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Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais e físicos

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 20/09/2017
  • ESPM - São Paulo

A atividade de trade marketing está inserida no dia-a-dia de diversas empresas do mercado e nos mais diferentes canais de vendas

Até pouco tempo, a atuação da área era extremamente tática e se restringia a implementação dos planos definidos no Planejamento de Marketing. Gradativamente tem assumido maior relevância no ambiente estratégico e percebe-se a necessidade de planos mais específicos, direcionados aos canais e clientes, em projetos focados não apenas nos shoppers, mas também nos intermediários do processo como distribuidores e seus times de vendas, nas empresas de varejo tradicionais e agora direcionando grandes recursos para plataformas de e-commerce. 

A cultura do trade marketing se relaciona com as diversas áreas internas e externas da empresa, passa a ter seu próprio orçamento e novos desafios, metas, e sua atuação não é mais restrita a parte do Plano de Marketing, focando na execução.

Canais tradicionais como atacados, distribuidor e varejistas, passam a competir entre si, com o aparecimento de novos formatos como o “Atacarejo” e também em soluções Multicanais com sistemas de vendas diretas em canais door to door, clubes de compras, telemarketing e o crescente desenvolvimento de diversos modelos de venda em comercio eletrônico.

Para isso é fundamental destacar a importância do Planejamento de Trade mais abrangente, atrelado a planejamento estratégico e cultura organizacional de cada empresa, pois mesmo entre concorrentes em um mesmo mercado, o modelo de gestão da área deve considerar características próprias no tratamento da questão.

O histórico de viés mais tático da atuação da área de trade, modelo que foi implantado no Brasil, se faz necessário a formação de profissionais com esta competência específica de Planejadores Estratégicos em Trade Marketing.

De modo a atender esta demanda, o Curso de Atualização em Planejamento em Trade Marketing Potencialize Vendas nos Canais Digitais, a ESPM oferece aos alunos condições para em sua formação de se destacar no mercado de trabalho, ampliando seus conhecimentos sobre o tema e, para aqueles que já estão em cargos de liderança na área, desenvolver planos direcionados para suas empresas.

O curso é ministrado por professores com amplo conhecimento teórico e prático, que privilegiam em suas aulas a troca de experiência embasada nos exemplos retirados de diversos contextos profissionais. Estimulam debates sobre a realidade da operacionalização em cada mercado e empresa dos participantes e procuram desenvolver entre os alunos a capacidade de avaliar cenários estratégicos de modo a poder realizar a mesma atividade em outras empresas e em outros mercados.

Os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos apreendidos em atividades direcionadas as empresas que fazem parte, individualmente ou em grupos, preservando a confidencialidade de cada organização em um planejamento real de trade marketing.

Programe-se

30 horas - 10 encontros
Aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
Unidade Joaquim Távora
Conheça o programa do curso: Clique aqui

Professor

MARCELO ERMINI

Conheça a formação e atuação do professor pelo Linkedin.

Objetivo

Proporcionar uma visão sistêmica do processo de planejamento de trade de marketing, com reflexão sobre a realidade dos mercados que a empresa atua, seu relacionamento com seus canais, clientes, shoppers nos canais tradicionais e inserido no contexto o crescente comércio eletrônico. A construção de um planejamento eficaz considera entender os pontos de convergência da estratégia da indústria, varejo, mix de produto e serviços, entendendo o processo de compra e comportamento do shopper, oportunidades de negócio e alavancagem de vendas.

O curso pretende discutir as variáveis que influenciam e impactam em resultados para que os empresários e executivos possam se posicionar para desenvolver relações de longo prazo com seus clientes em mercados tão competitivos como os atuais. A atuação dos shoppers nos canais tradicionais e em e-commerce deve ser analisado e potencializado nos planejamentos de Trade Marketing

Público-Alvo

Empresários e executivos para que possam se posicionar para desenvolver relações de longo prazo com seus clientes em mercados tão competitivos como os atuais.

Valor do Curso

  • Parcelas
  • Valor
  • 1x Boleto
    R$ 3.024,00
  • 1x Cartão
    R$ 3.024,00
  • 2x Boleto
    R$ 1.512,00
  • 2x Cartão
    R$ 1.512,00
  • 3x Cartão
    R$ 1.008,00
  • 4x Cartão
    R$ 756,00
  • 5x Cartão
    R$ 604,80
  • 6x Cartão
    R$ 504,00

Conheça o Campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
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