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Tomando melhores decisões nos processos de Negociação e Resolução de Conflitos

ESPM - São Paulo
  • Extensão
  • 06/10/2017
  • ESPM - São Paulo

Somos educados para agir conforme os parâmetros de uma racionalidade perfeita na tomada de decisões, como se não houvessem fatores irracionais afetando nossos comportamentos

A teoria sobre negociação e conflitos parte da ideia de que somos conscientes e defendemos nossos próprios interesses e que diante de momentos que requeiram decisões, conseguimos sistematicamente observar de forma fidedigna, considerar as alternativas, calcular os riscos, analisar as consequências sociais, criar convicções e certezas e por fim, de maneira triunfal tomar a decisão. Tudo conforme a prescrição dos manuais. Pura ficção! Isto talvez corresponda ao papel de um super-herói e não de uma pessoa de carne e osso no contexto corporativo.

No mundo real, ao nos depararmos com um contexto de conflito e negociação, podemos nos sentir despreparados, não querendo demonstrar fraqueza; hesitamos, nos precipitamos ao fazer cálculos nos distraímos por conta do tempo e da pressão, e talvez, nos frustremos pelos resultados. E ainda o pior de tudo: por vezes, ao falhar em coisas elementares, atribuímos culpa às circunstâncias ou à pessoas.

Dito isto de uma forma mais acadêmica, somos educados a agir conforme os parâmetros de uma racionalidade perfeita, como se os fatores irracionais não afetassem nossos comportamentos. Entende-se estes fatores como vieses, heurísticas, ilusões e paradoxos-conceitos e experimentos amplamente utilizados pela economia comportamental, psicologia cognitiva e neurociências. Justamente a exploração desses temas tão convenientemente ignorados pela teoria.

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24 horas - 8 encontros
Aulas às sextas-feiras, das 19h30 às 22h40
Unidade Joaquim Távora
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Professor

PAULO EMILIO A. DOS SANTOS

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Objetivo

O objetivo deste curso é trabalhar este lado B, quando somos lançados em situações que nos colocam à prova, ao lidar com conflitos ou processos de negociação, e ainda assim, transformar nossas limitações em vantagens e resultados.

Público-Alvo

Dirigido a gerentes, coordenadores e analistas que atuam na área de marketing, bem como a pesquisadores, estudantes e professores que tenham interesse no tema.

Valor do Curso

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    R$ 2.432,16
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