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NEUROCIÊNCIA APLICADA AO MARKETING: A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO CEREBRAL

ESPM - Sul
  • Extensão
  • 13/11/2017
  • ESPM - Sul

Sobre o curso

O NeuroMarketing é uma vertente relativamente nova do marketing, que incorpora conhecimentos da neurociência e da psicologia, algo como; a composição de estratégias de Marketing que estimulem as estruturas neurais do público alvo, gerando emoções positivas, e, conseqüentemente, retendo e qualificação sua atenção, registrando desta forma memórias positivas.
Entende-se que estruturas emocionais tem forte relação com estruturas cerebrais que processam a tomada de decisão, sendo assim, a influencia emocional positiva de uma estratégia desenvolve subsídios que maximizam e interferem em um decisão de consumo.

 

Objetivos

A proposta desta formação transita na análise, convergência e relação do conjunto de estudos e fatos das três principais ciências envolvidas, Neurociência, Psicologia e Marketing e como suas pesquisas nos trazem informações de como alinhar estratégias específicas do campo do Marketing, onde estas ações influenciem pontos importantes da percepção da Mente Humana. Estamos falando aqui do conceito chamado de “Neuromarketing”, que busca analisar o comportamento do consumidor através da perspectiva cerebral. Um trabalho direcionado a uma base de comunicação da área inconsciente do cérebro, onde o Ser Humano tem menos domínio, pois trata-se de um fator biológico de sua atenção. Conhecer estes “Gatilhos” pode gerar ações muito mais eficientes e assertivas. Segundo Christophe Morin (2011) em seu artigo “Neuromarketing: The new science of consumer behavior”, a cada ano são investido mais de 400 bilhões de dólares em campanhas publicitárias, segundo Carlos Augusto Costa, coordenador do laboratório de Neuromarketing da Fundação Getúlio Vargas, atualmente menos de 3% das empresas utilizam técnicas de Neuromarketing para atingir seus objetivos e ainda, em países como Japão e estados Unidos, a cada 100 produtos lançados, apenas 15 logram êxito, e mais, segundo Jurgen Klaric conferencista mexicano no campo do Neuromarketing, 85% das campanhas de marketing não atingem seus objetivos, onde se justifica o que diz Fernando Kimura através de um estudo realizado pelo professor Gerald Zaltam de harvard que aproximadamente 95% da decisão de compra é inconsciente ao indivíduo, ou seja, temos ai, um mar de possibilidades a explorar. 

 

Metodologia

Expositiva com estudos de caso.

 

Corpo docente

Alexandre Michels Rodrigues

Professor, Empresário, Palestrante e Consultor de empresas na área de Gestão Estratégica - Especialista em implementação de sistemas de Dash Boards para indicadores de gestão empresarial tipo Balanced Scorecard, Empreendedorismo, NeuroGestão e Neuromarketing. Atua como Consultor empresarial em diversas organizações em todo o país pela sua empresa de consultoria DNA Corporativo (www.dnacorporativo.com.br). Idealizador do projeto Neuroexpert (www.neuroexpert.com.br).

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