados em interatividade e inovação.
Atualmente é fundador e diretor de planejamento da COLONY - Social Branding, agência de planejamento e estratégia digital.

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o câmpus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
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