Você está aqui

Bolsas de Estudo ESPM São Paulo

BOLSAS DE ESTUDO

A ESPM-SP disponibiliza opções de Bolsas de Estudo para os ingressantes pelo Vestibular Tradicional e pelo ENEM. Para os demais processos seletivos, a ESPM não oferece opções de bolsa.

PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO DO VESTIBULAR —ESPM/SP — 2018/2

A ESPM disponibiliza duas modalidades de Bolsas de Estudo, conforme critérios descritos a seguir.

Considerações gerais para as modalidades de Bolsas de Estudo:

A condição para que a bolsa do estudante seja mantida é que o estudante não venha a ser reprovado em qualquer das disciplinas da grade curricular durante os quatro anos de sua vida acadêmica. 

As bolsas são válidas até o fim do curso e restringem-se unicamente aos valores de matrícula e de mensalidade, não abrangendo dependências, taxas, atividades extras, etc.

Caso o candidato contemplado com a bolsa meritocrática não tenha interesse ou venha a cancelar a matrícula, a bolsa não será transferida ao próximo candidato mais bem colocado, pois é pessoal e intransferível.

BOLSAS DE ESTUDO MERITOCRÁTICAS

A ESPM oferece quatro bolsas de estudo para cada um de seus cursos, sendo duas para os provenientes de escolas públicas e duas para os provenientes de escolas particulares, contemplando os mais bem classificados no vestibular, ficando estabelecida a seguinte condição:

AS BOLSAS SERÃO DISTRIBUÍDAS DA SEGUINTE FORMA:

a. Escola pública*:

  • primeiro colocado: 100% de desconto na matrícula e mensalidade;
  • segundo colocado: 75% de desconto na matrícula e mensalidade;

Dessa forma, considerando os sete cursos oferecidos pela ESPM, serão ofertadas 14 bolsas de estudo para essa modalidade.

*Considera-se estudante oriundo de escola pública aquele que tiver cursado o ensino médio integralmente na rede pública. Para participar da seleção dessa modalidade de bolsa, o candidato deverá indicar, no ato da inscrição, a escola em que cursou o ensino médio, a qual deve ser obrigatoriamente da rede pública. Somente dessa forma poderá concorrer às bolsas dessa categoria. Além disso, terá de comprovar, por ocasião da matrícula, que cursou o ensino médio integralmente (três ou quatro anos) na rede pública.

b. Escola particular:

  • primeiro colocado: 50% de desconto na matrícula e mensalidade;
  • segundo colocado: 40% de desconto na matrícula e mensalidade.

Dessa forma, considerando os sete cursos oferecidos pela ESPM, serão ofertadas 14 bolsas de estudo dentro dessa modalidade, totalizando 28 bolsas meritocráticas entre escola pública e particular.

BOLSA DE ESTUDO SOCIAL

(Download Formulário)

A ESPM também oferece uma modalidade de bolsa de estudo baseada nos seguintes critérios: análise socioeconômica familiar e desempenho no vestibular.

Para a participação nessa modalidade, é necessário que o candidato manifeste o seu interesse em concorrer e que se enquadre dentro do seguinte critério:

  • A condição socioeconômica familiar declarada deverá ser de até 8 salários-mínimos.

O critério de concessão obedecerá a seguinte condição:

  • rendimentos familiares de 1 a 3 salários-mínimos: 1 bolsa de 100% dos valores de matrícula e mensalidade para cada curso;
  • rendimentos familiares de 4 a 6 salários-mínimos: 75% dos valores de matrícula e mensalidade do respectivo curso.
  • rendimentos familiares de 7 a 8 salários-mínimos: 50% dos valores de matrícula e mensalidade do respectivo curso.

Obs.: O valor do salário-mínimo considerado será de R$ 954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais).

Será obedecida a ordem de classificação segundo o desempenho do candidato na prova de vestibular para a convocação de bolsa.

Se o candidato estiver dentro do critério acima exposto e se interessar em participar do processo, ele deverá, até o dia 25 de maio de 2018:

  1. preencher o formulário disponível no site;
  2. encaminhar um e-mail solicitando participar do Programa de Bolsa Social para vestibularsp@espm.br com o assunto: bolsa social + (número de inscrição) + (nome completo), anexar o comprovante de pagamento da inscrição e o formulário do Anexo 1 preenchido e assinado, em PDF.

Os formulários enviados após o dia 25 de maio de 2018 serão automaticamente excluídos do processo de análise. A análise do formulário será feita a partir de 5 de junho de 2018 e a ESPM entrará em contato apenas com os candidatos inscritos na modalidade de bolsa social e classificados no processo seletivo, de acordo com as vagas abaixo, solicitando o envio de documentação comprobatória, para análise.

O mesmo procedimento será seguido para as próximas chamadas, conforme o calendário de matrículas constante no presente edital, enquanto as cotas de bolsas não forem preenchidas.

A quantidade de bolsas oferecidas obedece a tabela a seguir:

CURSO

BOLSAS OFERECIDAS (100%)

BOLSAS OFERECIDAS (75 ou 50%)

Administração

1 bolsa

até 3 bolsas

Ciências Sociais

1 bolsa

até 3 bolsas

Comunicação Social — Publicidade e Propaganda

1 bolsa

1 bolsa

Design

1 bolsa

até 3 bolsas

Jornalismo

1 bolsa

até 2 bolsas

Relações Internacionais

1 bolsa

até 5  bolsas

Sistemas de Informação

1 bolsa

até 6 bolsas

TOTAL

até 7 bolsas

até 23 bolsas

Total geral de bolsas oferecidas: 30

Para os candidatos contemplados com a Bolsa Meritocrática e aprovados na Bolsa Social, prevalecerá a bolsa com o maior percentual de desconto.

Bolsa social para vagas remanescentes

Ainda dentro desse critério, após contempladas as solicitações de bolsa da 1ª opção, poderão ser oferecidas Bolsas Sociais para os cursos que apresentem vagas remanescentes, independentemente de o candidato ter feito a opção. A ESPM poderá convocar para a matrícula candidatos inclusos na modalidade de Bolsa Social, atribuindo o percentual para a bolsa correspondente à situação socioeconômica familiar.

Os candidatos que forem contemplados com qualquer tipo de bolsa/desconto não poderão ter outro fato redutor de mensalidade, ou seja, se for contemplado com a bolsa meritocrática ou social, não poderá ter outro desconto advindo da ESPM. Não há desconto/bolsa cumulativo dentro da ESPM para nenhum curso/série/turno, salvo em casos de desconto para irmãos.

PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO — ENEM ESPM/SP — 2018/2

A ESPM-SP oferece Bolsas de Estudo Meritocráticas para os dois primeiros colocados de cada curso. As bolsas de caráter social são exclusivas para o Vestibular Tradicional da ESPM.

Veja os descontos oferecidos:

Bolsas de estudo – ENEM

1º colocado

75% de desconto

2º colocado

60% de desconto

Considerações gerais para as modalidades de Bolsas de Estudo ENEM:

A condição para que a bolsa do estudante seja mantida é que o estudante não venha a ser reprovado em qualquer das disciplinas da grade curricular durante os quatro anos de sua vida acadêmica. As bolsas são válidas até o fim do curso e se restringem unicamente aos valores de matrícula e mensalidade, não abrangendo dependências, taxas, atividades extras, etc.

Caso o candidato contemplado com a bolsa meritocrática não tenha interesse ou venha a cancelar a matrícula, a bolsa não será transferida ao próximo candidato mais bem colocado, pois é pessoal e intransferível.

Os candidatos que forem contemplados com qualquer tipo de bolsa/desconto não poderão ter outro fato redutor de mensalidade, ou seja, se for contemplado com a bolsa meritocrática não poderá ter outro desconto advindo da ESPM. Não há desconto/bolsa cumulativo dentro da ESPM para nenhum curso/série/turno, salvo em casos de desconto para irmãos.