Marketing Aplicado à Sustentabilidade

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 30/08/2017
  • ESPM - São Paulo

Já não basta, para o sucesso de um negócio, a oferta de produtos e de serviços de qualidade. 

Percebe-se que os cidadãos e consumidores estão cada vez mais conscientes do espaço ocupado pelas empresas no manejo das riquezas globais, o que acarreta a necessidade de legitimação desse espaço por meio de condutas alinhadas com as novas exigências deste mercado.

Já não basta, para o sucesso de um negócio, a oferta de produtos e de serviços de qualidade. Neste contexto de mudança de paradigmas, passam a ser avaliados, também, os processos e escolhas das organizações. A incorporação da sustentabilidade nas estratégias de mercadológicas pode representar vantagem competitiva, por antecipar uma tendência social.

Os projetos com viés em sustentabilidade, utilizados como fortalecimento de marca por tantas empresas, podem se converter em “branding” também para o próprio Estado, aumentando a confiança nas políticas públicas e fortalecendo laços sociais pelas parcerias e redes envolvidas nestes processos.

Como o mecenato lida com recursos públicos, o papel regulador do Estado é de extrema relevância, especialmente quando se considera a lógica tradicional do capitalismo, que tantas vezes vai de encontro aos interesses estatais.

Por outro lado, a gestão tradicional, que nasceu com o desenvolvimento industrial, tem mudado em ritmo crescente, em função de diferentes transformações sociais, muito ligadas à educação e à conscientização das sociedades.  As questões ambientais, sociais e culturais também estão sendo fundamentais na tomada de consciência global e de decisão, pois o próprio planeta demonstra a necessidade de novos paradigmas para um crescimento sustentável que garanta a vida presente e futura.

Assim, gradativamente, valores ligados à sustentabilidade e à responsabilidade social passam a ser incorporados ao núcleo dos negócios em todo o mundo. Algumas empresas começam a assumir o protagonismo de tais ações, paralelas à atuação do Estado, tanto por iniciativas individuais quanto por meio de organizações/fundações.

Quando se avalia a atitude responsável das empresas, destacam-se duas reflexões. A primeira diz respeito ao objetivo do mercado no contexto capitalista, que passa pela acumulação do capital e pela maximização do lucro. Se, por um lado, tal objetivo pode ser considerado verdadeiro, quando se analisa o mercado em termos abstratos, por outro lado não se pode olvidar que qualquer instituição é formada por pessoas, que são movidas sempre por interesses múltiplos, egoístas e altruístas, e distintos no tempo e no espaço.

PROGRAME-SE

24 horas - 8 encontros
Aulas às terças-feiras, das 19h30 às 22h30
Unidade Joaquim Távora
Conheça o programa do curso: Clique aqui

Professora

GRACE LADEIRA GARBACCIO

Profissional da área de Sustentabilidade, Compliance, Governança, Learn&Development. Formada em Direito e Administração com Doutorado e Mestrado. Experiência nas áreas de Sustentabilidade, Legal, Segurança do Trabalho, Comunicação, Governança em empresas como Vallourec e Saint Gobain. Francês Fluente, Inglês Avançado, Italiano e Espanhol Intermediário.

OBJETIVO

O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais de diversas áreas e negócios a aplicar a teoria vinculada à sustentabilidade em processos de marketing, de forma a obter uma visão completa dos benefícios e das estratégias desta conexão.

PÚBLICO-ALVO

O curso foi estruturado para profissionais de diversos segmentos do mercado privado e público, não se limitando aos profissionais diretamente envolvidos nas áreas de marketing e/ou sustentabilidade. A compreensão do marketing não deve estar apartada da sustentabilidade, deve estar inserida em toda a estrutura organizacional para o êxito da empresa.

Valores do curso

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 2.432,16
  • 1x Cartão
    R$ 2.432,16
  • 2x Boleto
    R$ 1.216,08
  • 2x Cartão
    R$ 1.216,08
  • 3x Cartão
    R$ 810,72
  • 4x Cartão
    R$ 608,04
  • 5x Cartão
    R$ 486,43
  • 6x Cartão
    R$ 405,36