Você está aqui

Bolsas de Estudo ESPM São Paulo

Programas Institucionais de Incentivo a permanência

A ESPM oferece modalidades de bolsas de estudo que fazem parte de um campo mais amplo de responsabilidades defendido pela instituição que é inclusão social e o estímulo à permanência.

Bolsas de Estudo Processo Seletivo – Vestibular

Bolsa de estudo meritocrática

A ESPM oferece 5 (cinco) bolsas de estudo para cada um de seus cursos, sendo 3 (três) para os estudantes provenientes de escolas públicas e 2 (duas) para os provenientes de escolas particulares, contemplando os mais bem classificados no vestibular. Fica estabelecida a seguinte condição:

Escola pública*:

Primeiro colocado 90% de desconto na matrícula e na mensalidade
Segundo colocado 80% de desconto na matrícula e na mensalidade
Terceiro colocado 75% de desconto na matrícula e na mensalidade

Dessa forma, considerando os sete cursos oferecidos pela ESPM, serão ofertadas 21 bolsas de estudo para essa modalidade. As bolsas são válidas até o final do curso e se restringem unicamente ao valor da matrícula e da mensalidade, não abrangendo dependências, taxas, atividades extras,  etc.

*Considera-se estudante oriundo de escola pública aquele que tiver cursado o ensino médio integralmente na rede pública. Para participar da seleção dessa bolsa, o candidato deverá indicar, no ato da inscrição, a escola em que cursou o ensino médio, a qual deve ser obrigatoriamente da rede pública. Somente dessa forma poderá concorrer às bolsas dessa categoria. Além disso, terá de comprovar, por ocasião da matrícula, que cursou o ensino médio integralmente (3 ou 4 anos) na rede pública.

Escola particular:

Primeiro colocado 60% de desconto na matrícula e na mensalidade
Segundo colocado 40% de desconto na matrícula e na mensalidade                          

Dessa forma, considerando os sete cursos oferecidos pela ESPM, serão ofertadas 14 bolsas de estudo dentro dessa modalidade.    

Bolsa social

Clique aqui e faça o download do formulário de Bolsa Social.

A ESPM também oferece uma modalidade de bolsa de estudo baseada no critério socioeconômico familiar e desempenho no vestibular.

Para a participação nessa modalidade, é necessário que o candidato manifeste o seu interesse em concorrer e que se enquadre dentro do seguinte critério:

  • A condição declarada socioeconômica familiar deverá ser de até 15 salários-mínimos brutos mensais

O candidato inscrito na modalidade de bolsa social e classificado será convidado para a entrevista social a partir do dia 27 de novembro de 2017, ocasião em que deverá estar munido de documentos comprobatórios exigidos no ato da convocação.

O mesmo procedimento será seguido para as próximas chamadas, conforme o calendário de matrículas constante no edital do processo seletivo de vestibular e enquanto as cotas de bolsas não forem preenchidas.

O critério de concessão obedecerá a seguinte condição:

Rendimentos familiares de 1 a 7 salários-mínimos brutos mensais 75% do valor da matrícula e da mensalidade do respectivo curso
Rendimentos familiares de 8 a 15 salários-mínimos brutos mensais 50% do valor da matrícula e da mensalidade do respectivo curso

Obs.: O valor do salário mínimo considerado será de R$1.017,00 (um mil e dezessete reais)            

Será obedecida a ordem de classificação segundo o desempenho do candidato no exame vestibular para a convocação da bolsa.

Como participar

Se o candidato estiver dentro do critério acima exposto e se interessar em participar do processo, ele deverá até o dia 17 de novembro de 2017:

a)  Preencher o formulário do anexo 1 do manual;

b)  Encaminhar e-mail solicitando participar do programa de bolsa social  para:  vestibularsp@espm.br

- Assunto: bolsa social+(número de inscrição)+(nome completo)

- Anexar o comprovante de pagamento da inscrição no vestibular e o formulário do anexo 1 do edital (faça aqui o download do formulário), em PDF.

*Os formulários enviados após o dia 17 de novembro de 2017 serão automaticamente excluídos do processo de análise. A análise do formulário será feita após o dia 27 de novembro de 2017 e somente para os candidatos que realizarem o processo seletivo.

A quantidade de bolsas oferecidas obedece à tabela abaixo:

Curso Quantidade de bolsas oferecidas
Administração Até 10 bolsas
Ciências Sociais Até 5 bolsas
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Até 2 bolsas
Design Até 3 bolsas
Jornalismo Até 5 bolsas
Relações Internacionais Até 5 bolsas
TECH (Sistemas de Informação) Até 5 bolsas
Total Até 35 bolsas               

Obs.: Para os candidatos contemplados com a bolsa meritocrática e aprovados na bolsa social, prevalecerá a bolsa com o maior percentual de desconto.

Bolsa social para vagas remanescentes
Ainda dentro desse critério, após contempladas as solicitações de bolsa da 1.ª opção, poderão ser oferecidas bolsas sociais para os cursos que apresentem vagas remanescentes, independentemente do candidato ter feito a opção. A ESPM poderá convocar para a matrícula candidatos inclusos na modalidade de bolsa social, atribuindo o percentual para a bolsa correspondente à situação socioeconômica familiar.

Considerações para as bolsas de estudo meritocráticas e para as bolsas sociais:

Os candidatos contemplados com essas bolsas de estudo não poderão ter outro tipo de bolsa dentro da Instituição.

As bolsas são válidas até o final do curso e se restringem unicamente ao valor da mensalidade, não abrangendo dependências, taxas, atividades extras, etc.

Caso o candidato contemplado com bolsa meritocrática não tenha interesse ou venha a cancelar a matrícula, a bolsa não será transferida ao próximo candidato mais bem colocado, pois é pessoal e intransferível.

Fundação Estudar/ESPM

A ESPM tem parceria com a Fundação Estudar, abrangendo todos os estudantes de graduação que estejam cursando do 1º ao 6º semestre. Para se inscrever, acesse: www.estudar.org.br

Programa Rodolfo Lima Martensen

Direcionado a todos os estudantes de graduação que estejam cursando e que, eventualmente, estejam enfrentando dificuldades temporárias para o pagamento das mensalidades.

Estudantes com matrículas trancadas também poderão participar, desde que façam contato diretamente com o setor responsável por meio do e-mail: bolsasocial@espm.br

Processo Seletivo – ENEM

BOLSA MERITOCRÁTICA

A ESPM oferece (3) bolsas de estudos para cada um de seus cursos aos ingressantes por meio do Processo Seletivo ENEM.

Dessa forma, considerando os sete cursos oferecidos pela ESPM, serão ofertadas 21 bolsas de estudos para essa modalidade.

As bolsas são válidas até o fim do curso e se restringem unicamente ao valor da matrícula e da mensalidade, não abrangendo dependências (DPs), taxas, atividades extras etc. 

A condição para que a bolsa do estudante seja mantida é que o estudante não venha a ser reprovado em qualquer uma das disciplinas da matriz curricular durante os 4 anos de sua vida acadêmica. 

 A reprovação em qualquer uma das disciplinas acarretará na redução em 10% por disciplina, no percentual da bolsa para os semestres subsequentes.

Ofertaremos bolsas meritocráticas para os 3 primeiros melhores colocados de cada curso, respeitando o percentual da tabela abaixo:

BOLSAS DE ESTUDO MERITOCRÁTICA - PROCESSO SELETIVO ENEM

1º Colocado

2º Colocado

3º Colocado

75%

60%

50%

 

Não há programa de Bolsas para o Processo Seletivo International Baccalaureate (IB).

 

Seguro Educacional

Um serviço gratuito aos alunos da graduação, feito em parceria com o Bradesco Vida e Previdência, com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos de alunos pelos quais os responsaveis encontram-se eventualmente impossibilitados de realizar o pagamento das mensalidades. E conta ainda com uma série de benefícios, tais como cobertura para morte e perda de emprego.

A ESPM acredita que oferecer tranquilidade no desenvolvimento dos estudos de seus alunos e tão importante quanto proporcionar a melhor formação profissional. Por isso, em parceria com a Bradesco Vida e Previdência, a ESPM esta disponibilizando, sem nenhum custo, o Seguro Educacional, um programa que confirma todo o compromisso com o futuro dos estudantes.

Para obter esse beneficio você não pode ter nenhuma pendência financeira com o curso e precisa atender as condições gerais propostas pelo programa.

O que é o Seguro Educacional?

É uma garantia que evita a interrupção dos estudos, caso aconteça alguma eventualidade com o responsável pelo pagamento das mensalidades. Além disso, o Seguro Educacional oferece ao aluno uma exclusiva assistência 24 horas em acidentes, sendo ele o próprio responsável financeiro ou não. Com esses benefícios, você fica mais tranquilo para se dedicar à sua formação profissional.

Como funciona?

Se você está matriculado e com as mensalidades em dia, já tem direito aos benefícios do Seguro Educacional, sem nenhum custo.

Quem tem direito? 

O responsável legal pelo pagamento das mensalidades escolares. Ou seja, a pessoa anotada no contrato de prestação de serviços educacionais e/ou na ficha cadastral de Seguro Educacional, desde que atenda às condições gerais e particulares do contrato de seguros.

O que cobre?

• Vida em grupo e acidentes pessoais coletivos com cobertura para morte;
• Invalidez permanente total por acidente;
• Perda de emprego;
• Incapacidade física temporária.

Onde devo retirar/entregar a proposta de adesão?

A proposta de adesão deve ser retirada e entregue, devidamente preenchidas, em São Paulo no setor de Bolsas, benefícios e créditos e no Rio de Janeiro e Porto Alegre no Financeiro.

Quais são os benefícios oferecidos para Seguro Educacional?

Perda de renda por desemprego do responsável financeiro:

Com esse benefício, estará garantido o pagamento de até seis mensalidades escolares em caso de desemprego do responsável financeiro (mínimo de 12 meses ininterruptos e com vínculo empregatício).

Perda de renda por acidente ou doença (para professores, profissionais liberais e autônomos):

No caso de afastamento temporário do responsável financeiro das atividades profissionais por doença ou acidente, será efetuado o pagamento de até três mensalidades escolares para o aluno.

Para solicitar o seguro em caso de perda de renda, o aluno/responsável financeiro deverá cumprir uma carência de 90 dias após a entrega da proposta de adesão e aceitação pela Bradesco Previdência.

Pagamento de Indenização

Mesmo em um dos momentos mais difíceis da vida, como o falecimento do responsável Financeiro, o aluno terá a oportunidade de continuar seus estudos até o fim do curso.

Antes de preencher e assinar o cadastro, é importante saber:

Você pode obter as informações e relações dos documentos necessários em caso de sinistro pelo E-mail seguroeducacional@espm.br.

Ao assinar o contrato de prestação de serviços educacionais, o responsável financeiro assume a responsabilidade pelas informações registradas e pelo seu perfeito estado de saúde, e não poderá Alegar desconhecimento de nenhuma condição contratual do Seguro Educacional.

Clique aqui para ver modelo de Proposta de Adesão

Condições Gerais

Para entrar em contato com a assistência 24 horas ao aluno em caso de acidentes, ligue para 0800-701-2704. 

Crédito e Financiamento

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO

O Bradesco criou uma linha especial de crédito estudantil para a ESPM, com taxa de juros mensal de 1,29%, bem abaixo de valores praticados pelo mercado financeiro.

Trata-se de uma Linha de Crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação presenciais para estudantes da ESPM.

Os interessados em conhecer e/ou adquirir o produto deverão procurar um posto de atendimento bancário do Bradesco.

CONTATOS DO BRADESCO

Contato: qualquer agência do Bradesco ou o PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana)
Tel.:  (11) 5085-6652 
E-mail: felipe.nimia@bradesco.com.br ou 0134.gerencia@bradesco.com.br

Para mais informações, clique aqui

Para realizar uma simulação, clique aqui

Financiamento estudantil – Programa de Financiamento Estudantil (Fies)

A ESPM mantém convênio com o FIES para a maioria dos seus cursos de graduação em São Paulo.

A concessão e aprovação do FIES dependerá da legislação em vigor no período de matrícula. Verifique as condições pelo portal em http://sisfiesportal.mec.gov.br/

CLIQUE AQUI PARA INFORMAÇÕES SOBRE A PRÉ-SELEÇÃO FIES 2017/1

Desconto para irmãos

Para cada irmão que estiver matriculado e cursando o estudante ganha 5% de desconto na mensalidade.

Solicite seu desconto no ato da matrícula.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Bolsas de Estudo pelo telefone 11 5085 - 4658 ou pelo e-mail bolsasocial@espm.br

Horário de Atendimento:  2ª, 4ª e 6ª das 8h às 18h e 3ª e 5ª das 8h às 20h.