INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ESTRATÉGIA DE MARKETING: DO DNA DE MARCA AO SUPORTE À AÇÃO

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 05/05/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de inscrições: até 04 de maio"

Aulas 05 e 06 de maio de 2017 -  sexta-feira das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h às 17h.

OBJETIVOS

- Entender a importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão estratégica, desde o surgimento do tema no marketing até o planejamento estratégico de uma organização como um todo.

- Apresentar o processo de construção da inteligência de mercado, dentro de uma organização, bem como as ferramentas de decisão de marketing para tal processo.

- Mostrar que a inteligência de marketing e o processo de suporte estratégico do marketing de uma organização começam na identificação do DNA da marca/organização em questão.

 

POR QUE PARTICIPAR

Vivemos em tempos de incerteza: tanto na macroeconomia quanto na dinâmica do mercado, das empresas e de seus consumidores. Logo, quem compreender, o quanto antes, tais movimentações e orientar esforços às ações mais adequadas, tem a oportunidade de crescer, sobreviver e perpetuar-se no mercado.

O objetivo do curso de Inteligência de Mercado e Estratégia de Marketing do CIC/ESPM reside justamente em auxiliar os alunos no processo para se obter informações disponíveis no mercado, de fácil acesso, mas que nem todos costumam usar - transformá-las em inteligência e guiá-las à ação e posterior controle, estruturando a atividade estratégica de marketing.

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se no fim do curso que o egresso tenha pleno conhecimento das rotas possíveis 

*A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio

PÚBLICO-ALVO

- Analistas de marketing que estejam trabalhando nas áreas de marketing estratégico, inteligência de mercado, inteligência de negócios e afins que demandem a captação e compreensão de informações diversas no mercado para suportar a tomada de decisão das suas lideranças.

- Líderes empresariais, de marketing e/ou empreendedores, que busquem dar maior direção estratégica às suas operações, utilizando-se das ferramentas que o marketing possui para a identificação e orientação frente ao mercado-alvo.

PROGRAMA

Ato #1  Apresentação dos alunos, DNA de marca e caso-estudo

- Compreensão do desafio dos alunos para adaptações do curso à demanda.

- Histórico da inteligência de mercado.

- Evolução e tendências.

- A importância do branding para a estratégia de marketing.

- Propósito, missão, visão, valores e sua relevância estratégica.

- Novas ferramentas para branding: desenvolvimento de arquétipos de marca & storytelling 

- Apresentação do caso-estudo.

 

Ato #2  Macroambiente de marketing e suas interferências

- Revisão dos parâmetros do macroambiente de marketing: demográfico, econômico, natural, tecnológico, político e cultural.

- Como cada parâmetro pode impactar uma empresa?

- Por onde obter dados de cada parâmetro?

 

Ato #3  Microambiente de marketing e suas interferências

- Revisão dos parâmetros do microambiente de marketing: consumidor, concorrentes, fornecedores, intermediários e públicos.

- Como cada parâmetro pode impactar uma empresa?

- Por onde obter dados de cada parâmetro?

 

Ato #4  Ferramentas de marketing

- Revisão prática das principais ferramentas de visualização estratégica: SWOT, BCG, Ansoff, forças de Porter, ciclo de vida do produto/serviço. Aplicação prática em casos reais.

- Apresentação das "novas" ferramentas de visualização estratégicas: Oceano Azul, Business Model Canvas, Customer Development, Lean Startup, Matriz de Liderança e Funil de Vendas/Inbound Marketing. Aplicação prática em casos reais.

- Conciliação das ferramentas com as informações obtidas: branding + macro + micro + ferramenta = estratégia.

 

Ato #5  Formatação do plano de marketing, execução e controle

- Formatação de plano de ação e controle: a metodologia Objective Key Metrics (OKR).

- Outras sugestões de plano de ações: cronograma e 5W2H.

- Estudo de caso: aplicação e rotina da Inteligência de Mercado em duas grandes empresas.

- Diferenças entre plano de ação: PMEs x grandes empresas

- Revisão: através do caso-estudo, como montaremos a inteligência de mercado dele?

 

OBS.: Teremos alguns horários para plantões de dúvidas durante o curso:

- Sexta-feira entre 22h30 e 22h50

- Sábado, em horário do almoço.

- Sábado, entre 17h e 17h50.

METODOLOGIA

O curso estaria envolvido em três pilares:

- Teoria: apesar de alguns temas já serem do conhecimento de quem já trabalha/estudou na área de marketing, vale a revisão sob uma nova perspectiva, orientando esforços à aplicação prática;

- Casos: boa parte do curso e o embasamento da parte teórica residirão em casos de mercado, de aplicação dos conceitos da inteligência de mercado e da estratégia de marketing; a ideia aqui é buscar referência, desde pequenas empresas que realizam bons trabalhos à base do “feeling”, até grandes corporações e suas movimentações de sucesso;

- Exercício prático: um tempo da aula (30min-1h/aula) será dedicado à estruturação de um caso prático sob premissas a serem definidas: cada grupo procurará uma ONG e terá de justificar sua escolha x mercado e/ou uma empresa listada na BOVESPA, mas fora do índice principal (IBOVESPA).

PROFESSOR

João Gabriel Chebante

Formado em Administração com ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui dez anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional ou consultor de empresas como Recaro, Colgate, Henkel, BankBoston, LyondellBasell, Braskem (Grupo Odebrecht) e São Paulo FC.

Atualmente, também leciona branding na ComSchool e é professor visitante do minor-especialização em Empreendedorismo da ESPM, além de consultor de branding e estratégia de marketing para empresas de médio e grande portes. O executivo também está dentre os colunistas do Brasil Post (Ed. Abril) – versão brasileira do maior portal de blogs do mundo, o Huffington Post.

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
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Formas de pagamento

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