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Programa da prova

I – PORTUGUÊS (20 questões)

A prova de Comunicação e Expressão visa avaliar a capacidade de ler, compreender e interpretar criticamente textos de toda natureza - literários e não literários - bem como a capacidade de mobilizar conhecimentos linguísticos na produção de textos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. O candidato deve, portanto, dominar a norma culta da língua escrita, reconhecer outras variedades linguísticas, assim como possuir repertório de leituras de textos literários, no nível próprio do concluinte do Ensino Médio.

1. Língua Portuguesa

  • Níveis de significação do texto: significação explícita e significação implícita; denotação e conotação.
  • Variantes linguísticas: linguagem coloquial.
  • Norma ortográfica.
  • Morfossintaxe das classes das palavras: flexão verbal: expressão de tempo, modo, aspecto e voz; correlação de tempos e modos; flexão nominal, elementos estruturais e processos de formação das palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pronomes, advérbios e conectivos (função sintática e valores lógico-semânticos).
  • Processos de organização da frase: coordenação, subordinação, reorganização de orações e períodos.
  • Organização do texto: dissertação, descrição e narração (discursos direto, indireto e indireto livre).
  • Articulação do texto: coesão lexical e gramatical. Estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão).

2. Literatura

No que se refere aos textos literários, espera-se o conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos da literatura brasileira. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar o texto com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seu contexto histórico e cultural.

2.1. Literatura Brasileira:

  • Barroco: Gregório de Matos
  • Arcadismo: Cláudio Manuel da Costa; Tomás Antônio Gonzaga
  • Romantismo: Poesia: Gonçalves Dias; Álvares de Azevedo; Castro Alves - Prosa: José de Alencar; Manuel Antônio de Almeid
  • Realismo: Machado de Assis; Raul Pompéia - Naturalismo: Aluísio Azevedo
  • Parnasianismo: Olavo Bilac; Alberto de Oliveira; Raimundo Correia
  • Simbolismo: Cruz e Sousa; Alphonsus de Guimaraens
  • Pré-Modernismo: Euclides da Cunha; Lima Barreto
  • Modernismo: 1ª geração: Mário de Andrade; Oswald de Andrade; Manuel Bandeira; Antônio de Alcântara Machado - 2ª geração: Graciliano Ramos; Jorge Amado; José Lins do Rego; Carlos Drummond de Andrade; Cecília Meireles; Murilo Mendes - 3ª Geração: Guimarães Rosa; Clarice Lispector; João Cabral de Mello Neto.

2.2. Literatura Portuguesa:

  • Classicismo: Luís Vaz de Camões
  • Barroco: Pe. Antonio Vieira
  • Arcadismo: Bocage
  • Realismo: Eça de Queirós
  • Modernismo: Fernando Pessoa

II – MATEMÁTICA (20 questões)

Os conhecimentos matemáticos são aplicados em diversas áreas da ciência, na interpretação de fenômenos físicos, econômicos, sociais e naturais, bem como nas atividades tecnológicas. Espera-se do estudante que ele possua a capacidade de interpretação e leitura de informações através de gráficos ou outras formas de linguagem matemática, além do raciocínio lógico suficiente para avaliar a coerência ou não de certas argumentações e na formulação de sua próprias ideias. Para isso, o candidato deverá demonstrar domínio da linguagem básica e dos conceitos fundamentais da Matemática, tratados no Ensino Fundamental e Médio, de forma a saber aplicá-los em situações diversas e relacioná-los com outras áreas do conhecimento. Será dada prioridade à capacidade de raciocínio, não enfatizando a memorização de fórmulas, procedimentos mecânicos ou cálculos excessivos.

1. Conjuntos numéricos

  • números naturais e inteiros: múltiplos e divisores; números primos e compostos
  • frações e porcentagem: cálculo e operações
  • números decimais exatos e periódicos: determinação de geratrizes
  • números reais: potenciação e radiciação; números racionais e irracionais
  • médias: aritmética, geométrica, ponderada e harmônica
  • grandezas proporcionais: regra de três simples e composta

2. Equações e inequações no conjunto dos reais

  • equação do primeiro grau com uma incógnita: problemas
  • equação do segundo grau com uma incógnita: problemas
  • sistemas de equações com duas ou mais incógnitas: problemas
  • equações fracionárias e irracionais
  • função polinomial do primeiro grau: gráfico e estudo de sinais
  • função polinomial do segundo grau: gráfico, estudo de sinais, máximos e mínimos
  • inequações do primeiro e segundo graus; sistemas de inequações com uma incógnita
  • módulo de um número real: função modular; equações e inequações com módulo

3. Sequências numéricas

  • sequências lógicas: leis de formação
  • progressões aritméticas: termo geral; propriedades; soma dos termos
  • aplicações da PA em problemas de juros simples
  • progressões geométricas: termo geral; propriedades; soma e produto dos termos
  • aplicações da PG em problemas de juros compostos

4. Função exponencial e logarítmica

  • logaritmos: definição, cálculo e propriedades; mudança de base
  • equações exponenciais e logarítmicas
  • inequações exponenciais e logarítmicas

5. Matrizes e determinantes

  • matrizes: conceituação, representação, tipos e operações
  • determinantes de 2ª e 3ª ordens: cálculo e propriedades
  • inversão de matrizes

6. Polinômios e função polinomial

  • monômios e polinômios: grau e valor numérico
  • operações com monômios e polinômios
  • produtos notáveis e fatoração de polinômios
  • divisão de polinômios: teorema do resto e dispositivo de Briot-Ruffini

7. Geometria plana

  • ângulos: classificação e medidas
  • retas paralelas e perpendiculares: teorema de Tales
  • triângulos: existência, relações angulares, congruência e semelhança
  • relações métricas no triângulo retângulo: teorema de Pitágoras
  • principais quadriláteros e suas propriedades
  • polígonos: ângulos internos e externos, diagonais; polígonos regulares
  • elações métricas e angulares na circunferência
  • áreas das principais figuras planas e suas aplicações

8. Geometria espacial

  • poliedros: relação de Euler; poliedros regulares
  • prismas: paralelepípedo e cubo
  • pirâmides regulares
  • cilindro, cone e esfera
  • cálculo de áreas e volumes dos principais sólidos
  • sólidos semelhantes: relações entre áreas e volumes

9. Geometria analítica plana

  • distância entre dois pontos
  • divisão de segmentos em partes iguais e proporcionais
  • área do triângulo e condição de alinhamento de 3 pontos
  • estudo da reta: equações, declividade e posições relativas
  • distância de ponto a reta
  • estudo da circunferência: equações e posições relativas
  • resolução gráfica de inequações com 2 variáveis
  • análise e interpretação de gráficos envolvendo 2 grandezas

10. Trigonometria

  • relações trigonométricas no triângulo retângulo: seno, co-seno e tangente
  • problemas envolvendo os ângulos de 30°, 45° e 60°
  • resolução de triângulos não retângulos: leis dos senos e dos co-senos

11. Análise combinatória e probabilidades

  • arranjos, combinações e permutações simples
  • arranjos e permutações com repetição de elementos
  • problemas de agrupamentos
  • probabilidades: conceito e propriedades; cálculo de probabilidades

12. Estatística básica

  • gráficos de barras e de setores
  • distribuição de frequências; histograma
  • média aritmética, moda, mediana e desvio padrão

13. Noções de lógica

  • valores lógicos
  • proposições lógicas simples
  • conectivos
  • proposições lógicas compostas
  • tabela verdade

III – HUMANIDADES E CULTURA GERAL CONTEMPORÂNEA (30 questões)

A prova de Humanidades e Cultura Geral Contemporânea, está dividida em três partes: História, Geografia e temas da cultura geral contemporânea do Brasil e do mundo e consta com algumas questões de caráter interdisciplinar dessas respectivas disciplinas. Essa prova visa explorar o repertório humanístico, cultural e o nível de conhecimento sobre atualidades gerais do ingressante ao universo acadêmico.

1. História

A prova de História exigirá do aluno que utilize os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Médio. Assim o aluno deverá ser capaz de responder sobre o processo histórico, com a aguda lucidez daqueles que, não satisfeitos com a aparência, buscam a essência dos fatos. Isto significa identificar os fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que se influenciam e interagem, produzindo os fatos históricos. Para avaliar tais exigências a prova contará com questões abrangendo a História Geral, a História da América e a História do Brasil.

1.1. História do Brasil

  • Brasil Colonial: O Sistema colonial: organização política e administrativa; A economia colonial: extrativismo, agricultura, pecuária, mineração e comércio; Rebeliões coloniais e tentativas de emancipação; O período joanino e a independência.
  • Brasil Império: O primeiro reinado e as regências: organização do Estado e lutas políticas; O segundo reinado: economia, política e manifestações culturais; Imigração e abolição; A crise do império e o advento da República.
  • Brasil República: Economia, política e movimentos sociais na República Velha; As eras de Vargas; Política, economia e sociedade no Brasil entre 1945 e 1964; O Estado Autoritário (1964-1985); A redemocratização e a Nova República; O sistema político atual.

1.2. História da América

  • As colonizações espanhola e inglesa;
  • Os movimentos pela independência política nas Américas e a formação dos Estados Nacionais (América Latina e EUA).
  • Revoluções na América Latina (México e Cuba) no século XX; Militarismo, democracia e ditadura na América Latina no século XX.

1.3. História Geral

  • História Antiga: O mundo grego; O mundo romano
  • História Medieval: O Islão; Economia, sociedade e política no feudalismo; O desenvolvimento do comércio, o crescimento urbano e a vida cultural.
  • História Moderna: Renascimento; Mercantilismo e Absolutismo; Revolução francesa de 1789; Revolução industrial e capitalismo.
  • História Contemporânea: Ideias e doutrinas sociais dos séculos XIX e XX; As duas grandes guerras mundiais (1914-1945); A revolução russa de 1917; A crise de 1929; O fascismo e o nazismo; Bipolarização do mundo e Guerra Fria; A criação do Estado de Israel e os conflitos entre árabes e israelenses.

2. Geografia

A prova de geografia visa avaliar o nível de aprendizado que o aluno absorveu ao longo do ensino médio nesta disciplina. Uma característica central da prova da ESPM é o enfoque prioritário na geografia humana, sem contudo, deixar de considerar aspectos da natureza que estão presentes no cotidiano das sociedades. Outra característica da prova é a estreita conexão com o mundo contemporâneo; não se concebe o conhecimento geográfico como algo estanque, dissociado do cotidiano social.

2.1. Geografia econômica

  • geografia econômica do Brasil
  • o espaço industrial brasileiro
  • o espaço agrário e a produção agropecuária brasileira
  • a questão energética e as principais fontes
  • circulação e transportes: os fluxos contemporâneos
  • geografia econômica mundial e globalização
  • blocos econômicos regionais
  • circuito financeiro internacional e sua ação espacial
  • características gerais do atual estágio da globalização
  • globalização econômica e as novas tecnologias
  • globalização cultural: o local e o global
  • globalização e meio-técnico-informacional: fluxos e fixos
  • noção de capitalismo e socialismo

2.2. Geopolítica internacional e ações territorializadas

  • conjuntura geopolítica global e as inferências no território
  • organização do espaço mundial e as territorialidades: as ordens e seus impactos no      sistema internacional
  • conflitos regionais

2.3. Geografia socioambiental

  • a agenda ambiental internacional
  • aquecimento global
  • o dilema da água
  • poluição do ambiente urbano
  • ilha de calor
  • inversões térmicas
  • contaminação de lençóis freáticos
  • poluição de rios e lagos
  • impermeabilização do solo e enchentes locais
  • a questão do lixo
  • os principais biomas da Terra e as respectivas ameaça
  • a destruição das florestas tropicais

2.4. Espaço urbano e espaço rural do Brasil

  • caracterização geral do espaço brasileiro contemporâneo
  • o processo de urbanização brasileira
  • metrópoles, macrometrópole e as cidades no Brasil contemporâneo
  • megacidades e cidades globais
  • questão agrária no Brasil: estrutura fundiária e os conflitos sociais no campo

2.5. Organização socioespacial da população brasileira

  • organização socioespacial: histórico da formação e distribuição demográfica
  • crescimento da população brasileira
  • análise da pirâmide etária
  • migrações internas
  • contexto social brasileiro: análise de indicadores
  • Brasil: país desigual
  • a situação da educação brasileira

2.6. Domínios naturais do Brasil e a interação  sociedade-ambiente

  • o relevo brasileiro e suas relações com a organização socio-espacial
  • o clima brasileiro e as implicações com a sociedade
  • a inferência da sociedade nas paisagens naturais: os domínios brasileiros
  • a hidrografia brasileira e suas relações com a sociedade

3. Cultura geral contemporânea

  • Entende-se como cultura geral e contemporânea os assuntos que versam sobre manifestações culturais, políticas e econômicas na contemporaneidade brasileira e mundial.

3.1.  A conjuntura internacional

  • o sistema internacional vigente e os principais acontecimentos da agenda global nos âmbitos, político, econômico e ambiental;
  • os principais organismos internacionais e suas respectivas atuações

3.2.  O cenário político brasileiro

  • principais eventos da conjuntura brasileira no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judiciário, presentes na agenda política nacional;

3.3.  Aspectos da economia brasileira

  • principais aspectos da economia nacional, com ênfase no contexto macroeconômico;

3.4.  Manifestações culturais no Brasil e no mundo

  • destaques da agenda cultural englobando o cinema, música, teatro, exposições, simpósios, feiras e eventos, cultura popular, artes, e aspectos gerais da cultura brasileira e mundial;
  • patrimônio cultural e artístico brasileiro e mundial

3.5. Cidadania e democracia

  • os direitos do cidadão
  • democracia e igualdade
  • direitos civis e direitos humanos
  • movimentos sociais

IV – INGLÊS (10 questões)

A prova terá por objetivo avaliar a capacidade de compreensão mostrando competência de leitura de diferentes tipos de texto em inglês padrão. O candidato deverá ser capaz de reconhecer, localizar, selecionar, parafrasear, analisar, deduzir ou sintetizar as ideias do texto, estabelecendo relações de sentido. Quanto à gramática será exigido conhecimento em nível funcional, ou seja, como acessório à compreensão dos textos, assim como conhecimentos de vocabulário que venham a possibilitar compreensão do sentido global do texto e localização de determinada ideia.

1. Seleção de textos

  • Seleção de Textos-Diversidade temática: serão selecionados textos que não se restrinjam a um único domínio específico do conhecimento e que façam parte do universo cultural dos candidatos, visando que ele utilize não apenas conhecimentos da estrutura e do vocabulário da língua, mas também seu conhecimento de mundo e do contexto sócio histórico em que vive. Os temas serão preferencialmente contemporâneos inseridos na realidade política, econômica, científica e cultural.

2. Fontes:

  • textos extraídos de jornais, revistas e publicações recentes ou de outras fontes autênticas tais como artigos científicos, literários, jornalísticos, publicitários etc. apresentados em seu formato original ou em formato adaptado.