Você está aqui

  • Graduação
  • 8 SEMESTRES
  • ESPM - São Paulo

Sobre o curso

A origem da ESPM está intimamente ligada ao mercado e à comunicação. Em 1951, importantes publicitários criaram o primeiro curso de propaganda do Brasil. A oportunidade de qualificar essa atividade exigiu que o curso sempre se antecipasse às tendências e inovações, como nos anos 1970, quando se consolidou ao ser a primeira escola a introduzir o marketing em sua formação básica. Da mesma forma como hoje o dinamismo da comunicação e as constantes transformações tecnológicas e comportamentais ampliam as áreas de trabalho, devidamente incorporados nos conhecimentos teóricos e práticos que o curso oferece a seus estudantes, baseados no que há de mais relevante nos cenários nacional e internacional. Assim, a ESPM preserva seu compromisso de entregar ao mercado jovens profissionais altamente competentes e competitivos.
 
Ao estudante que opta pelo curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda é oferecido um repertório de conhecimentos relevante e compatível com a alta expectativa que o mercado empregador possui e que, por sua vez, oferece inúmeras possibilidades de atuação profissional. As bases são estabelecidas no forte conhecimento de mercado, no sólido embasamento em comunicação mercadológica e no profundo estudo humanístico.
 

Parceiros

Acompanhe a sua inscrição

Dados gerais

Na ESPM, você encontra uma estrutura de ponta que dará suporte na sua formação do começo ao fim do curso. Conheça.

EDITAL 2017/2
Veja o edital para o vestibular

 
MATRIZ CURRICULAR
 
SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL
 
RECONHECIMENTO DO CURSO
Portaria Seres nº 703 de 18/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 19/12/2013.

Trilhas do curso

O curso de Comunicação Social da ESPM é o único curso no Brasil que oferece um modelo de escolha por áreas de especialização no transcorrer do percurso acadêmico, permitindo ao estudante ingressar com maior precisão no mercado de trabalho. As seguintes trilhas fazem parte da matriz curricular do período noturno, a partir do 5º semestre, as quais contam com parcerias importantes com empresas e entidades representativas de mercado.

Planejamento de Comunicação

O que há de mais atual no pensamento e nas práticas diferenciadas das principais áreas do mercado (esporte, entretenimento, cultura, tecnologia, por exemplo) e áreas de comunicação (como propaganda, comunicação digital, games, marketing de relacionamento, promoção de vendas, eventos, merchandising, estratégias corporativas e comunicação dirigida). O que inclui muito pensamento estratégico e comportamental.

Criação

O processo de criação publicitária parte do exercício pragmático da direção de arte e da redação, mas que deve, necessariamente, estar aberto às principais possibi­lidades de linguagens no universo da propaganda e de todas as demais áreas da comunicação.

Marketing

A gestão de marcas, por meio da criação e desenvolvimento de produtos ou serviços, é um dos gran­des diferenciais das empresas competitivas. Aqui, temas como segmentação, gestão de portfólio de empresas, análises financeiras e estratégias mercadológicas tornam-se diferenciais importantes para o estudante que se interesse pelo amplo espectro do gerenciamento de empresas, produtos e marcas.

Disciplinas eletivas

Ser protagonista de sua formação inclui, perceber que, além dos conhecimentos que compõem o curso, há outros que aderem ao interesse, à curiosidade e à oportuna experimentação do estudante. Muitas vezes, essa descoberta recai em áreas que não fazem parte do curso de Comunicação Social. Dessa forma, compõe a matriz curricular dos estudantes (a partir do 5º semestre) um espaço para que ele opte por até duas disciplinas a cada semestre, disciplinas essas que fazem parte de um pacote de conhecimentos de todos os cursos da ESPM.
 
Além de se estabelecer como um estímulo a mais para o estudante, favorece a ampliação de sua percepção profissional e o amadurecimento de suas escolhas. Nesse sentido, os cursos da ESPM promoverão a atualização constante da oferta das disciplinas eletivas, contemplando novas demandas de mercado e temáticas específicas. Em termos de currículo, o estudante deverá cursar seis disciplinas eletivas durante o curso, entre o 5º e o 7º semestre.

Mercado de trabalho

É inegável a importância da comunicação na vida contemporânea. TVs, celulares, embalagens, websites e até baladas são formas de ligar pessoas a marcas e empresas. Trata-se de um vasto campo de trabalho, que abrange empresas, agências de comunicação, veículos de comunicação e fornecedores especializados. A empregabilidade acompanha o crescimento desse mercado, cujos investimentos em 2016 serão mais de 120 bilhões. (fonte: Monitor Evolution).
 
O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da ESPM busca a formação de profissionais para atuar com destaque nas principais áreas do setor: marketing e comunicação com o mercado. As palavras-chave para entender esse posicionamento são multidisciplinaridade, internacionalidade, gestão e empreendedorismo pessoal.

Liderança do curso

PAULO ROBERTO FERREIRA DA CUNHA

  Experiência profissional como: publicitário em agências de propaganda (22 anos), docente (15 anos) e psicanalista (4 anos). Doutorando em Comunicação pela ESPM-SP. Formação em Psicanálise pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos). Mestre em Comunicação. Especialização em: Formação de Professores para o Ensino Superior em Marketing. Graduação em Comunicação Social. Áreas de pesquisa: pensamento estratégico, comportamento humano e cinema. Autor do livro “O cinema musical norte-americano – história, gênero e estratégias da indústria do entretenimento”.

entidades estudantis

CA4D (Centro Acadêmico 4 de Dezembro)

Entidade estudantil que faz a representação dos estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design da ESPM. O objetivo do CA é tornar a fase universitária a melhor possível; para tanto, promove festas, palestras e debates sobre temas fundamentais à complementação da formação e repertório do aluno.

Atlética ESPM

Tem como finalidade básica a organização de reuniões e eventos de caráter esportivo, tanto internos (treinos e amistosos) quanto externos (torneios como Economíadas, Universíadas e outros eventos interfaculdades).

Aiesec ESPM

É uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.

TV Alunos ESPM

Entidade que produz e veicula semanalmente os principais eventos e acontecimentos da Escola, reunindo alunos interessados nas áreas de criação e audiovisual.

agências experimentais

Arenas ESPM

Laboratório que proporciona aos estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design a oportunidade de desenvolver suas habilidades nos principais departamentos de uma agência de publicidade: atendimento, planejamento, mídia e criação.

ESPM Jr.

É uma empresa de consultoria formada por alunos que realizam projetos para empresas como Nestlé, Motorola, Ericsson, entre outras.

ESPM Social

Uma entidade sem fins lucrativos, pela qual os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos nas aulas para desenvolvimento de projetos de consultoria à ONGs.

Newronio

Um ponto de encontro feito por alunos que apresenta as mais recentes notícias das áreas de comunicação, consummer trends e mídias sociais.

GameLab ESPM

Espaço para pesquisa e experimentação lúdica, por meio de jogos e game design, nas frentes de interesse da comunicação e do marketing, atualizado com o cenário mercadológico contemporâneo.

Incubadora de Negócios

Uma equipe de experientes professores à disposição para orientá-los na abertura de suas próprias empresas e com a possibilidade de incubar o negócio durante a fase inicial da proposta.

serviços aos estudantes

A ESPM dispõe de áreas voltadas ao auxílio dos estudantes, as quais oferecem: aconselhamento profissional, orientação psicológica, suporte no desenvolvimento do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade de internacionalizar o currículo. Tudo que o estudante precisa para aproveitar, da melhor forma possível, sua vida dentro da Escola.

Conheça o Campus

  • R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
    São Paulo - São Paulo
    04018-010
    Brasil
    (11) 5085-4600
Tour Virtual