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Ementas das disciplinas

Ementas das disciplinas

ÉTICA, JORNALISMO E SOCIEDADE

Ética, moral e deontologia; problemas éticos no jornalismo contemporâneo; estudos críticos e reflexivos sobre os conceitos de ética aplicados à especificidade do jornalismo; casos paradigmáticos de dilema e conflitos éticos no cotidiano do profissional; jornalismo, direito à informação e interesse público; o profissional e o conflito de interesses com as empresas jornalísticas e com as fontes.

Objetivos

Levar o estudante a refletir sobre a importância da conduta ética do jornalista, tendo em vista seu papel na sociedade e o direito à informação. Fornecer subsídios para que o estudante aprofunde a compreensão da ética, da moral e da deontologia e tenha condições de aplicá-las à especificidade do jornalismo. Capacitá-lo a diagnosticar dilemas e conflitos éticos e a tomar decisões tanto no plano empresarial como no relacionamento com fontes, colegas e o público em geral, tendo sempre em vista a perspectiva ética de suas ações. 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA APLICADOS AO JORNALISMO

A construção do pensamento científico e a produção de conhecimento; métodos e técnicas de pesquisa em jornalismo; o objeto da pesquisa; o estudo das diferentes perspectivas metodológicas em seus aspectos epistemológicos, teóricos e técnicos; técnicas de coleta e análise de dados. Processo de elaboração de um projeto de pesquisa e técnicas de redação; relatório de pesquisa.

Objetivos

Proporcionar ao estudante o aprofundamento da compreensão dos processos de pesquisa aplicáveis ao jornalismo, suas sutilezas, diversidades, possibilidades e desafios. Levá-lo ao correto entendimento dos elementos da pesquisa, seus métodos e as técnicas. Fornecer subsídios para que ele possa aplicar com competência os instrumentos de coleta de dados qualitativos e quantitativos em pesquisa social. Orientá-lo a elaborar um projeto e um relatório de pesquisa stricto sensu.

TÓPICOS AVANÇADOS III - LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM JORNALISMO

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da linha “LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM JORNALISMO”.

TEORIAS DO JORNALISMO - ESTUDOS E REFLEXÕES

As correntes teóricas de estudo do jornalismo no século XX: limites e  pertinências no século XXI. Os fundamentos do jornalismo contemporâneo: os processos de produção noticiosa sob a perspectiva ideológica, organizacional e tecnológica. As mutações no jornalismo: reflexões sobre a emergência de novos fatores na construção da notícia e no exercício da profissão.

Objetivos

Possibilitar ao estudante compreender e refletir sobre a atuação do jornalista no processo de produção da notícia em contextos sociais e comunicacionais contemporâneos. Propor problematizações que possam conduzi-lo à busca de conhecimento pertinente aos processos jornalísticos emergentes. Relacionar as teorias do jornalismo desenvolvidas no século XX ao status contemporâneo da produção noticiosa.

INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

A inovação tecnológica e suas implicações nas empresas de comunicação e na sociedade. Os conteúdos jornalísticos como produtos inovadores e de qualidade; o desenvolvimento e a adaptação das notícias em diferentes fluxos e ambientes midiáticos; o conceito de disrupção como criador de novas demandas e redes de conexão no jornalismo; a aplicação do negócio social e das dimensões inovadoras disruptivas como estratégias digitais na gestão das empresas jornalísticas.

Objetivos

Proporcionar ao estudante estudos e experiências de ruptura, inovação e criatividade no jornalismo, para que ele compreenda novas dinâmicas e formas em meios e plataformas comunicacionais. Possibilitar ao estudante a análise das potencialidades do negócio social e a reflexão sobre o uso da tecnologia como agentes geradores de disrupções para o estabelecimento de estratégias digitais criativas, agregadoras de novos desafios, valores e parcerias.

PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DIGITAL

Os desafios do jornalismo na era da convergência digital; a atuação do profissional e os processos jornalísticos em diferentes canais de comunicação e plataformas como estratégias de gestão e engajamento de público na elaboração de novos modelos de negócios e de produção de conteúdos; a convergência do jornalismo tradicional com os meios digitais; o potencial jornalístico nas mídias sociais e nos canais de produção e distribuição on-line. Interatividade e participação no contexto de convergência.

Objetivos

Levar o estudante à compreensão dos processos de convergência digital no jornalismo. Possibilitar ao estudante que estabeleça modelos de negócio e desenvolva estratégias de gestão de conteúdos, além de refletir sobre o potencial jornalístico em diferentes meios e plataformas comunicacionais para a fidelização de audiência e mercado.

FINANCIAMENTO DE PROJETOS EM JORNALISMO

Métodos para financiamento de projetos jornalísticos; a criatividade e a inovação para o redesenho de negócios em jornalismo e para a obtenção de recursos financeiros; a economia e a indústria criativas; análise da concepção, produção e aplicação de processos na área. Captação de recursos no jornalismo brasileiro e internacional; estudos de caso em empresas de mercado, sem fins lucrativos, crowdfunding, mídia independente, coletivos,
redes e associações de jornalistas.

Objetivos

Levar o estudante a compreender o surgimento de um novo ecossistema de mídia, o que resulta em novas formas de métodos e ações para o financiamento do jornalismo contemporâneo. Aplicação de conceitos da nova economia, como inovação e criatividade. Criação de estratégias de geração de valor em jornalismo. Estimular os discentes a realizar novas combinações e soluções no jornalismo como negócio e como iniciativa para o bem público.

ESTUDOS DE AUDIÊNCIA COLABORATIVA

A identificação do público-alvo contemporâneo e das consequências de sua transformação para a reconfiguração do jornalismo de massa; novas estruturas, formas e práticas de vínculos comunicativos e de fidelização de audiências; atuais instâncias de negociações simbólicas e informativas que tornam o público glocal; o cidadão como receptor e emissor: o prossumidor de notícias; o ambiente digital e as redes para o dialogismo e para a participação.

Objetivos

Apresentar ao estudante as principais características identitárias e o comportamento do público contemporâneo. Levar o estudante a compreender novos processos de comunicação em relação ao cidadão receptor e emissor. Possibilitar ao estudante a assimilação das possibilidades de cooperação, participação e intervenção dos cidadãos no jornalismo atual.

ANÁLISE E MONITORAMENTO EM REDES SOCIAIS

Análise do cenário da exploração de redes sociais e mídias interativas; estratégias para a relevância em conteúdo, associação semântica, busca orgânica, personalização para gerar e aumentar o tráfego; métricas e indicadores para o monitoramento de reputação, fidelidade, buzz, comparação de fluxo; otimização e usabilidade no plano editorial e na arquitetura de produtos digitais para construir relacionamento e engajamento do usuário.

Objetivos

Fornecer elementos para que o estudante faça uma leitura crítica do webjornalismo exercitado nas redes de alta velocidade. Possibilitar que ele tenha condições de analisar a influência linguística das mídias sociais no jornalismo e saber aplicá-las. Levá-lo a compreender e a utilizar as atuais e eficientes técnicas de monitoramento e gerenciamento de contextos relevantes nos ambientes digitais.

SISTEMAS DE CIRCULAÇÃO E CONSUMO

As relações entre os processos de produção, circulação, recirculação e consumo dos produtos jornalísticos; o planejamento da comunicação, os canais de distribuição e os novos cenários de mercado; recirculação e consumo da produção jornalística e sua apropriação pelas redes sociais; a internet como fator de ampliação da recirculação.

Objetivos

Levar o estudante a aprimorar sua compreensão a respeito dos processos de produção, circulação, recirculação e consumo dos produtos jornalísticos. Oferecer elementos para que ele amplie seu entendimento sobre o processo de apropriação dos conteúdos pelas redes sociais, bem como a respeito dos impasses em torno dessa questão.

PROJETOS EM AUDIOVISUAL

A prática do jornalismo audiovisual com reflexão sobre o papel do jornalista nas linguagens
do cinema, como a do documentário, da televisão e das mídias digitais; a construção de produtos transversais e inovadores; reflexão sobre as formas de integração do público leitor/telespectador/produtor na interface não linear das narrativas audiovisuais transmidiáticas.

Objetivos

Oferecer condições para que o estudante analise com propriedade como as linguagens audiovisuais dialogam com as convergências de mídia na produção jornalística. Proporcionar noções da narrativa audiovisual aplicada à TV digital, incluindo os recursos interativos e suas implicações no universo da comunicação. Habilitar o profissional a atuar em equipes multidisciplinares nas fases de pré-produção, produção, pós-produção e transmissão de conteúdos. Permitir a criação de formatos inovadores de conteúdos jornalísticos.

GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO NOS NEGÓCIOS JORNALÍSTICOS

Tipos de organizações e o empreendimento jornalístico; funções administrativas; papel e habilidades gerenciais; empreendedorismo e inovação; plano de Negócio; modelo Canvas; ferramentas de análise de mercado e competição; análise de viabilidade financeira.

Objetivos

Oferecer ao estudante uma visão objetiva da administração moderna e dos seus atores a fim de capacitá-lo para lidar com os aspectos relativos aos negócios de empreendimentos jornalísticos, bem como para o desenvolvimento de novos empreendimentos que tenham como produto final a produção jornalística.

LINGUAGENS EM CIBERJORNALISMO

História, conceitos, estratégias e valores da cibercultura; evolução tecnológica e social da comunicação; comportamento e ética: da microinformática à cultura livre; sociabilidade e redes sociais; organizações jornalísticas e reconfiguração do trabalho; convergência das mídias e dos processos jornalísticos; teorias e teóricos da cibercultura: posicionamento crítico; cibercultura e jornalismo.

Objetivos

Possibilitar ao estudante organização e estruturação de seu pensamento em função da cultura digital, especialmente no que diz respeito ao ambiente jornalístico, facilitando o acesso às tecnologias da informação e da comunicação e sua compreensão, com ênfase ao processo de convergência tecnológica da cibercultura. Habilitar o estudante a atuar em um contexto de
mutação tecnológica constante.

NARRATIVAS E DINÂMICAS COMPLEXAS EM JORNALISMO

O pensamento complexo aplicado à narrativa jornalística; recursos, tendências e tensões em estruturas narrativas diversas; produção e possibilidades expressivas do jornalismo no contexto contemporâneo; conceitos de linearidade e não linearidade em narrativas multiformes.

Objetivos

Possibilitar ao discente pensar de forma complexa a estrutura de narrativas jornalísticas lineares e não lineares. Propor ao estudante a criação de narrativas em diversos formatos e plataformas de modo a possibilitar a apropriação de recursos inovadores em sua produção diária. Habilitar o estudante a produzir roteiros multimídia, mobilizando diferentes recursos
expressivos.

FERRAMENTAS DIGITAIS E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Conceitos, características e tendências no jornalismo multimídia, on-line e em tempo real na era da pós-convergência midiática; a formatação e as ferramentas para a produção e edição de conteúdos em diversas plataformas; experimentações de estrutura dos dispositivos móveis na aplicação jornalística; a captação e a disposição da informação; a reação dos interagentes; a circulação diferenciada em espaços da web como os ambientes digitais oficiais dos veículos, a blogosfera e as redes sociais.

Objetivos

Ao final da disciplina, o estudante deverá estar capacitado a lidar com os dispositivos móveis no webjornalismo. Conhecer e praticar as ferramentas de produção e edição de produtos jornalísticos (multimídia, transmídia e crossmídia) na internet e nos aplicativos. Analisar criticamente a importância e a pertinência de trabalhar o conteúdo com os aparatos do jornalismo digital.

TÓPICOS AVANÇADOS I: LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM JORNALISMO

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da linha “LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM
JORNALISMO”.

TÓPICOS AVANÇADOS II: LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM JORNALISMO

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da linha “LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM
JORNALISMO”.

PRODUTOS MIDIÁTICOS SINGULARES

Definição e análise de Produtos Midiáticos Singulares (PMS) e do campo de conhecimento de Mídias, Entretenimento, Design, Informação e Artes (M.E.D.I.A.). Estudo das implicações do M.E.D.I.A. nos processos de criação e de desenvolvimento dos PMS e seus impactos no jornalismo contemporâneo, tais como: tencionamento da ideia de meio a partir da ideia de arranjo midiático; crise nos modelos de negócios em jornalismo, tais como estruturados na cultura de massa, em decorrência da emergência de arranjos midiáticos; a emergência do entretenimento como linguagem no jornalismo; afirmação do design digital como conhecimento fundamental na tradução de gramáticas midiáticas entre meios/arranjos midiáticos; atualização da máxima o meio é a mensagem na expressão, o arranjo midiático é
o dado, a partir da relevância de que os dados e a ideia de informação ganham dentro das dinâmicas contemporâneas de comunicação; afirmação das artes visuais como uma arte funcional e necessária no jornalismo e no conjunto de PMS, representando e traduzindo dados para um grande público não especializado.

Objetivos

Possibilitar a compreensão de novas dinâmicas comunicacionais que se apresentam na forma de produtos midiáticos singulares (PMS), assim como do papel do campo de conhecimentos do M.E.D.I.A. no jornalismo contemporâneo; conhecer diversos exemplos, estudar os potenciais econômicos dos PMS e desenvolvê-los dentro do ESPM Media Lab, em diálogo com o The Brown Institute for Media Innovation, da Escola de Jornalismo da Columbia.

TÓPICOS AVANÇADOS I: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da linha “PRODUÇÃO DE CONTEÚDO”.

TÓPICOS AVANÇADOS II: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da linha “PRODUÇÃO DE CONTEÚDO”.

TÓPICOS AVANÇADOS III: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da linha “LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM JORNALISMO”.