ESPM

  • Modalidade

    Graduação

  • Duração

    8 semestres

  • Unidade / Campus

    ESPM Rio

  • Valor Mensalidade

    Consultar

Bolsas de Estudos

Mais Informações

O jornalismo é uma profissão voltada ao interesse público. É preciso que o profissional tenha uma conduta balizada pela ética, utilize com segurança as tecnologias da informação e da comunicação e seja um avaliador permanente da sua própria produção. Paralelamente à ética jornalística, a técnica jornalística pede que o profissional hoje domine múltiplas narrativas, sendo capaz de se expressar com criatividade e precisão por meio de textos, fotografias, áudios e vídeo, narrativas gráficas e multimidiáticas. Este profissional ainda pode atuar no jornalismo corporativo, com produção de conteúdo e Arquitetura da Informação.

O jornalista é tipicamente uma pessoa bem informada, com olhar crítico sobre a realidade, curioso e disposto a aprender, a cada dia, um pouco mais sobre o mundo ao seu redor. Tem ainda um forte senso de responsabilidade social e consciência do seu papel de mediador de informação na sociedade.

O curso de Jornalismo da ESPM é multifacetado e apresenta um modelo diferenciado, pois foi moldado pelas exigências do mercado. A proposta de ensino desenvolveu-se tendo como referência:

- as melhores práticas dos mais conceituados cursos de Jornalismo do País;

- experiências das principais lideranças e empresas empregadoras de profissionais de jornalismo, que ajudaram a mostrar o que o mercado realmente espera do jovem profissional.

Além disso, um fator se destaca nessa nova proposta de ensino: a conexão do curso com a área de negócios. No cenário atual, as disciplinas de Relações Internacionais, Economia e Marketing, aplicadas ao conhecimento de empresas de mídia, são tão importantes quanto o domínio das técnicas de redação.

Com a revolução digital e o início da Era da Informação, o campo de trabalho para o jornalista se multiplicou em várias frentes. A forte demanda por conteúdo de qualidade e interesse público impulsiona a carreira. Hoje, sua atuação não se restringe mais à reportagem em meios de comunicação tradicionais. O mercado de jornalismo comporta também redatores, editores, assessores de imprensa, infografistas, fotojornalistas e cinegrafistas, especialistas em conteúdo para redes sociais e projetos editoriais digitais, escritores de não-ficção, documentaristas, comentaristas, correspondentes internacionais, entre outros.

O jornalista, portanto, pode atuar em jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, portais, blogs e demais meios de comunicação e, ainda, no departamento de comunicação de grandes empresas, em editoras, em produtoras, em agências de comunicação, em assessorias de imprensa, em consultorias de comunicação e em órgãos públicos. Outra possibilidade importante é a de empreender seu próprio negócio na área ou atuar como profissional autônomo, prestando serviços a diversos veículos de comunicação.

No curso de Jornalismo da ESPM, o estudante entra em contato com todo o processo informativo, ou seja, investigação, apuração, redação, edição e publicação de matérias nos diversos meios de comunicação. O resultado é um curso em sintonia com as novas demandas do mercado e da sociedade, que forma profissionais completos e aptos a exercer eticamente suas atividades.

Desde o início do curso os estudantes também são convidados a participar do Laboratório de Jornalismo, o seu primeiro contato com a profissão. No laboratório eles experimentam o cotidiano de uma redação e produzem a Portal de Jornalismo em Revista, desenvolvendo todas as etapas do fazer jornalístico, desde a concepção, passando pelas reuniões de pauta, criação dos textos até a produção e publicação da revista.

Disciplina h/a
ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO 72
FOTOGRAFIA 72
HISTÓRIA DO JORNALISMO NO BRASIL 72
INTRODUÇÃO AO JORNALISMO 72
LINGUAGEM 72
METODOLOGIA DA PESQUISA 72
PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS I 72
Disciplina h/a
ANTROPOLOGIA 72
FOTOJORNALISMO 72
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 72
PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS II 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS I (Jornal Impresso) 72
TÉCNICAS DE ENTREVISTA E PESQUISA EM JORNALISMO 72
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 72
Disciplina h/a
DIAGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO GRÁFICA 72
ESTATÍSTICA 72
INFOGRÁFICOS 72
PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE SOM 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS II (Rádio) 72
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 72
TEORIAS DO JORNALISMO 72
Disciplina h/a
CIÊNCIA POLÍTICA APLICADA 72
ECONOMIA 72
FUNDAMENTOS DE MARKETING 72
JORNALISMO, SOCIEDADE E CIDADANIA 72
PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA 72
PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS III (TV) 72
Disciplina h/a
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA 72
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO 216
ESTRATÉGIAS DE MARKETING 72
ESTUDOS MACROECONÔMICOS 72
ÉTICA 72
GESTÃO DE MARCAS 72
PERSPECTIVA CRÍTICA DA NOTÍCIA 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS IV (Meios Digitais) 72
Disciplina h/a
ASSESSORIA DE IMPRENSA 72
DIREITO E LEGISLAÇÃO JORNALÍSTICA 72
ESTUDOS GEOPOLÍTICOS 72
FINANÇAS DE MERCADO 72
MÍDIA REGIONAL 36
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 72
TÓPICOS ESPECIAIS DE REPORTAGEM 72
Disciplina h/a
COMUNICAÇÃO DIGITAL 72
COMUNICAÇÃO E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS 36
COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 72
COMUNICAÇÃO INTERNA 72
GERENCIAMENTO DE CRISE E REPUTAÇÃO 72
GESTÃO DE EMPRESAS DE MÍDIA 36
TCC I 108
Disciplina h/a
TCC II 108

Bernadete Almeida

Mestranda em Sistemas de Gestão – linha de pesquisa Responsabilidade Social Corporativa, pelo LATEC/UFF, Especialista em Gestão empresarial (Fundação Dom Cabral), em Gestão da Comunicação Empresarial (PUCMINAS), em Gestão Estratégica da Responsabilidade Social Corporativa (UNIETHOS), com formação em psicodrama pedagógico e organizacional. Jornalista (PUCRJ), professora da disciplina Sustentabilidade nas empresas na pós-graduação em Educação Ambiental (Convênio UCAM – Jardim Botânico) da disciplina Comunicação e Sustentabilidade na pós-graduação do IEC / PUCMG e do MBA em Gestão estratégica da Sustentabilidade do INMETRO/UCP. Professora da ESPM-RJ, na pós-graduação e graduação, atua nos cursos de CSocial e ADM, ministrando as disciplinas Comunicação e Desenvolvimento, Comunicação Interna e Responsabilidade Social e ambiental, coordenando ainda o ESPM Social no Rio. Consultora e articulista fixa na Revista Plurale, atuou durante 15 anos na Comunicação Empresarial da Vale, gerenciando processos de comunicação institucional, interna e com comunidades nos níveis regional e corporativo, tendo sido responsável ainda pela comunicação da Fundação Vale.


Eliana Formiga

Doutora em Design pela PUC-Rio. Mestre em Design pela PUC-Rio. Especialista em Marketing pela UniverCidade. Graduada em Design pela ESDI/UERJ. Sócia-gerente da ELF Eliana Formiga Desenho Industrial Ltda. Coordenadora do Curso de Design da ESPM Rio. Professora de Projetos, Ergonomia, Linguagem Visual e Projeto de Graduação do Curso de Graduação de Design e professora de Embalagem da pós-graduação da ESPM Rio.


Fabio Souza Vasconcellos

Jornalista profissional, mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da UERJ, e doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Tem experiência em prática jornalística, e acumula nessa área prêmios como ESSO, Embratel, IPYS e Vladmir Herzog pela publicação de reportagens especiais. Atua ainda na área acadêmica com pesquisas com foco em comportamento eleitoral, comunicação política e opinião pública.


Fabro Boaz Steibel

Publicitário com doutorado na Inglaterra na em Comunicação e Política, visiting researcher em 2010 na Universidade de Califórnia San Diego, e mestrado em Comunicação na UFF. Desde 2007 trabalha com pesquisa aplicada para agências internacionais como Unesco, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, WUN e IDRC, além de ter publicações na área de propaganda política, liberdade de expressão e cidadania digital. Atualmente se dedica à área de design e pesquisa sobre portais colaborativos de consultas públicas, em parcerias com o Governo Brasileiro e think tanks nacionais e internacionais.


Fernando Borges de Castro

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Design de Interiores pela Faculdade da Cidade - RJ. Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Licenciatura Plena pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é professor assistente da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade CCAA e Instrutor do Centro de Educação Profissional SENAI Artes Gráficas. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Engenharia de Produção, com ênfase em produção gráfica, design gráfico e projeto de produto. Presta consultoria para indústrias de pequeno porte, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, design de produto, computação gráfica, autogestão, pré-impressão, gerenciamento de cores e produção gráfica.


Fernando Padovani

Mestre em economia internacional pela Universidade de Genebra (IUHEID, 1995) e doutor em Rels. Internacionais pela USP (FFLCH, 2001). Concluiu pós-doutorado no IMI de Nova Delhi, Índia, realizado nos anos de 2010 e 2011. Atuou por 10 anos em organizações internacionais, como PNUD e Cooperação Sueca, servindo em postos da África, América Latina e Ásia. Também atuou na gestão acadêmica e no ensino de pós-graduação em várias instituições do Rio de Janeiro. Professor do curso de RI da Espm e também é professor titular da UERJ.


Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz

Jornalista. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É professora da Graduação de Jornalismo da ESPM Rio. Lecionou na Escola de Comunicação da UFRJ e em cursos de pós-graduação latu sensu do Instituto de Economia da UFRJ. Trabalhou como jornalista em redações de jornais impressos, rádios e revistas,e em comunicação empresarial nos setores de previdência privada, construção, indústria farmacêutica, saúde suplementar e Terceiro Setor. É consultora em comunicação organizacional, com foco em planejamento estratégico, coordenação de projetos especiais, memória empresarial e produção de material informativo.

Marco Antonio Beja

Mestre em Literatura Brasileira pela UFF. Graduado em Português e Literaturas da Língua Vernácula pela UFRJ. Ministrou aulas de Português Jurídico na Universidade Estácio de Sá. É professor de Linguagem na graduação em Comunicação da ESPM.


Marco Antonio Moreira

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UFRJ. Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação/UFRJ. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda, pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (FACHA/RJ). Graduado em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Professor em cursos de comunicação e marketing na capital fluminense desde 1999. Chefe do departamento de Humanas da ESPM/RJ. Professor (regime integral) de Sociologia e Sociologia da Comunicação nos cursos de Comunicação Social e Administração.


Michele de Lavra Pinto

Mestre em Antropologia Social pela UFRGS. Especialista em Relações Internacionais pela ESPM/Sul e licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS. Atuou como professora e pesquisadora na ESPM/Sul e em outras Instituições de ensino superior no RS. Faz parte do grupo de pesquisa Sociedade e Culturas do Consumo/CNpq e do Núcleo de Estudos da Juventude da ESPM.


Patrícia Reis

Mestre em Comunicação pela ECO UFRJ. Especialista em Análise de Políticas Pública pelo IE UFRJ e em Sistemas de Informação pela UFF. Graduada em Publicidade. Foi responsável pelo plano de comunicação dos Jogos Rio 2016 no processo de candidatura; Coordenadora de Comunicação da ANS; Gerente de Marketing e Comunicação do Unibanco e CCAA; Atendimento em Promoção e Merchandising das contas Ambev, Cia. Suzano de Papel, Philips Moris, Santista Alimentos, Simens e Parmalat; Media Planner da Golden Cross. Atualmente é Consultora em Gestão de Comunicação Corporativa e Marketing Territorial.


Pedro Peixoto Curi

Mestre em Comunicação pela UFF, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado. Graduado em jornalismo pela UFRJ. Trabalhou em veículos de comunicação como Canal Futura e Globo News. É Coordenador do Laboratório de Produção Jornalística da ESPM Rio e leciona as disciplinas de Produção de Texto Jornalístico I e II.


Roberto Simonard

Possui graduação em Administração de Empresas e Mestrado em Economia Empresarial. Atualmente, é o Coordenador Executivo Acadêmico dos cursos de gestão - Administração, Economia e C. Contábeis - da Universidade Candido Mendes, Centro, e dos cursos de MBA desenvolvidos pelo UCAM Master. Também é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, lotado no Departamento de Economia, bem como da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM Rio, onde ministra disciplinas da área econômica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: produtividade, análises conjunturais, economia brasileira, políticas econômicas, economia política, administração estratégica e teoria das organizações.

Sheila Maia

Mestre em Economia Empresarial pela UCAM. Graduada em Administração pela UFF. Consultora Financeira da 22 Eventos Inteligentes. Professora na área de Finanças da ESPM- Rio, PUC- Rio, Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan in Company. Experiência nas áreas de Treinamento e Comercial do setor de bebidas, das Empresas Schincariol e AMBEV.


Valdemar Figueredo Filho

Doutor e Mestre em Ciência Política. Respectivamente pelo IUPERJ e UFRJ. Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ. Doutorando em Teologia pela PUC-RJ. Foi professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria política, comunicação política e teologia política.


Vitor Pires

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Gestão Estratégica pela UCAM e Graduado em Administração e em Ciências Contábeis. Executivo com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Marketing e Gestão Educacional de IES. Professor adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM-RJ e docente dos Programas Executivos e In Company do IBMEC-RJ e Estação Business School-PR nas áreas de Marketing, Estratégia Empresarial, Canais de Distribuição e Varejo . Desenvolveu projetos para grandes empresas nacionais e multinacionais . Atua também como consultor, palestrante e pesquisador.

Número de vestibulares: 2 por ano

Total de vagas: 1º semestre – 50 / 2º semestre – 50

Número de turmas: 1º semestre – 1 / 2º semestre - 1

Número máximo de estudantes por turma: 50 estudantes

Turnos de funcionamento: 1º ao 4º período – diurno / 5º ao 8º período – noturno

Fundada em outubro de 1951 por Rodolfo Lima Martensen, a ESPM nasceu como Escola de Propaganda do Masp, em São Paulo. Sempre na vanguarda e se antecipando às mudanças do mercado, a ESPM foi crescendo e abrindo seus horizontes. Inaugurou novas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre – ampliando sua abrangência para oferecer, além de Publicidade e Propaganda, os cursos de Administração, Design, Jornalismo e Relações Internacionais. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada centro de excelência em ensino no país.

A ESPM possui várias modalidades de bolsas de estudo, a fim de garantir o ingresso e permanência de talentos na Escola. Promove também a inclusão social e gera oportunidade a todos os estudantes. Saiba mais: www.espm.br/bolsas-rio

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração. Saiba mais: www.espm.br/intercambios