Pós-graduação em Jornalismo Digital

ESPM - São Paulo
  • Pós-Graduação
  • 3 SEMESTRES
  • ESPM - São Paulo

O jornalismo está entre as atividades mais impactadas pelas rápidas e constantes mudanças impostas pela evolução tecnológica dos meios

Mais do que apenas reportar com rigor, editar com talento e veicular colocando seu conteúdo à disposição da sua audiência, hoje, o jornalismo requer dos profissionais também novas habilidades. Nesse cenário, surgiram novos atores, como as possibilidades narrativas multimídia, news graphics, produção e difusão multiplataforma, analytics, design thinking, a apuração pelo jornalismo de dados, modelos de negócios cross media... A lista é bem vasta.

Ao lado das mudanças na natureza do fazer jornalístico, há as profundas transformações sofridas pelo mercado de trabalho e o mercado dos veículos – dois planos do exercício profissional em que a expressão modelo de negócios ganhou estatura. Jornalistas podem se transformar em seus próprios veículos, produzindo de modo independente das empresas o seu conteúdo (e negociando acordos comerciais, inclusive). Vender anúncios, seja em páginas ou em módulos de 30” na TV ou no rádio perde o sentido diante do streaming ou do Youtube , enquanto Google e Facebook se firmam como veículos ideais para levar notícias às novas gerações por meio de compartilhamentos. Como sobreviver a tudo isso? Ser bom jornalista é apenas a ponta do iceberg quando falamos em jornalismo digital. É jornalismo, mas é muito mais também.

Para municiar o jornalista com as armas necessárias para pensar em todo esse processo, o curso de “Pós em Jornalismo Digital” articula em três grandes blocos as disciplinas, que promovem um olhar 360º dessa nova realidade do jornalismo como profissão, como narrativa, como mercado e como negócio.

Início das aulas: 2/8/2017
390 horas, duração aproximada de 18 a 20 meses
Aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30 

As OFICINAS têm duração de 8 horas cada e são realizadas sempre aos sábados, das 8h às 17h (com uma hora de intervalo para almoço). 

Unidade Joaquim Távora
Conheça o programa do curso: Clique aqui e faça o download

Objetivos

Aprimorar o conhecimento dos profissionais de jornalismo sobre o tema mídias digitais e seus impactos culturais na forma como as pessoas buscam ali informação jornalística — não apenas com o conhecimento técnico ou de negócios, mas também trazer um pensamento crítico sobre a atuação dos jornalistas como repórteres e editores somado à capacidade de planejar, criar e implementar novos negócios no universo do jornalismo digital.

A Pós-Graduação em Jornalismo Digital tem a missão de contribuir para a melhoria da imprensa no Brasil diante dos desafios colocados pelas novas mídias.

Público-alvo

Jornalistas profissionais e profissionais de comunicação com graduação em curso superior (não necessariamente em curso de Jornalismo), com experiência em veículos jornalísticos, em empresas de comunicação e mídia de qualquer plataforma ou em produção de conteúdo informativo vinculado a um veículo ou de modo independente.

Valor do Curso

  • Matrícula
  • Parcelas
  • 1 x R$ 1.300,00
    1 x R$ 33.949,12
  • 1 x R$ 1.300,00
    17 x R$ 2.032,41 + 1x R$2.069,06
  • 1 x R$ 1.300,00
    23 x R$ 1.563,93 + 1x R$1.624,01
  • 1 x R$ 1.300,00
    29 x R$ 1.284,90 + 1x R$1.323,15
  • 1 x R$ 1.300,00
    35 x R$ 1.096,71 + 1x R$1.207,71

Devido aos residuais decimais que há em cada parcela do curso, o último pagamento será superior aos demais para que se complete o valor total do investimento.

O valor final do curso informado em cada plano de pagamento não será alterado.

Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Coordenador

JORGE ROBERTO TARQUINI

Jornalista, Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós em Educação no Ensino Superior pela mesma universidade e especialização em Publishing pela Stanford University.   Em 16 anos na Editora Abril, foi Diretor de Redação das revistas Quatro Rodas (1994 a 1999) e Terra (2000 e 2001), colunista da revista VIP. Em 1993, foi jornalista-visitante das publicações americanas Time, USNews e Newsweek.   Em 2003, criou a Scribas, empresa de produção de conteúdo e criação de projetos editoriais, projetos de publicações e livros, além de branded content e consultoria de comunicação em plataformas on e offline.   Como autor, escreveu o best-seller O Doce Veneno do Escorpião, além GSS 50 Anos, que conta a saga do grupo criado por Silvio Santos, e o livro Rastro Digital, a Aventura da Informática no Brasil.   Leciona Crítica da Mídia no curso de graduação em Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e Gestão de Empresas de Mídia no curso de graduação em Jornalismo da ESPM. Em 2011, assumiu a coordenação do Curso de Pós-Graduação com Ênfase em Edição Editorial, parceria da ESPM com o Instituto de Altos Estudos de Jornalismo (IAEJ), e passou também a ser professor no curso de graduação em Jornalismo da mesma escola.   Vencedor o Prêmio Esso de Jornalismo em 2013, como Melhor Contribuição à Imprensa, por sua atuação ao longo de 2012/13 como editor e também publisher da Revista de Jornalismo ESPM, versão brasileira da Columbia Journalism Review.

Conheça o Campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
Tour Virtual