Você está aqui

Relações Internacionais

ESPM - Sul
  • Graduação
  • 10 SEMESTRES
  • ESPM - Sul

Sobre o Curso

A diplomacia, atividade antes restrita ao setor público, tornou-se, nos últimos anos, fundamental no mundo dos negócios internacionais. As relações cada vez mais estreitas entre as empresas, ou entre empresas e governos, pedem um profissional capaz de fazer e atrair negócios; exigem um estrategista preparado para atuar no mercado globalizado. 

No curso de Relações Internacionais da ESPM-Sul, o estudante tem sólida formação acadêmica para desenvolver esse perfil, aliada à vocação de negócios da Escola. Aqui, o futuro profissional - chamado Diplomata Corporativo - encontra um currículo diferenciado, com oito eixos temáticos: 

  • Relações Internacionais;
  • Marketing;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Negócios Internacionais;
  • Economia;
  • Direito;
  • Idiomas;
  • TCC e Estágio. 

Somam-se a isso uma estrutura física com biblioteca contendo mais de 40 mil títulos e o Laboratório OMC (Organização Mundial do Comércio), corpo docente qualificado e carga horária expressiva e superior aos demais cursos. São aulas dinâmicas, com simulações de mercado, eventos em inglês e estudos de caso internacionais ligados à área de comércio. O mercado de trabalho fica mais próximo do estudante por meio de visitas, palestras, jornadas de negociações, Clube do Diplomata, Incubadora e Empresa Junior, a Global.

O curso de Relações Internacionais na ESPM Sul tem duração de quatro anos, sendo os dois primeiros diurnos - para dedicação máxima à formação acadêmica - e os dois últimos noturnos - para facilitar o acesso do aluno ao mercado de trabalho.

 

ESCOLHA SEU PROCESSO SELETIVO

Dados Gerais

O curso está disponível nos turnos:
Manhã - 8 semestres
Noite - 10 semestres
 
*Verificar disponibilidade de acordo com o processo seletivo.
 
Matriz Curricular
 
Reconhecimento do Curso: Portaria nº 266, de 03 de abril de 2017 - publicada no D.O.U. de 04-04-2017.

Diferenciais

  • Ênfase em Marketing e Negócios; 
  • Ensina a pensar o lado estratégico da profissão;
  • Multidisciplinar;
  • Conhecimento e compreensão de outros idiomas (inglês e espanhol);
  • O curso de Relações Internacionais da ESPM possui dupla titulação com Nebrija (Espanha), além de convênios e intercâmbios com diversas universidades no mundo;
  • É o único curso de Relações Internacionais com ênfase em marketing e negócios, permitindo que você vá a fundo no lado estratégico da profissão, sendo um diplomata corporativo;
  • Aqui você estuda a postura profissional na teoria e na prática, e aumenta o seu conhecimento em idiomas, culturas, crenças e valores, ficando realmente preparado para atuar no mercado globalizado;
  • O curso prepara profissionais para o mercado globalizado;
  • O curso é reconhecido nacionalmente pelo mercado e pelo MEC com avaliação máxima, com uma estrutura curricular no padrão adotado nas melhores universidades do país, oferecendo todos os recursos que você precisa para construir uma carreira de sucesso.

Mercado de trabalho

A maioria dos profissionais de Relações Internacionais formados pela ESPM Sul está trabalhando. Quem não está no mercado dedica-se à vida acadêmica ou se prepara para a prova do Instituto Rio Branco. As possibilidades de trabalho para quem conclui o curso incluem áreas de planejamento, marketing internacional, área corporativa e institucional e área de comércio exterior.

Liderança do curso

SERGIO WOLLMANN

Doutorando em Filosofia, Mestrado em Filosofia com área de concentração em Antropologia, com o tema: O Conceito de Liberdade em Thomas Hobbes, 1992. Especialista em Relações Internacionais pela ESPM Sul e em Currículo e Educação Humanizadora. Licenciatura em Filosofia, História e Psicologia pela FAFIMC em 1987. Diretor do Curso de Relações Internacionais da ESPM Sul desde 2007 e  coordenador da Academia de Professores de 2005 a 2007. É professor de Teoria Política e História do Pensamento Filosófico.

Empresas Juniores

Global Jr.

Global Jr. é a Empresa Júnior do curso de Relações Internacionais, onde o aluno tem experiência do mercado de trabalho. Criada em 2007, é gerida, desde então, por alunos do curso de Relações Internacionais da escola, sob coordenação de um professor Negócios do curso. 
 

Empresa Jr. 

É uma associação civil sem fins lucrativos, que presta serviços de assessoria e consultoria nas áreas de Pesquisa e Planejamento há 15 anos.
É formada e gerida exclusivamente pelos alunos de graduação dos cursos de Administração de Empresas, Design, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Jornalismo da ESPM-Sul, com supervisão de professores especializados na área.
 

Co.De 

Na Co.De, agência experimental de comunicação e design da ESPM-Sul, o aluno é preparado para o mercado de trabalho, tendo a oportunidade de crescer profissionalmente e construir seu portfólio em cinco diferentes áreas: agência, onde são desenvolvidas campanhas publicitárias e materiais gráficos; audiovisual, onde desenvolvem-se clipes e filmes publicitários; moda, área em que os alunos desenvolvem projetos nas áreas de criação e produção de design de superfícies, figurinos e coleções de moda; fotografia, onde são realizadas coberturas de eventos e fotos publicitárias e o digital, área em que são desenvolvidos sites, projetos em 3D, games, apps e projetos experimentais. Além disso, a Co.De é filiada à FEJERS (Federação de Empresas Juniores do RS) e conta com uma infraestrutura moderna em um ambiente similar ao do mercado, sob orientação de uma equipe de professores experientes que auxiliam os processos dentro da agência.
 

NUVE/RSA

Criado em maio de 2010, o NUVE (Núcleo de Voluntariado Estudantil) realiza ações e projetos de incentivo ao desenvolvimento socioambiental da ESPM-Sul junto aos alunos, funcionários e professores da instituição, bem como à sociedade em geral. O NUVE tem como foco o desenvolvimento de projetos de impacto social, buscando sustentabilidade econômica e a formação de redes colaborativas (estudantes, professores, funcionários e comunidade). Queremos fortalecer habilidades de cocriação, organização e incentivo à percepção crítica das problemáticas sócio ambientais da escola (ESPM) e do entorno construído (cidade), buscando empoderar as pessoas dos seus recursos, para que conectadas, criem novas lógicas de relação com o espaço onde estudam.
 

HUB ESPM

A Hub ESPM é a Agência de Jornalismo Multiplataforma do Curso de Jornalismo da ESPM-Sul.
 
A HUB tem como objetivo colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Pra isso, realiza coberturas dentro e fora da ESPM e produz reportagens especiais multiplataforma. Também atende clientes na área social e da comunicação corporativa. Escolhida a melhor agência de jornalismo em 2013, a equipe se orgulha de ter sido convidada pelo GNC Cinemas para realizar a cobertura do 44º Festival de Cinema de Gramado em 2016. O material produzido pelos estudantes foi veiculado em mais de vinte salas em todo o RS e, também, nos telejornais da TVE-RS.