Você está aqui

Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos - São Paulo

O curso Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa despertar o interesse e apresentar ao potencial empreendedor como é possível desenvolver negócios quem tenham como sentido o alcance de objetivos sociais.
 
Trata-se de um curso de extensão que proporciona uma sólida formação, abordando aspectos conceituais e estratégicos sobre negócios sociais e inclusivos. O conteúdo ministrado permite ao aluno identificar problemas sociais e a partir disso, elaborar um plano de negócios sociais.
 
A escolha das disciplinas e formação da grade curricular engloba os principais aspectos para o desenvolvimento de um plano de negócios social, o qual é elaborado pelos estudantes e apresentado ao final do curso.

 

objetivo

Estimular os participantes a desenvolverem negócios que gerem impacto significativo na sociedade.

Público

Dirigido a pessoas que buscam empreender negócios ou atividades relacionadas a área social, ou organizações sociais que buscam novas formas para manter sua sustentabilidade financeira.

Estrutura e desenvolvimento do curso

O curso é desenvolvido em 10 encontros presenciais totalizando 120hs. Os encontros acontecem as sextas feiras a noite e sábado durante o dia todo, totalizando 12 horas por encontro.
 
Adicionalmente existem ao menos 02 encontros previstos com o coordenador para devolutiva de atividades e orientação do projeto final.
 
O desenvolvimento do curso está ancorado em quatro eixos: troca de experiências entre empreendedores sociais; desenvolvimento conceitual e metodológico realizado por professores e especialistas ligados ao tema de empreendedorismo; suporte ao desenvolvimento de projeto de negócio social, utilizando processos de aprendizado ativa, coaching e orientação para visita à comunidades; apresentação do projeto final para banca de especialistas, empreendedores e investidores.

Currículo

A estrutura curricular propicia que os alunos sejam levados a rever seus valores e princípios frente a questões éticas e ao atual modo de produção e consumo.
 
A organização curricular do curso é apoiada num conjunto de competências gerais, relacionadas a conhecimentos específicos da área de empreendedorismo, inovação e negócios sociais, necessária ao desenvolvimento de um negócio social. Este conjunto de conhecimentos foi organizado em sessões as quais são integradas ao longo do curso, e refletindo no trabalho final.
  • Conceituação: Introdução a Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto, Modelagem de Negócios Sociais, Identificação de Problemas Sociais e Inovação Social (24hs).
  • Instrumentalização: Design Thinking, Pesquisa Etnográfica e de Mercado, Indicadores de Impacto (30hs).
  • Formulação Estratégica: Business Model Generation, Decisões Estratégicas de Marketing, Construção de Alianças e Parcerias, Analise da Viabilidade Financeira (48hs).

Metodologia

A metodologia adotada tem como pressuposto que o saber deve ser construído através do compartilhamento de experiências e do desenvolvimento de atividades que proporcionem aos alunos o apoio a elaboração do seu projeto final.
 
Para atendimento a estes objetivos o curso, utiliza métodos ativos de ensino e aprendizagem, que incluem, dentre outras, atividades:
  • Estudos de caso possibilitando a compreensão dos fatores críticos para o sucesso de um negócio social;
  • Aulas centradas na construção e reconstrução de modelos de negócios, centradas no conhecimento e conceitos apreendidos e coordenada por professores com profundo conhecimento sobre o tema.
  • Pesquisa aplicada de campo junto à comunidade ou beneficiários tendo como objetivo a identificação de problemas sociais e a validação da proposta técnica a ser executada.
  • Participação em palestras de empreendedores sociais que possuem experiência ou já viveram momentos semelhantes em sua trajetória profissional
  • Desenvolvimento de Seminários para apresentação de propostas de negócio social com avaliação e feedback de especialistas
  • Coaching realizado por especialistas da área de empreendedorismo, estratégia e negócios sociais
  • Apresentação final para banca de especialistas, empreendedores, consultores e financiadores em negócios sociais.

Avaliação

Para atendimento ao objetivo proposto utilizamos diferentes mecanismos como trabalhos individuais e em grupos, pesquisas de campo, palestras e seminários, que permitem que os estudantes utilizem o conhecimento adquirido ao longo do curso.
 
A avaliação é realizada, à medida que o trabalho é realizado. Em cada sessão os alunos são estimulados a apropriar o conhecimento adquirido ao seu projeto. Periodicamente, o coordenador avalia o projeto, fornece feedback de atividades e organiza atividades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho.
 
Ao final do curso os alunos apresentam um projeto final, a qual é submetida a uma banca de especialistas que contribuem para o aprimoramento do projeto.

Requisitos para o curso

Curso superior completo, determinação para colocar seus sonhos em prática e disposição de compartilhar e aprender. Capacidade de leitura de textos em inglês.

Processo de pré-seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá mediante análise do currículo, carta de interesse e entrevista.

Inicialmente o candidato deve enviar seu currículo completo e carta de interesse, descrevendo resumidamente sua motivação para a realização do curso e se possui em mente algum projeto que gostaria de aplicar após sua conclusão pelo email negociosocial@espm.br.
 
Posteriormente o candidato será convidado para uma entrevista que ocorrerá presencialmente ou por Skype para candidatos fora da região da cidade. Sendo aprovado na entrevista o
candidato receberá um e-mail de confirmação, convidando-o para finalizar o processo de inscrição.

Carga horária e datas do curso

Curso de extensão com 120 horas, realizado em 10 encontros com aulas ocorrendo sexta-feira a noite e sábado durante todo o dia.
São Paulo:

Prazo para inscrição, envio de carta de interesse e entrevistas: até 20/4/18
Entrevistas para esclarecimentos e apresentação do projeto pedagógico: 3/3 a 25/4/18
Divulgação de resultados: 25/4/18
Encontros: 4/5, 18/19 e 25/26 de maio; 8/9 e 15/16 e 29/30 de junho; 13/14 e 20/21 de julho; 3/4 e 17/18 e 24 de agosto; 1 de setembro de 2018.
Horário: sexta-feira, das 19h30 às 23h, e sábado das 9h às 17h.


Coaching e devolutiva de projetos serão agendadas diretamente pelo coordenador junto aos alunos.
 
Alunos necessitam ter frequência de 75% sobre as aulas totais e apresentar projeto final para que recebam o certificado de conclusão de curso.

Corpo docente

O curso será ministrado por professores e especialistas ligados à área de empreendedorismo social, marketing, estratégia e negócios sociais.

Investimento

São Paulo: O valor do curso é de R$ 4.900,00, podendo ser pago em até 10 parcelas no cartão de crédito ou a vista.