Você está aqui

Bolsas e Benefícios

Programas Institucionais de Incentivo a permanência

A ESPM oferece modalidades de bolsas de estudo que fazem parte de um campo mais amplo de responsabilidades defendido pela instituição que é inclusão social e o estímulo à permanência.

Bolsas de Estudo

BOLSA EXCELÊNCIA VESTIBULAR

A ESPM – Unidade Rio de Janeiro ofertará uma Bolsa de Estudos de 75% da mensalidade ao 1º (primeiro) colocado em cada curso, ou seja, a bolsa será de 4 (quatro) anos.  Como condição para sua manutenção, o estudante não poderá ser reprovado em nenhuma disciplina durante o curso. A reprovação em uma disciplina ocasionará a perda total da bolsa. Essa bolsa contempla inclusive a matrícula.

Em caso de não efetivação ou cancelamento da matrícula do 1º (primeiro) colocado, a bolsa será transferida, automaticamente, ao próximo candidato, respeitando-se a classificação por curso, e assim sucessivamente, somente dentro do primeiro mês de aula (fevereiro/2018) para o período letivo 2018/1 ou dentro do primeiro mês de aula (agosto/2018) para o período letivo 2018/2.

BOLSA SOCIAL

A ESPM também oferece uma modalidade de bolsa de estudo baseada nos seguintes critérios: análise socioeconômica familiar e desempenho no vestibular.

  • Para a participação nessa modalidade, é necessário que o candidato manifeste o seu interesse em concorrer e que se enquadre dentro do seguinte critério:A condição declarada socioeconômica familiar deverá ser de até 15 salários-mínimos*

(*) o valor do salário mínimo considerado será o de R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais).

O candidato inscrito na modalidade de bolsa social e classificado será convidado para a entrevista social a partir de 27 de novembro de 2017, ocasião em que deverá estar munido de documentos comprobatórios exigidos no ato da convocação.

O mesmo procedimento será seguido para as próximas chamadas, conforme o calendário de matrículas constante no presente edital e enquanto as cotas de bolsas não forem preenchidas.

O critério de concessão obedecerá a seguinte condição:

  • Rendimentos familiares de 1 a 7 salários-mínimos: 75% dos valores de matrícula e mensalidade do respectivo curso.
  • Rendimentos familiares de 8 a 15 salários-mínimos: 50% dos valores de matrícula e mensalidade do respectivo curso.

Será obedecida a ordem de classificação segundo o desempenho do candidato no exame vestibular para a convocação da bolsa.

A condição para que a bolsa seja mantida é que o estudante não venha a ser reprovado em qualquer das disciplinas da grade curricular durante os quatro anos de sua vida acadêmica. A reprovação em uma disciplina ocasionará a perda total da bolsa. Essa bolsa contempla inclusive a matrícula.

1. Para se inscrever nesta modalidade:

Se o candidato estiver dentro do critério acima exposto e se interessar em participar do processo, ele deverá até o dia 8 de novembro de 2017:

a)    Clique aqui para preencher o formulário;

b)    Encaminhar e-mail solicitando participar do programa de bolsa social para: vestibularrj@espm.br com o assunto: bolsa social+(número de inscrição)+(nome completo), anexar o comprovante de pagamento da inscrição e o formulário preenchido e assinado, em PDF.

Os formulários enviados após o dia 8 de novembro de 2017 serão automaticamente excluídos do processo de análise.

A quantidade de bolsas oferecidas obedece à tabela abaixo:

Curso

Quantidade de bolsas oferecidas

Administração

Até 3 bolsas

Cinema e Audiovisual

Até 3 bolsas

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Até 3 bolsas

Design

Até 3 bolsas

Jornalismo

Até 3 bolsas

Total

Até 15 bolsas

Obs.: Para os candidatos contemplados com a bolsa meritocrática e aprovados na bolsa social, prevalecerá a bolsa com o maior percentual de desconto.

2. Vagas Remanescentes:

Ainda dentro deste critério de bolsa social, se após todas as chamadas de listas e opções (2ª e 3ª) e caso os cursos ainda apresentem vagas remanescentes, a ESPM poderá convocar para a matrícula candidatos inclusos nesta modalidade, atribuindo o percentual para a bolsa correspondente à situação socioeconômico familiar.

BOLSA MERITOCRÁTICA ENEM

A ESPM – Unidade Rio de Janeiro ofertará uma Bolsa de Estudos de 50% da mensalidade ao 1º (primeiro) colocado em cada curso, ou seja, a bolsa será de 4 (quatro) anos.  Como condição para sua manutenção, o estudante não poderá ser reprovado em nenhuma disciplina durante

o curso. A reprovação em uma disciplina ocasionará a perda total da bolsa. Essa bolsa contempla inclusive a matrícula.

Em caso de não efetivação ou cancelamento da matrícula do 1º (primeiro) colocado, a bolsa será transferida, automaticamente, ao próximo candidato, respeitando-se a classificação por curso, e assim sucessivamente, somente dentro do primeiro mês de aula (fevereiro/2018) para o período letivo 2018/1.

A ESPM não disponibiliza a modalidade de Bolsas de Estudo para os processos seletivos classificatórios ABITUR, IB e BAC.

Benefícios

SEGURO EDUCACIONAL

O serviço de Seguro Educacional é oferecido a todos os estudantes da graduação e tem por objetivo garantir a continuidade dos estudos em situações nas quais o responsável legal encontrar-se impossibilitado de realizar o pagamento das mensalidades.

Esse seguro é oferecido pela ESPM, em parceria com o Bradesco Vida e Previdência, sem custos adicionais ao estudante, além de sua mensalidade. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o estudante cadastre-se durante a matrícula. Para mais informações, envie suas dúvidas para:  seguroeducacional@espm.br.

DESCONTO PARA IRMÃOS

Para cada irmão que estiver matriculado e cursando, o aluno ganha 5% de desconto na mensalidade.

Crédito e Financiamento

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL – FIES

A ESPM mantém convênio com o FIES para a maioria dos seus cursos de graduação no Rio de Janeiro. A concessão e aprovação do FIES dependerá da legislação em vigor no período de matrícula. Verifique as condições pelo portal em: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO

O Bradesco criou uma linha especial de crédito estudantil para a ESPM, com taxa de juros mensal de 1,2%, bem abaixo de valores praticados pelo mercado financeiro. Trata-se de uma Linha de Crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação presenciais para estudantes da ESPM. Os interessados em conhecer e/ou adquirir o produto deverão procurar um posto de atendimento bancário do Bradesco.

CONTATOS DO BRADESCO

Contato: qualquer agência do Bradesco.

Para realizar uma simulação, clique aqui