Você está aqui

Por Que Estudar na ESPM?

A Instituição

Fundada em 1951, a ESPM foi a primeira escola a introduzir os conceitos de Propaganda e Marketing no Brasil.

Hoje, oferece sete cursos de Graduação: Administração, Ciências Sociais, Design, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Jornalismo e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão. Todos com ênfase em Marketing e muito bem avaliados pelo MEC e pelo mercado, graças ao melhor corpo docente do Brasil nas nossas áreas de atuação e a uma infraestrutura de ponta oferecida aos alunos.

Experimente a ESPM antes de se tornar nosso aluno!

A ESPM

A ESPM trabalha duro para ser um Centro de Excelência em Comunicação, Marketing e Negócios. Nosso time reúne alguns dos melhores professores e executivos do Brasil, garantindo aos nossos cursos o equilíbrio entre teoria e prática. Nós levamos muito a sério o contato com as empresas e com o mercado de trabalho, por isso, nos comprometemos em garantir sempre o que há de mais atual no mercado corporativo.

Na ESPM, temos como regra desafiar os alunos. Além de preparar o estudante para exercer a profissão escolhida, nossos cursos desenvolvem habilidades nem sempre trabalhadas durante a graduação, como a capacidade de atuar em equipe, resolver problemas e se comunicar.

Além de conteúdos inovadores, nossos programas se caracterizam pela utilização de métodos de ensino diferenciados e adequados aos objetivos específicos de cada disciplina. Para dar suporte a essa estratégia, disponibilizamos o acesso às mais avançadas tecnologias: ilhas digitais de produção audiovisual, equipamentos e softwares compatíveis com os utilizados por grandes empresas e inovações como o Retail Lab, uma loja completa para estudos no ponto de venda.

O resultado de tudo isso é que a ESPM está entre as escolas com maior índice de empregabilidade do Brasil. Em cada um dos cursos, 85% dos alunos terminam a graduação empregados nos mais diversos tipos de empresa: multinacionais das diversas áreas, agências de propaganda, produtoras, bancos, empresas de internet, institutos de pesquisas, entre outras diversas possibilidades ou ainda donos de sua própria empresa.

A excelente colocação alcançada por nossos alunos é, sem dúvida, o nosso principal indicador de sucesso e é isso que queremos oferecer a você!

Estrutura

Biblioteca

A Biblioteca da ESPM abriga um extenso acervo, tendo a preocupação de manter-se sempre atualizado. Inclui livros, teses, monografias,revistas, vídeos especializados, coleções de CDs, veículos de imprensa nacionais e internacionais e uma base de dados eletrônica que facilita o acesso às informações.

Retail Lab

O Retail Lab é um laboratório de varejo exclusivo onde são realizadas pesquisas sobre comportamento do consumidor no ponto-de-venda.

Auditórios

A ESPM SP possui 3 auditórios com modernas instalações e capacidade para acomodar cerca de 600 pessoas. Contam também com equipamentos multimídia, que possibilitam transmissão simultânea para outras regiões.

Ilhas de Edição

As ilhas de edição estão disponíveis para que os alunos aprendam a mexer nos equipamentos e fazer seus trabalhos acadêmicos.

Estúdios

A ESPM disponibiliza aos alunos estúdios de áudio, vídeo e fotográfico.

Laboratório de Informática

A ESPM dispõe de laboratórios equipados com computadores de última geração e programas específicos para atender às necessidades dos currículos dos cursos. Formam usuários capazes de realizar, encomendar e orientar execução de tarefas constantes no dia-a-dia de um profissional.

 

Intercâmbios

Intercâmbios – Programas Internacionais

A ESPM reconhece a importância de experiências internacionais na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo.

O aluno da ESPM pode cursar uma parte de seus estudos no exterior dispondo de duas formas básicas: 

1. Exchange programs: são programas que universidades e faculdades estabelecem entre si de forma que cada uma se compromete a receber um certo número de alunos da outra para estudar no seu campus em troca do direito de enviar à outra outros tantos alunos. Quando as universidades têm este tipo de programa, o aluno que vai estudar fora continua a pagar mensalidade para a sua escola de origem.

2. Visiting students: na condição de visiting students os alunos devem trancar o curso na ESPM e pagar a mensalidade diretamente na universidade de destino. Para ser visiting student o aluno interessado também deve participar do processo seletivo.

Veja onde você poderá estudar:

Longa Duração (Programas semestrais)

ALEMANHA

- Schiller International University (Heidelberg)

ESPANHA

- Schiller International University (Madrid)

- Universidade Antonio De Nebrija (Madrid)

CHILE

- Universidad del Pacifico (Santiago)

INGLATERRA

- University of Wesminster (London)

- Schiller International University (London)

JAPÃO

- Waseda University (Tokio)

EUA

- University of California (Riverside)

- Schiller International University (Flórida)

FRANÇA

- Schiller International University (Paris)

- Universidades CERGY-PONTOISE (Cergy )

-  ECOLE INTUIT/LAB (Aix-En-Provence e Paris)  

PORTUGAL

- Universidade de Coimbra (Coimbra)

- IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (Lisboa)

- IPAM Instituto Português de Administração de Marketing (Matosinhos, Aveiro e Lisboa)

ITÁLIA

- Università IULM (Milan)

Curta Duração (Programas semanais ou mensais)

CANADÁ

- McGill University (Montreal)

CHILE

  - Universidade Del Pacifico (Santiago)

ESPANHA

- Universidad Nebrija (Madrid)

EUA

- Babson_ International Marketing for Entrepreneurs (Boston)

Idiomas

Ciente da importância do domínio de outras línguas para o futuro profissional de seus alunos, a ESPM firmou parcerias com escolas de idiomas para que aulas sejam ministradas dentro da estrutura da Escola. Dentre as opções estão cursos de inglês, espanhol, francês e italiano.

Estágio

CINTEGRA

A ESPM possui um departamento exclusivo para facilitar o contato entre os futuros profissionais e o mercado de trabalho: o CINTEGRA. Por meio dele os alunos são comunicados sobre as oportunidades de estágios, trainees e vagas para efetivos. Todos os semestres recebem mais vagas do que nossos estudantes são capazes de preencher.

Estas oportunidades são divulgadas através do CANAL ESPM, uma ferramenta online que facilita o contato entre as empresas que estão à procura de profissionais com os estudantes da ESPM que buscam uma colocação profissional, além de oferecer dicas de RH e informar sobre eventos voltados ao mercado de trabalho.

Outras atividades do CINTEGRA:

ESPM CARREIRA: Serviço que auxilia o estudante no direcionamento de sua Carreira, baseado nos trabalhos de orientação profissional. É oferecido em duas modalidades: Plantões Presenciais e Grupos.

ENCONTRO EMPRESARIAL: Semestralmente, realizamos um encontro entre empresas e estudantes. Com stands montados dentro da ESPM, os alunos tem contato direto com grandes empresas, que apresentam seus programas de estágios e trainees e conhecem o perfil de quem estuda na Escola.

PROVE (Programa de Visitas às Empresas): Os professores solicitam  visitas de acordo com suas disciplinas, convergindo assim a teoria com a prática.

Estágios

Administração de todos os Contratos de Estágios, desde a assinatura até o acompanhando das exigências previstas na Legislação em vigor.

Entidades Estudantis

AIESEC

A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.

O desenvolvimento do potencial de liderança dos membros da AIESEC acontece por meio de uma experiência integrada que desenvolve competências pessoais e profissionais a partir de vivência internacional, troca de conhecimentos, valorização da diversidade e gestão de equipes.

Parceiros nacionais: Philips, McKinsey & Company, Grupo Santander Brasil, UniEthos, LVBA Comunicação, Módula, Instituto Holos, Amcham, JCI, Bunge, CIC – CNA, Instituto Papel Solidário, Artemisia, HSBC, Offline, CIESP Oeste, Viva Talentos, 3GEN, FkPartners, Talkstick, Curriculum

Parceiros globais: Microsoft, Cadbury Schweppes, PriceWaterHouseCoopers, Eletroclux, UBS, Unilever, Inbev, Alcatel-Lucent, DHL.

ATLÉTICA ESPM

Atlética também é um órgão representativo dos alunos. Tem como finalidade básica a organização de reuniões e eventos de caráter esportivo tanto internos (treinos e amistosos) quanto externos (torneios como Economíadas, Universíadas e outros eventos inter-faculdades).

CIERI ESPM

Conselho Institucional dos Estudantes de Relações Internacionais (CIERI) é a entidade responsável pela representação do curso de RI perante a Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI).

DIRETÓRIO ACADEMICO GUERREIRO RAMOS

O Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos é a entidade estudantil que representa os estudantes de Administração e Relações Internacionais da ESPM.  Fundado em 01 de julho de 1995, o DA cumpre o papel de trazer aos ESPMeanos o que existe de melhor em palestras, cursos, seminários, das mais diversas áreas da Administração e RI.

CENTRO ACADÊMICO 4 DE DEZEMBRO

Centro Acadêmico 4 de Dezembro é a entidade estudantil que representa os estudantes de Comunicação Social e Design da ESPM.  O objetivo do CA é tornar a fase universitária dos alunos a melhor possível, para tanto, promovem palestras e debates sobre temas fundamentais à complementação de nossa formação e repertório. O CA 4D é o responsável pelo Sr. Laranja, o principal meio de comunicação entre os alunos. E também organizamos uma série de eventos sociais e as mais tradicionais festas estudantis da ESPM, como a Festa do Lúcio.

Agências Experimentais

ARENAS ESPM

O Arenas ESPM é um laboratório que proporciona aos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design, a oportunidade de desenvolver suas habilidades nos principais departamentos de uma agência de publicidade: Atendimento, Planejamento e Criação.

Além disso, também contamos com estagiários responsáveis pela pesquisa de tendências do mercado, atualizando todos os membros da agência e deixando todos por cima das novidades que rolam por aí. 
Clientes atendidos: Corpo de Bombeiros de São Paulo, Fundação Pró-Sangue, CET de São Paulo, AIESEC, Mestrado ESPM, ESPM Jr.

ESPM JR.

A ESPM Jr. é uma empresa de consultoria formada por alunos de Administração, Design, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Com mais 15 anos de atividade, realiza projetos de consultoria em administração, marketing e comunicação para empresa de todos os portes. Já atendeu grandes clientes como Nestlé, Motorola, Ericsson, entre outros.

DESIGN LAB

O Design Lab é uma estrutura exclusiva do curso de Design que oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos para clientes externos. O laboratório conta com a supervisão de professores com experiência acadêmica e de mercado.

ESPM SOCIAL

A ESPM Social é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2001, por alunos e professores da ESPM/SP. Seu principal objetivo é incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas em prol do desenvolvimento social do País. É através dessa entidade que a ESPM realiza suas ações de responsabilidade social.

GLOBAL JR. 

Empresa júnior do curso de Relações Internacionais da ESPM São Paulo, gerenciada por alunos e orientada por professores. Ela tem como objetivo encurtar as distâncias entre as empresas e o mercado, auxiliando na sua projeção internacional, por meio de consultorias.