Você está aqui

Por que Estudar na ESPM?

A instituição

Profissionais que desejavam profissionalizar e solidificar a profissão publicitária no Brasil criaram a Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM. Formando verdadeiros especialistas em negócios, a escola influenciou os padrões hoje consolidados no mercado, sendo reconhecida como a melhor escola de comunicação e negócios do país.

Sempre atenta às necessidades que o mercado apresenta, a ESPM investe em profissionais que aliam a teoria à prática, refletindo a realidade e lançando tendências. Isso porque, na ESPM, a inovação tem o mesmo espaço que a tradição. É assim que a mais moderna completa infraestrutura convive com as melhores opções de curso de graduação, extensão, pós-graduação e MBA.

E o resultado disso é que, há 60 anos, a ESPM vem formando milhares de profissionais que, hoje, exercem funções de destaque em todas as áreas de negócios: indústrias, serviços, atividades comerciais, agências de propaganda e empresas de consultoria especializadas em comunicação mercadológica, design e relações internacionais.

Conheça agora toda a infraestrutura e as possibilidades que a ESPM oferece para alunos dos cursos de graduação em:

  • Administração com Foco em Marketing e Gestão do Entretenimento
  • Cinema e Audiovisual
  • Design com Foco em Comunicação Visual ou Animação
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda

Atividades extras

Atendimento ao estudante

ESPM Carreira

É a área destinada aos alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da ESPM e oferece serviços que auxiliam na busca por autoconhecimento para a construção de metas profissionais que resultam no melhor posicionamento no mercado. As atividades de suporte oferecidas para a qualificação são o Estágio Supervisionado ou de interesse curricular, o Canal ESPM, a Orientação Profissional com atendimento individual ou em grupo, a Formatação de Currículos e os Programas de Intercâmbio.

PIC - Programa de Iniciação Científica

Tem objetivos maiores do que servir de meio para a formação acadêmica daqueles que dele participa de forma direta. Pretende-se, com o PIC, promover o interesse pela pesquisa e pelo debate na graduação. Promover a competição saudável entre os alunos por bolsas oferecidas e integrar docentes e discentes na busca e na construção de respostas aos desafios científicos.

Central de CASES ESPM/Exame

A parceria entre a ESPM e a revista Exame (Ed. Abril) gera estudos das matérias jornalísticas da revista nas áreas e administração, marketing e comunicação que podem ser utilizados por todas as escolas superiores do Brasil.

Intercâmbio

Para proporcionar aos alunos a oportunidade de cursarem uma parte de seus estudos no exterior e pensando, principalmente, no seu desenvolvimento pessoal e profissional, a ESPM possui parcerias com instituições internacionais. As vagas são anunciadas sempre no segundo mês de aula, por meio de palestras, envio de e-mail e comunicados nas TVs e os alunos participam de um processo seletivo após a inscrição. Para participar o aluno deve ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,0, estar entre o 2º e o 6º período no momento da inscrição e fluência no idioma em que são ministradas as aulas. Universidades parceiras:  

Portugal: Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing – IADE, Instituto Português de Administração de Marketing – IPAM, Universidade de Coimbra;

Espanha: Universidad Antonio de Nebrija, Universitat Autònoma de Barcelona;

Itália: Livera Università di Lingue e Comunicazione – IULM;

França: Université de Cergy-Pontoise, École Intuit.Lab, École Internationale de Commerce Et Développment;

Chile: Universidad del Pacifico;

Inglaterra: University of Westminster;

Canadá: Mc Gill University, British Columbia Institute Of Technology (Burnaby);

Estados Unidos: Babson College, School Of Visual Arts, Suffolk University, The Washington Center;

 

Estrutura

Biblioteca

A Biblioteca ESPM Rio ocupa todo o 2º andar do prédio da Escola e tem seu espaço ampliado por um mezanino. Possui salas de estudo em grupo com computadores com acesso à Internet, aplicativos gráficos e bases de dados; acesso a web de celulares e laptops utilizando a rede wireless; espaço para estudo individual e em grupo equipados com computadores que possibilitam acesso ao ciberespaço. Funciona das 6h40 às 22h50 durante a semana e aos sábados das 7h40 às 15h20.

A biblioteca oferece diversos recursos para pesquisa e recuperação da informação que estão disponíveis na web, ampliando seu horário de atendimento para 24h por dia, tais como: catálogo on-line, bases de dados, renovação de empréstimos, reservas, solicitação de ficha catalográfica, manuais para apresentação de trabalhos acadêmicos, boletim informativo, regulamento, orientação para uso dos recursos e serviços.

Na biblioteca virtual estão disponíveis bases de dados com informações financeiras, demográficas; de consumo e uso de serviços; econômicas; indicadores de estilo de vida; volume e valor de vendas; perfis de países, empresas e marcas; notícias de televisão e rádio; análise de investimentos e marketing; negócio; publicidade; propaganda e gestão.

Seu acervo está focado nas áreas de gestão, marketing e publicidade. São mais de 23 mil livros, 12 mil e-books, além de DVD’s, Blu-rays, livros de literatura e periódicos impressos e eletrônicos. A biblioteca é de livre acesso e está inteiramente disponível para empréstimos à comunidade universitária – desde que o proponente esteja matriculado na Escola ou seja nosso ex-aluno.

Os recursos virtuais disponibilizados para consulta local ou na web são:

  • Arquivo da Propaganda

Banco de imagens, vídeos e áudios de peças publicitárias veiculadas em televisão, revistas, jornais, rádio, outdoor e outras mídias desde 1999. Abrange produtos e serviços de campanhas publicitárias realizadas no Brasil.

  • Business Source Premier (EBSCO)

O Business Source Complete é a mais completa base de dados acadêmica na área de negócios do mundo, que oferece a melhor coleção de conteúdo bibliográfico e em texto completo.

  • Communication & Mass Media Complete (EBSCO)

O Communication & Mass Media Complete oferece a solução de pesquisa mais completa e de qualidade em áreas relacionadas a comunicação e meios de comunicação em massa.

  • Emerald Insight

Base de dados de periódicos eletrônicos nas áreas de administração, negócios, marketing e economia. Arquivos com texto completo desde 1994 e resumos desde 1989.

  • Educational Resources Information Center - ERIC - (EBSCO)

Contém mais de 2.200 referências, juntamente com resumos,  de mais de 980 publicações nas áreas de Literatura e Educação.

  • EUROMONITOR - GMID (Global Market Information Database)

A Euromonitor International é uma das principais empresas de pesquisa de mercado do mundo. Com sede em Londres, a empresa possui mais de 40 anos de experiência em mercado de bens de consumo e serviços, com cobertura geográfica global. No total, a Euromonitor faz pesquisas para 28 setores (como beleza e cuidados pessoais, alimentos e bebidas industrializados, vestuário e calçados, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros) cobrindo 80 países.

  • FILME B

Filme B é um portal especializado no mercado de cinema no Brasil. O portal Filme B agrega vários conteúdos pertinentes ao mercado de cinema, como o Quem é Quem no Cinema no Brasil, com os perfis dos profissionais em atividade. A seção “Gráficos e Tabelas” disponibiliza importantes dados para consulta e análise. Atualizado todas as terças-feiras, o Calendário de Lançamentos traz as estréias da próxima sexta-feira e uma previsão dos lançamentos do ano. A seção Filmes Nacionais em Produção, por sua vez, traz um apanhado dos filmes que estão sendo realizados no país.

  • SISEN Suíte 

Fornece o perfil de vários segmentos, reúne informações que permitem processamentos cruzados, tanto em hábitos de consumo e uso de serviços, quanto em atitudes, hábitos de lazer, assuntos de interesse e mídia, que indicam claramente o comportamento de targets específicos, otimizando os custos para os clientes. Obs.: dados do ano de 2013.

  • JSTOR

Arquivo contendo coleções de periódicos com texto integral. Abrange as áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Educação, Ciência Política, História, Negócios e Artes.

  • Macrodados 

A Macrodados Sistemas Gerenciais foi criada em 2002 com a missão de oferecer uma ampla base de dados com séries de indicadores econômicos e ferramentas profissionais para a elaboração de análises e projeções.

Os produtos e serviços agregam milhares de séries do Brasil e do mundo com atualização permanente e incluem recursos para transformar dados brutos em informações valiosas para o planejamento estratégico e suporte a decisões.

  • Newswire (EBSCO)

O Newswires da EBSCO fornece acesso quase em tempo real às principais notícias mundiais da Associated Press, da United Press International, da PR Newswire, da Xinhua, da CNN Wire e da Business Wire, de forma contínua.

  • Professional Development Collection (EBSCO)

Concebida para profissionais de educação, essa base de dados oferece uma coleção altamente especializada com aproximadamente 520 periódicos científicos de alta qualidade na área de educação, incluindo mais de 350 títulos revisados por especialistas.

  • SAGE Publications

Reúne coleção de periódicos eletrônicos de diversas áreas do conhecimento. A base disponibiliza as coleções em texto completo de comunicação e administração: Communication Studies e Management & Organization Studies.

  • SCIENCE DIRECT

Base multidisciplinar de periódicos e e-books nas áreas de negócios, gestão de empresas e contabilidade. Oferece acesso a publicações da Elsevier e de sociedades científicas parceiras.

  • iSTOCK

O iStock by Getty Images é um banco de imagens que está entre os líderes de mercado em conteúdo de acervo de imagens oferecendo milhões de fotografias, vetores e ilustrações.

  • Lynda.com

A ESPM oferece à sua comunidade acadêmica, acesso ao Lynda.com, uma plataforma de e-learnig, que dispõe de cursos e tutoriais em diversas áreas do conhecimento tais como: design, fotografia, animação, empreendedorismo, negócios e outras áreas. Você pode melhorar seu desempenho acadêmico ou acelerar sua carreira conhecendo seu próprio potencial com o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades.

Laboratórios de Informática

São ao todo 8 laboratórios de informática, sendo 3 deles com computadores Dell e 5 com computadores Apple iMac, todos interligados em rede e conectadas à internet. Esses laboratórios, quando não estão em uso de aula, ficam abertos para uso dos alunos para estudo e realização de trabalhos. Além disso, os computadores são atualizados e possuem softwares específicos de computação gráfica, criação de trabalhos para a internet, edição de vídeo e softwares para jogos de empresas, formando usuários capazes de realizar, encomendar e orientar a execução de tarefas constantes no dia-a-dia de um profissional de Administração, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Design e Jornalismo.

Laboratório Audiovisual

Os alunos da ESPM contam com uma excelente estrutura de imagem e som, amparada com modernos equipamentos de áudio para captação, processamento e edição de spots, trilhas, jingles, vídeos, curtas, comerciais, etc. Uma equipe de professores e técnicos especialistas dá suporte aos alunos, através de aulas práticas e de apoio a projetos. 

Salas de Aula

Todas as salas contam com um computador com DVD, amplificador de som e projetor (datashow), todos ligados à Internet.

Auditório

Com capacidade para 120 pessoas em um confortável espaço no 11° andar, equipado com sistema de projeção e áudio.

Núcleos acadêmicos

Abacus

O Abacus surgiu como uma iniciativa dos alunos do curso de Administração.  Objetivo do Abacus é ampliar a discussão na ESPM sobre finanças e métodos numéricos, não só focando no desempenho acadêmico, mas, também, no crescimento pessoal e profissional dos alunos.

Atlética ESPM

Promove eventos esportivos, como a Copa ESPM e JUCS. A animação da torcida fica por conta da Bateria Jacachaça e Jacarito.

DARC – Diretório Acadêmico Roberto Civita

Órgão oficial de representação dos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo e Administração. Cuida dos interesses dos alunos organizando e promovendo eventos e prestando serviços de caráter cívico, social, cultural e científico.

ESPM Jr.

Associação civil, sem fins lucrativos, formada e gerida essencialmente por alunos de graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda, os quais prestam serviços de consultoria e desenvolvem projetos para empresas nas suas respectivas áreas, com nível profissional.

Portal de Jornalismo

Primeiro contato dos estudantes com a profissão. Aqui eles experimentam o cotidiano de uma redação, desenvolvendo todas as etapas do fazer jornalístico, desde a reunião de pauta até a publicação.

Origem ESPM

Os alunos de Publicidade e Propaganda, Administração e Design têm a oportunidade de estagiar nos principais setores de uma agência, dirigida e coordenada por professores e especialistas, atendendo clientes com trabalhos reais, em instalações totalmente estruturadas com equipamentos de tecnologia avançada. É um primeiro momento para experimentar e testar sua vocação, antes mesmo da escolha de sua área Optativa de Especialização.

Studio D

É constituído por alunos do curso de Design supervisionados por um professor. A equipe desenvolve projetos para clientes reais externos e para a própria Escola. O escritório é equipado com versões atualizadas dos softwares usados no curso. A seleção dos alunos é feita semestralmente a partir de avaliação de portfolio e entrevista.

 

DING

É o Núcleo de Design de Interação e Games da ESPM RJ. Ele tem como objetivo principal explorar produtos lúdicos e suas relações com o mercado e o surgimento de novas linguagens por meio das tecnologias de comunicação.

Cineclube ESPM

É um espaço aberto para o estudante da ESPM ver, discutir e pensar o cinema. Além da diversão e da ficção, pretende ser um lugar para se refletir sobre a realidade e, também, dar oportunidade de acesso às diversas cinematografias, com suas diferentes propostas estéticas e narrativas.

Studio 64

É constituído por estudantes do curso de Design da linha de formação em Animação incorporando também alunos de comunicação sendo supervisionados por um professor de animação. A equipe desenvolve pesquisas, seminários e projetos experimentais. Futuramente a equipe irá elaborar animações para EAD e materiais promocionais de palestras e workshops do curso. O núcleo é equipado com versões atualizadas dos softwares usados no curso. A seleção dos estudantes é feita semestralmente a partir de avaliação de Portfolio e entrevista com professores.

Vogal

O núcleo de linguagem objetiva difundir e ampliar a competência comunicativa dos estudantes em língua portuguesa (especialmente linguística, cultura brasileira e estética textual), tanto oral quanto escrita. Dentre as interfaces surgem outros elementos, tais como: música, poesia; conto, roteiro e demais supoprtes onde o texto é protagonista. sociocultural do país.

Híbrida

Conectar os núcleos discentes da ESPM num modelo de mídia híbrido hipermidiático, onde convivem texto escrito, fotografia, imagem em movimento e áudio.

Cinestesia

Um grupo de alunos em constante movimento que moldam e são moldados em planos sensoriais diversos. Apresentamo-nos a vocês, então, como a mais recente produtora júnior da ESPM.

Núcleos institucionais

Alumni ESPM

promove a integração dos alunos e ex-alunos, fortalecendo a comunidade  da ESPM. Além do aspecto social, a Alumni promove o desenvolvimento profissional e o network entre os alunos e ex-alunos com o mercado, através de eventos e atividades exclusivos para os associados. Esses contatos são de grande valia no momento da colocação no mercado de trabalho.

 

Economia Criativa

Promove pesquisas, cursos, palestras e eventos sobre setores da economia criativa como: expressões culturais, música, filme e vídeo, arquitetura, TV e rádio, design, moda e publicidade.

ESPM Social

Órgão da escola voltado a causas sociais e assessoria às organizações do Terceiro Setor. Composto por alunos e professores, tem como objetivo principal ampliar a consciência e responsabilidade social dentro e fora da escola, de uma forma prática e pró-ativa com projetos de consultoria e desenvolvimento sustentável.

PAPO

Serviço gratuito de orientação profissional e pessoal para os estudantes de graduação e pós-graduação. A sessão deve ser marcada com antecedência.

Pesquisa

O núcleo proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas, sempre orientados pelos nossos professores. Voltado para estudantes do 1º ao 6º período. Vale como atividade complementar.