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Métricas de Marketing: Como os números podem melhorar a sua gestão

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 02/09/2017
  • ESPM - São Paulo

SOBRE O CURSO

"Período de inscrições: até 01 de setembro"

Aula de 02 de setembro de 2017 -  sábado das 9h às 18h

OBJETIVOS

Mostrar que a atividade de marketing não pode ser empírica, mas sim baseada em dados e resultados além do ganho de faturamento e lucro.

Reforçar, por meio de métricas variadas, que marketing não é um custo obrigatório, mas um investimento essencial para o desenvolvimento sólido de uma organização.

Apresentar formas de defender o orçamento e a atividade de marketing não somente com conceitos, mas com números e resultados práticos.

Apresentar ferramentas cujas aplicações reforcem insights para a evolução da estratégia central de marketing e os desdobramentos táticos da evolução de marcas e seus negócios.

POR QUE PARTICIPAR

Todos sabemos que marketing é uma das atividades principais de uma organização – ela é que dá o tom na estratégia do negócio. No curso, será mostrado como ela se aplica no mercado, desde a construção da marca e sua percepção ao público até o resultado de vendas.

O grande desafio, porém, é apresentar os resultados dessa atividade – historicamente, o marketing sempre foi visto pelas lideranças das organizações como um custo necessário para o crescimento, e, à medida que cada crise e/ou cenário mais desafiador se apresenta, é exatamente a atividade responsável por dar o lastro real à estratégia de uma organização que sofre os primeiros cortes.

Logo, marketing é uma atividade muito importante, contudo, não essencial para a sobrevivência de uma organização e é exatamente neste ponto que reside a justificativa da existência de um curso somente sobre métricas: apurar e justificar que marketing é tão ou mais importante que a produção e/ou a prestação de serviços, o core business de uma empresa; é por meio de ferramentas de apuração de resultados práticos que podemos inferir esta relevância. Cada vez mais o uso de dados tácitos ajudarão no dia a dia da atividade de marketing, e este curso apresentará as mais práticas para você utilizar a cada instante e reforçar a posição estratégica da disciplina.  

PÚBLICO-ALVO

Executivos e profissionais ligados a marcas que precisam de métricas para analisar, construir e desenvolver seus negócios.

Empreendedores que almejam ter maior controle do seu negócio, principalmente numa atividade que é nevrálgica para o sucesso: estratégia para o mercado e a comunicação com potenciais e atuais clientes.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Maior consciência da relevância da atividade de marketing e seus resultados práticos para a construção estratégica e tática de marcas, produtos e serviços.
  • Construção de repertório de ferramentas para analisar a efetividade da atividade de marketing e comunicação, reforçando a construção e revisão de táticas de mercado.
  • Maior assertividade no uso dos recursos de marketing e sua aplicação no mercado, tornando a atividade mais assertiva ao projeto de desenvolvimento organizacional.

PROGRAMA

Métricas para a construção de marca e participação de mercado

Marketing é muito mais do que market share ou top of mind: existe uma série de métricas para marcas e seus responsáveis trabalharem para garantir a construção de uma marca, bem como apurar a sua participação no mercado. Satisfação do Cliente, Penetração de Mercado, Índice de Desenvolvimento da Categoria são apenas algumas das ferramentas a serem apresentadas, passando não somente por métricas sobre a participação de marcas, mas também sobre as ações de propaganda e o mundo digital.

Métricas de vendas e gestão de portfólio de produtos

O principal tópico do curso – e que vai demandar boa parte do dia de treinamento – vai abordar todo o controle e implementação de métricas sobre o processo de vendas e de gestão de produtos e serviços. Começando pela construção da precificação, evoluindo por itens como promoção, gestão da equipe de vendas e canal até a compreensão da rentabilidade do cliente e a obtenção de margens e lucros, esta etapa do curso vai ser fundamental para se ter não somente a compreensão real do seu negócio, mas como maximizar seus resultados e otimizar a sua oferta de forma a pavimentar um crescimento sólido. 

Marketing e finanças: muito além do ROI

Para quem está um pouco, mas não muito familiarizado com métricas, pode achar que qualquer esforço de marketing pode ser medido somente pelo retorno sobre o investimento – o famoso ROI. Engana-se quem acha que é a única ou a mais correta métrica de atribuição financeira à atividade; neste ponto do curso, serão apresentadas outras abordagens que podem mostrar ao sempre reticente departamento financeiro o quão estratégico é a atividade e os investimentos em marketing.

 

Exercício prático

Não adianta passar o dia todo conhecendo as principais práticas de métricas de marketing sem um exercício prático. Traremos um exemplo real de empresa para estudarmos sob o viés de suas métricas. A soma desses resultados com todo o exercício de inteligência de mercado e compreensão do DNA de marca será fundamental para, no futuro, o profissional egresso do curso consiga desenvolver de forma sólida planos e táticas de marketing e comunicação para o seu negócio.

Visando em acompanhar tendências mundiais, a ESPM está aderindo formas mais sustentáveis de trabalhar. Uma delas será a adoção do o envio de materiais de aula para os estudantes em formato digital após o término do curso.

METODOLOGIA

Apresentação de casos de empresas/marcas de diferentes portes a perspectiva de erros e acertos sobre cada ponto.

Exercício em sala de aula, para que o estudante possa exercitar na hora o que seria o dia a dia da atividade de marketing baseada em dados.

PROFESSOR

João Gabriel Chebante – Formado em Administração com ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui 12 anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional ou consultor de empresas como Recaro, Colgate-Palmolive, Henkel, BankBoston, LyondellBasell, Braskem (Grupo Odebrecht) e São Paulo FC. Desde 2012, é líder da Chebante Brand Strategy, consultoria pioneira no conceito de inteligência de mercado para organizações de diferentes segmentos e portes. Também é professor da ESPM, onde lidera o curso de Inteligência de Mercado do Centro de Inovação e Criatividade da Instituição.

CERTIFICADO

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você vai recebê-lo via e-mail, após o preenchimento da pesquisa do curso. 

CANCELAMENTO

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada!

A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO:

Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura.

Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Conheça o campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
Tour Virtual

Formas de pagamento

  • Parcelas
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  • 1x Boleto
    R$ 699,00
  • 1x Cartão
    R$ 699,00
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  • 3x Cartão
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  • 6x Cartão
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