Inovação na Embalagem como Ferramenta de Marketing

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 19/04/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de inscrições: até 18 de abril"
Aula 19 e 26 de abril, 03, 10 e 17 de maio de 2017 - 4ª feiras das 19h30 às 22h30

OBJETIVOS

Ensinar passo a passo o método, criado na ESPM, para inovar na embalagem a partir da percepção de valor do consumidor. Proporcionar aos participantes uma experiência de aplicação prática do método a partir de um briefing passado por uma empresa real do mercado

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de Marketing, designers e profissionais de embalagem

POR QUE PARTICIPAR

Porque a embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing e este método permitirá aos profissionais utilizarem mais efetivamente esse recurso que a empresa tem dentro de casa à disposição de seus profissionais.

RESULTADOS ESPERADOS

No final do curso os alunos apresentarão à empresa que passou o briefing uma proposição de embalagem inovadora e terão experimentado todas as etapas da metodologia, sendo capazes de aplicá-la em seus próprios projetos

PROGRAMA

Aula 1 – Introdução – Apresentação da metodologia de Inovação na Embalagem®

·         Importância da embalagem para o negócio das empresas e para a sociedade

·         Histórico – Criação, evolução e resultados alcançados pelo método

·         Inovação é diferente de invenção

·         A metodologia de inovação mais utilizada do mundo

·         Síntese do conceito e exemplos ilustrativos

·         Briefing para o estudo de campo 1

Aula 2 – Método passo a passo – apresentação das 6 etapas

·         Produto a ser desenhado

·         A categoria em que o produto concorre

·         Principais concorrentes

·         Caracteristicas do público a que o produto de destina

·         Dados e informações de marketing

·         Objetivo pretendido pelo projeto de inovação

·         Apresentação dos trabalhos do estudo de campo 1

·         Briefing para o estudo de campo 2

Aula 3 – Método passo a passo – apresentação das 6 etapas

·         Briefing

·         Estudo de campo

·         Pesquisa Mind Man

·         Proposição da inovação

·         Identificação / criação da embalagem proposta

·         Montagem da apresentação da ideia proposta

·         Apresentação dos trabalhos do estudo de campo 2

·         Briefing para o estudo de campo 3

 

Aula 4 –  Estudo de casos

·         Casos realizados para empresas reais pelo professor

·         Cases desenvolvidos pelos alunos em sala de aula

·         Cases dos workshops conduzidos pelo professor

·         Orientação para a montagem das apresentações finais

·         Apresentação dos trabalhos do estudo de campo 3

Aula 5 – Apresentação do projeto de inovação na embalagem

·         Apresentação do trabalho dos grupos para os profissionais da empresa participante e para os professores convidados

·         Avaliação dos trabalhos apresentados

·         Recomendações finais

·         Encerramento do curso

METODOLOGIA

Este curso adota a metodologia Project Based Learning, em que os alunos realizam um projeto real de embalagem, aplicando o método passo a passo a partir de um briefing passado aos alunos por uma empresa real do mercado que, nesta edição, será passado pela Arcor.

PROFESSOR

Professor Fabio Mestriner - Designer com 42 anos de experiência profissional.

Professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing;

Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem na Escola de Engenharia Mauá;

Professor do Curso de Pós-Graduação em Design na Sustentare Escola de Negócios, Joinville, SC;

Professor do MBA de Marketing da FUNDACE-USP, Ribeirão Preto, SP.

 

Autor dos livros:

Design de Embalagem – Curso Básico,

Design de Embalagem – Curso Avançado 

Gestão Estratégica de Embalagem

Editora Pearson /Prentice Hall

(Livros adotados por mais de 30 universidades do País)

 

Autor do livro – 4 pequenas histórias que juntas mudaram o mundo

Foi presidente da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem e representante do Brasil no board da WPO – World Packaging Organization entre 2002 e 2006 – Nesse período integrou o Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP.

Integrou o Grupo de Trabalho que criou o Programa Brasileiro do Design  PBD – MDIC - Ministério da Indústria e Comércio – BR.

Foi curador setorial de Embalagem da 1º Bienal Brasileira de Design 2006.

Palestrante e conferencista em Design, Inovação e Inteligência de Embalagem para universidades, empresas e entidades.

Criador da exclusiva “Metodologia de Inovação na Embalagem a partir da percepção de valor do consumidor”®

Realizou workshops de inovação de embalagem no México, no Peru, na Argentina e no Brasil, aplicando a metodologia da qual é autor.

Como designer de embalagem, conquistou vários prêmios internacionais

 

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso.

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.
 
MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!
A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.
 
Nos casos de CANCELAMENTO:
 
Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.
 
Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.
 
IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.
Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.
 
A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Formas de pagamento

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 1.872,00
  • 1x Cartão
    R$ 1.872,00
  • 2x Cartão
    R$ 936,00
  • 3x Cartão
    R$ 624,00
  • 4x Cartão
    R$ 468,00
  • 5x Cartão
    R$ 374,40
  • 6x Cartão
    R$ 312,00