Você está aqui

Pós-graduação em Jornalismo Digital

ESPM - São Paulo
  • Pós-Graduação
  • 3 SEMESTRES
  • ESPM - São Paulo

O jornalismo está entre as atividades mais impactadas pelas rápidas e constantes mudanças impostas pela evolução tecnológica dos meios

Mais do que apenas reportar com rigor, editar com talento e veicular colocando seu conteúdo à disposição da sua audiência, hoje, o jornalismo requer dos profissionais também novas habilidades. Nesse cenário, surgiram novos atores, como as possibilidades narrativas multimídia, news graphics, produção e difusão multiplataforma, analytics, design thinking, a apuração pelo jornalismo de dados, modelos de negócios cross media... A lista é bem vasta.

Ao lado das mudanças na natureza do fazer jornalístico, há as profundas transformações sofridas pelo mercado de trabalho e o mercado dos veículos – dois planos do exercício profissional em que a expressão modelo de negócios ganhou estatura. Jornalistas podem se transformar em seus próprios veículos, produzindo de modo independente das empresas o seu conteúdo (e negociando acordos comerciais, inclusive). Vender anúncios, seja em páginas ou em módulos de 30” na TV ou no rádio perde o sentido diante do streaming ou do Youtube , enquanto Google e Facebook se firmam como veículos ideais para levar notícias às novas gerações por meio de compartilhamentos. Como sobreviver a tudo isso? Ser bom jornalista é apenas a ponta do iceberg quando falamos em jornalismo digital. É jornalismo, mas é muito mais também.

Para municiar o jornalista com as armas necessárias para pensar em todo esse processo, o curso de “Pós em Jornalismo Digital” articula em três grandes blocos as disciplinas que promovem um olhar 360º dessa nova realidade do jornalismo como profissão, como narrativa, como mercado e como negócio: as discussões do jornalismo e da busca pela verdade nos tempos digitais, as ferramentas tecnológicas necessárias para produzir e veicular bom jornalismo e o olhar empreendedor para novos negócios baseados em informação jornalística.

Início das aulas: 5/3/2018
390 horas, duração aproximada de 18 a 20 meses
Aulas às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30

As OFICINAS têm duração de 8 horas cada e são realizadas sempre aos sábados, das 8h às 17h (com uma hora de intervalo para almoço). 

Unidade Joaquim Távora
Conheça o programa do curso: Clique aqui e faça o download

Objetivos

Aprimorar o conhecimento dos profissionais de jornalismo e comunicação sobre o tema mídias digitais e seus impactos culturais na forma como as pessoas buscam a informação jornalística — não apenas com o conhecimento técnico ou de negócios, mas também um pensamento crítico sobre a atuação dos jornalistas como repórteres e editores somado à capacidade de planejar, criar e implementar novos negócios no universo do Jornalismo digital.

Pós-Graduação em Jornalismo Digital tem a missão de contribuir para a melhoria da imprensa no Brasil diante dos desafios colocados pelas novas mídias.

Público-alvo

Profissionais com experiência em jornalismo ou comunicação em momento de crescimento ou consolidação na carreira, que buscam aprimorar e revitalizar suas habilidades para assumir desafios nas organizações de comunicação em plena transformação ou em novos negócios empreendedores em jornalismo no universo digital. Indicado para profissionais em fase de crescimento profissional.

Valor do Curso

  • Matrícula
  • Parcelas
  • 1 x R$ 1.300,00
    1 x R$ 36.064,07
  • 1 x R$ 1.300,00
    17 x R$ 2.159,03 + 1x R$2.197,86
  • 1 x R$ 1.300,00
    23 x R$ 1.661,36 + 1x R$1.725,16
  • 1 x R$ 1.300,00
    29 x R$ 1.364,93 + 1x R$1.406,05
  • 1 x R$ 1.300,00
    35 x R$ 1.165,04 + 1x R$1.282,68

Devido aos residuais decimais que há em cada parcela do curso, o último pagamento será superior aos demais para que se complete o valor total do investimento.

O valor final do curso informado em cada plano de pagamento não será alterado.

Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Coordenador

JORGE ROBERTO TARQUINI

Jornalista, Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós em Educação no Ensino Superior pela mesma universidade e especialização em Publishing pela Stanford University.   Em 16 anos na Editora Abril, foi Diretor de Redação das revistas Quatro Rodas (1994 a 1999) e Terra (2000 e 2001), colunista da revista VIP. Em 1993, foi jornalista-visitante das publicações americanas Time, USNews e Newsweek.   Em 2003, criou a Scribas, empresa de produção de conteúdo e criação de projetos editoriais, projetos de publicações e livros, além de branded content e consultoria de comunicação em plataformas on e offline.   Como autor, escreveu o best-seller O Doce Veneno do Escorpião, além GSS 50 Anos, que conta a saga do grupo criado por Silvio Santos, e o livro Rastro Digital, a Aventura da Informática no Brasil.   Leciona Crítica da Mídia no curso de graduação em Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e Gestão de Empresas de Mídia no curso de graduação em Jornalismo da ESPM. Em 2011, assumiu a coordenação do Curso de Pós-Graduação com Ênfase em Edição Editorial, parceria da ESPM com o Instituto de Altos Estudos de Jornalismo (IAEJ), e passou também a ser professor no curso de graduação em Jornalismo da mesma escola.   Vencedor o Prêmio Esso de Jornalismo em 2013, como Melhor Contribuição à Imprensa, por sua atuação ao longo de 2012/13 como editor e também publisher da Revista de Jornalismo ESPM, versão brasileira da Columbia Journalism Review.

Conheça o Campus

  • R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04015-013
    Brasil
    (11) 5081-8200
Tour Virtual