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Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos - São Paulo

O curso Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa despertar o interesse e apresentar, ao potencial empreendedor, como é possível desenvolver negócios que tenham como sentido o alcance de objetivos sociais.

Trata-se de um curso de extensão que proporciona uma sólida formação, abordando aspectos conceituais e estratégicos sobre negócios sociais e inclusivos. O conteúdo ministrado permite ao aluno identificar problemas sociais e, a partir disso, elaborar um plano de negócios sociais.

A escolha das disciplinas e a formação da grade curricular englobam os principais aspectos para o desenvolvimento de um plano de negócios social, o qual é elaborado pelos estudantes e apresentado ao final do curso.

 

objetivo

Estimular os participantes a desenvolverem negócios que gerem impacto significativo na sociedade.

Público

Dirigido a pessoas que buscam empreender negócios ou atividades relacionadas à área social, ou organizações sociais que buscam novas formas para manter sua sustentabilidade financeira.

Estrutura e desenvolvimento do curso

O curso é desenvolvido em dez encontros presenciais, totalizando 120 horas. Os encontros acontecem às sextas-feiras à noite e sábado durante o dia todo, totalizando 12 horas por encontro.

Adicionalmente, existem ao menos dois encontros previstos com o coordenador para devolutiva de atividades e orientação do projeto final.      

O desenvolvimento do curso está ancorado em quatro eixos: troca de experiências entre empreendedores sociais; desenvolvimento conceitual e metodológico realizado por professores e especialistas ligados ao tema de empreendedorismo; suporte ao desenvolvimento de projeto de negócio social, utilizando processos de aprendizado ativa, coaching e orientação para visita a comunidades; e apresentação do projeto final para banca de especialistas, empreendedores e investidores. 

Currículo

A estrutura curricular propicia que os alunos sejam levados a rever seus valores e princípios frente a questões éticas e ao atual modo de produção e consumo.

A organização curricular do curso é apoiada num conjunto de competências gerais, relacionadas a conhecimentos específicos da área de empreendedorismo, inovação e negócios sociais, necessários ao desenvolvimento de um negócio social.  Esse conjunto de conhecimentos foi organizado em sessões, as quais são integradas ao longo do curso e refletem no trabalho final.

  • Conceituação: Introdução a Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto; Modelagem de Negócios Sociais, Identificação de Problemas Sociais e Inovação Social (24 h).
  • Instrumentalização: Design Thinking, Pesquisa Etnográfica e de Mercado, Indicadores de Impacto (30 h).
  • Formulação Estratégica: Business Model Generation, Decisões Estratégicas de Marketing, Construção de Alianças e Parcerias, Análise da Viabilidade Financeira (48 h).

Metodologia

A metodologia adotada tem como pressuposto que o saber deve ser construído através do compartilhamento de experiências e do desenvolvimento de atividades que proporcionem aos alunos o apoio a elaboração do seu projeto final.

Para atendimento a esses objetivos, o curso utiliza métodos ativos de ensino e aprendizagem, que incluem, entre outras, as seguintes atividades:

  • Estudos de caso possibilitando a compreensão dos fatores críticos para o sucesso de um negócio social
  • Aulas centradas na construção e na reconstrução de modelos de negócios, centradas no conhecimento e nos conceitos apreendidos, e coordenadas por professores com profundo conhecimento sobre o tema
  • Pesquisa aplicada de campo com a comunidade ou com beneficiários, tendo como objetivo a identificação de problemas sociais e a validação da proposta técnica a ser executada
  • Participação em palestras de empreendedores sociais que possuem experiência ou já vivenciaram momentos semelhantes em sua trajetória profissional
  • Desenvolvimento de seminários para apresentação de propostas de negócio social com avaliação e feedback de especialistas
  • Coaching realizado por especialistas das áreas de empreendedorismo, estratégia e negócios sociais
  • Apresentação final para banca de especialistas, empreendedores, consultores e financiadores em negócios sociais

Avaliação

Para atendimento ao objetivo proposto, utilizamos diferentes mecanismos, como trabalhos individuais e em grupos, pesquisas de campo, palestras e seminários, que permitem que os estudantes utilizem o conhecimento adquirido ao longo do curso.

A avaliação é realizada, à medida que o trabalho é realizado. Em cada sessão os alunos são estimulados a apropriar o conhecimento adquirido ao seu projeto. Periodicamente, o coordenador avalia o projeto, fornece feedback de atividades e organiza atividades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho.

Ao final do curso os alunos apresentam um projeto final, o qual é submetida a uma banca de especialistas que contribuem para o aprimoramento do projeto.

Requisitos para o curso

Curso superior completo, determinação para colocar seus sonhos em prática e disposição de compartilhar e aprender. Capacidade de leitura de textos em inglês.

Processo de pré-seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá mediante análise do currículo, carta de interesse e entrevista.

  Inicialmente, o candidato deve enviar seu currículo completo e carta de interesse, descrevendo resumidamente sua motivação para a realização do curso e se possui em mente algum projeto que gostaria de aplicar após sua conclusão pelo e-mail negociosocial@espm.br

Posteriormente, o candidato será convidado para uma entrevista que ocorrerá presencialmente, ou por Skype para candidatos fora da região da cidade. Sendo aprovado na entrevista o candidato receberá um e-mail de confirmação, convidando-o para finalizar o processo de inscrição.

Carga horária e datas do curso

Curso de extensão com 120 horas, realizado em 10 encontros com aulas ocorrendo às sextas-feiras à noite e aos sábados durante todo o dia.

São Paulo:

Prazo para inscrição, envio de carta de interesse e entrevistas: 6/9
Encontros: 15/16; 22/23 e 29/30 de setembro; 6/7; 20/21 e 27/28 de outubro; 10/11 e 24/25 de novembro; 1/2 e 15/16 de dezembro.
Horários: sexta-feira das 19h30 às 23h e sábado das 9h às 17h.


Coaching e devolutiva de projetos serão agendadas diretamente pelo coordenador com os alunos.

Os alunos deverão ter frequência mínima de 75% sobre as aulas totais e apresentar projeto final para que recebam o certificado de conclusão de curso.

Corpo docente

O curso será ministrado por professores e especialistas ligados às áreas de empreendedorismo social, marketing, estratégia e negócios sociais.

Investimento

São Paulo: O valor do curso é de R$ 4.800,00, podendo ser pago em até 10 parcelas no cartão de crédito ou à vista.