Você está aqui

  • Graduação
  • 8 SEMESTRES
  • ESPM - São Paulo

Sobre o curso

O curso de Jornalismo da ESPM foi estruturado em duas grandes linhas: análise das melhores práticas em ensino de jornalismo no Brasil e no exterior; e entrevistas com as principais lideranças e empresas do setor.
 
O resultado é um curso em sintonia com as novas demandas do mercado e da sociedade, que forma profissionais completos, aptos a exercer eticamente atividades tanto nas redações como em empresas de variados portes e perfis. O curso fornece ainda uma ampla visão do ambiente de negócios, incentivando o empreendedorismo.
 

Parceiros

Acompanhe a sua inscrição

Dados gerais

Na ESPM, você encontra uma estrutura de ponta que dará suporte na sua formação do começo ao fim do curso. Conheça.
 
EDITAL 2018/1
 
MANUAL DO CANDIDATO
 
MATRIZ CURRICULAR
 
SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL
 
RECONHECIMENTO DO CURSO
Reconhecido pela Portaria SERES nº 266 de 3/4/2017 - D.O.U. de 4/4/2017

Mercado de trabalho

Com a revolução digital, o campo de trabalho para o jornalista se multiplicou em várias frentes. A forte demanda por conteúdo de qualidade e o interesse público impulsionam a carreira. Hoje, sua atuação não se restringe mais à reportagem nos meios de comunicação tradicionais.
 
O mercado de jornalismo comporta também redatores, editores, assessores de imprensa, infografistas, fotojornalistas e cinegrafistas, especialistas em conteúdo para redes sociais, gerentes de dados, produtores, jornalistas de multimídia visual, escritores de não ficção, documentaristas, comentaristas, correspondentes internacionais, entre outros.

Liderança do curso

MARIA ELISABETE ANTONIOLI

Jornalista profissional. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, e pós-doutorado na mesma universidade. Trabalhou em jornais impressos e assessoria de imprensa. Foi técnica em assuntos educacionais da representação do Ministério da Educação em São Paulo, na qual atuou também na direção do Departamento de Ensino Superior. Foi diretora da Associação Brasileira das Escolas de Comunicação/Abecom e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de Universidade. Possui artigos, livro e capítulo de livro publicados em jornalismo e comunicacao. Tem ainda trabalhos publicados em anais de congressos brasileiros e internacionais. É coordenadora e professora do curso de Jornalismo da ESPM-SP. Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Jornalismo e Interesse Público da ECA/USP, avaliadora do Inep/MEC e integrante do Comitê Editorial do periódico Altejor ECA/USP, da Revista de Jornalismo ESPM - edição brasileira da Columbia Journalism Review e do periódico Comunicação em ;

entidades estudantis

CA4D (Centro Acadêmico 4 de Dezembro)

Entidade estudantil que faz a representação dos estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design da ESPM. O objetivo do CA é tornar a fase universitária a melhor possível; para tanto, promove festas, palestras e debates sobre temas fundamentais à complementação da formação e repertório do aluno.

Atlética ESPM

Tem como finalidade básica a organização de reuniões e eventos de caráter esportivo, tanto internos (treinos e amistosos) quanto externos (torneios como Economíadas, Universíadas e outros eventos interfaculdades).

Aiesec ESPM

É uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.

TV Alunos ESPM

Entidade que produz e veicula semanalmente os principais eventos e acontecimentos da Escola, reunindo alunos interessados nas áreas de criação e audiovisual.

agências experimentais

Agência de Jornalismo

Um laboratório do curso de Jornalismo que serve como vitrine para trabalhos jornalísticos produzidos pelos alunos do curso.

ESPM Jr.

É uma empresa de consultoria formada por alunos que realizam projetos para empresas como Nestlé, Motorola, Ericsson, entre outras.

ESPM Social

Uma entidade sem fins lucrativos, pela qual os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos nas aulas para desenvolvimento de projetos de consultoria à ONGs.

Newronio

Um ponto de encontro feito por alunos que apresenta as mais recentes notícias das áreas de comunicação, consummer trends e mídias sociais.

GameLab ESPM

Espaço para pesquisa e experimentação lúdica, por meio de jogos e game design, nas frentes de interesse da comunicação e do marketing, atualizado com o cenário mercadológico contemporâneo.

Incubadora de Negócios

Uma equipe de experientes professores à disposição para orientá-los na abertura de suas próprias empresas e com a possibilidade de incubar o negócio durante a fase inicial da proposta.

serviços aos estudantes

A ESPM dispõe de áreas voltadas ao auxílio dos estudantes, as quais oferecem: aconselhamento profissional, orientação psicológica, suporte no desenvolvimento do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade de internacionalizar o currículo. Tudo que o estudante precisa para aproveitar, da melhor forma possível, sua vida dentro da Escola.

Carreira
Papo
Intercâmbios
Cintegra

Conheça o campus

  • R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04018-010
    Brasil
    (11) 5085-4600
Tour Virtual