ESPM

  • Modalidade

    Graduação

  • Duração

    8 semestres

  • Unidade / Campus

    ESPM Rio

  • Valor Mensalidade

    R$ 2.101,00

Bolsas de Estudos

Mais Informações

O jornalista é tipicamente uma pessoa bem informada, com olhar crítico sobre a realidade, curioso e disposto a aprender, a cada dia, um pouco mais sobre o mundo ao seu redor. Tem ainda um forte senso de responsabilidade social e consciência do seu papel de mediador de informação na sociedade

O curso de Jornalismo da ESPM é multifacetado e apresenta um modelo diferenciado, pois foi moldado pelas exigências do mercado. A proposta de ensino desenvolveu-se tendo como referência:

 As melhores práticas dos mais conceituados cursos de Jornalismo do País;

  • Experiências das principais lideranças e empresas empregadoras de profissionais de jornalismo, que ajudaram a mostrar o que o mercado realmente espera do jovem profissional;

Além disso, um fator se destaca nessa nova proposta de ensino: a conexão do curso com a área de negócios. No cenário atual, as disciplinas de Relações Internacionais, Economia e Marketing, aplicadas ao conhecimento de empresas de mídia, são tão importantes quanto o domínio das técnicas de redação.

Desde o início do curso os estudantes também são convidados a participar do Laboratório de Jornalismo, o seu primeiro contato com a profissão. No laboratório eles experimentam o cotidiano de uma redação e produzem a Portal de Jornalismo em Revista, desenvolvendo todas as etapas do fazer jornalístico, desde a concepção, passando pelas reuniões de pauta, criação dos textos até a produção e publicação da revista.

No curso de Jornalismo da ESPM o estudante entra em contato com todo o processo informativo, ou seja, investigação, apuração, redação, edição e publicação de matérias nos diversos meios de comunicação. O resultado é um curso em sintonia com as novas demandas do mercado e da sociedade, que forma profissionais completos e aptos a exercer eticamente suas atividades.

O jornalismo é uma profissão voltada ao interesse público. É preciso que o profissional tenha uma conduta balizada pela ética, utilize com segurança as tecnologias da informação e da comunicação e seja um avaliador permanente da sua própria produção.

Hoje, sua atuação não se restringe mais à reportagem em meios de comunicação tradicionais. O mercado de jornalismo comporta também redatores, editores, assessores de imprensa, infografistas, fotojornalistas e cinegrafistas, especialistas em conteúdo para redes sociais e projetos editoriais digitais, escritores de não-ficção, documentaristas, comentaristas, correspondentes internacionais, entre outros.

O jornalista, portanto, pode atuar em jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, portais, blogs e demais meios de comunicação e, ainda, no departamento de comunicação de grandes empresas, em editoras, em produtoras, em agências de comunicação, em assessorias de imprensa, em consultorias de comunicação e em órgãos públicos. Outra possibilidade importante é a de empreender seu próprio negócio na área ou atuar como profissional autônomo, prestando serviços a diversos veículos de comunicação.

Disciplina h/a
ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO 72
FOTOGRAFIA 72
HISTÓRIA DO JORNALISMO NO BRASIL 72
INTRODUÇÃO AO JORNALISMO 72
LINGUAGEM 72
METODOLOGIA DA PESQUISA 72
PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS I 72
Disciplina h/a
ANTROPOLOGIA 72
FOTOJORNALISMO 72
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 72
PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS II 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS I (Jornal Impresso) 72
TÉCNICAS DE ENTREVISTA E PESQUISA EM JORNALISMO 72
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 72
Disciplina h/a
DIAGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO GRÁFICA 72
ESTATÍSTICA 72
INFOGRÁFICOS 72
PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE SOM 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS II (Rádio) 72
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 72
TEORIAS DO JORNALISMO 72
Disciplina h/a
CIÊNCIA POLÍTICA APLICADA 72
ECONOMIA 72
FUNDAMENTOS DE MARKETING 72
JORNALISMO, SOCIEDADE E CIDADANIA 72
PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA 72
PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS III (TV) 72
Disciplina h/a
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA 72
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO 0
ESTRATÉGIAS DE MARKETING 72
ESTUDOS MACROECONÔMICOS 72
ÉTICA 72
GESTÃO DE MARCAS 72
PERSPECTIVA CRÍTICA DA NOTÍCIA 72
REDAÇÃO, MÉTODOS E PRÁTICAS IV (Meios Digitais) 72
Disciplina h/a
ASSESSORIA DE IMPRENSA 72
DIREITO E LEGISLAÇÃO JORNALÍSTICA 72
ESTUDOS GEOPOLÍTICOS 72
FINANÇAS DE MERCADO 72
MÍDIA REGIONAL 36
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO 72
TÓPICOS ESPECIAIS DE REPORTAGEM 72
Disciplina h/a
COMUNICAÇÃO DIGITAL 72
COMUNICAÇÃO E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS 36
COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 72
COMUNICAÇÃO INTERNA 72
GERENCIAMENTO DE CRISE E REPUTAÇÃO 72
GESTÃO DE EMPRESAS DE MÍDIA 36
TCC I 108
Disciplina h/a
TCC II 108
Número de vestibulares: 2 por ano
Total de vagas: 1º semestre – 50 / 2º semestre – 50
Número de turmas: 1º semestre – 1 / 2º semestre - 1
Número máximo de estudantes por turma: 50 estudantes
Turnos de funcionamento: 1º ao 4º período – diurno / 5º ao 8º período – noturno
Autorização do Curso: Portaria nº 407, de 11/10/2011 publicada no Diário Oficial da União de 14/10/2011.

A ESPM possui várias modalidades de bolsas de estudo, a fim de garantir o ingresso e permanência de talentos na Escola. Promove também a inclusão social e gera oportunidades para todos os estudantes. Mais informações em www.espm.br/bolsas-rio.

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração. Saiba mais em www.espm.br/intercambios

Os Núcleos Acadêmicos da ESPM Rio são geridos pelos próprios estudantes e orientados pelos professores da escola. Neles, os estudantes colocam em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

  • Atlética ESPM – Promove eventos esportivos, como a Copa ESPM e JUCS. A animação da torcida fica por conta da Bateria e do Jacarito;
  • CAERI – Realiza eventos acadêmicos e promove o relacionamento com Centros Acadêmicos de outras faculdades de RI;
  • DARC – Órgão de representação dos estudantes e de seus interesses no que se refere à vida acadêmica;
  • ESPM Jr. – Presta serviços de plano de marketing e comunicação, modelagem de negócios e pesquisa de mercado;
  • Global Jr. – Presta serviços de plano de negócios e marketing internacional, pesquisas e assessorias em áreas variadas;
  • Laboratório de Jornalismo – Primeiro contato dos estudantes com a profissão. Aqui eles experimentam o cotidiano de uma redação, desenvolvendo todas as etapas do fazer jornalístico, desde a reunião de pauta até a publicação;
  • Origem Comunicação – A sua primeira experiência com atendimento, redação, planejamento, direção de arte e administrativo financeiro;
  • Studio D – Escritório de Design. Através da comunicação visual, impacta o mercado com suas ideias;
  • 8Bits – Núcleo de Animação da ESPM Rio;