Você está aqui

ESPM Social | Rio de Janeiro

ESPM Rio, ao reforçar seu papel educacional de formação profissional de qualidade, fundou em 2004 o núcleo de atuação social: a ESPM Social. Trabalhando em parceria com representantes do terceiro setor e público e privado que atuem comprometidamente com responsabilidade social e sustentabilidade, a ESPMSocial pretende expandir as experiências dos estudantes no curso de sua formação e contribuir de forma ética e profissional.

Sobre a ESPM Social RIo

Como geralmente enfatiza o prof. José Roberto Whitaker Penteado, há mais de 60 anos, a fundação da ESPM se constituiu como uma ação de Responsabilidade Social, ainda que na época esse termo não fosse utilizado. Segundo é bem conhecido, tanto no meio acadêmico quanto no publicitário, foi a partir de uma exposição realizada no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1950, que surgiu a ideia de um curso de propaganda, logo transformado em Escola por Rodolfo Lima Martensen e aprovado por Assis Chateaubriand em 1951. Os professores que, inicialmente, ministravam as aulas eram profissionais reconhecidos do mercado publicitário que, após o expediente de trabalho, doavam parte de seu tempo para a Escola. É dessa maneira que surge o embrião do que viria a ser a ESPM, que foi registrada como uma Associação sem fins lucrativos, estatuto que ainda hoje ela mantém. 

Foi nesse quadro que, na unidade da ESPM SP, no fim da década de 1990, um grupo de estudantes, aproveitando as discussões que ocupavam parte importante do cenário empresarial no mundo e no Brasil, trouxe para o ambiente pedagógico da Instituição a discussão sobre Ética Empresarial e Responsabilidade Social (posteriormente, transformados no conceito de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade).

A ESPM-Rio, ao reforçar seu papel educacional de formação profissional de qualidade, fundou, em 2004, o núcleo de atuação social: a ESPM Social-Rio. Trabalhando em parceria com representantes do terceiro setor e do setor privado, que atuem comprometidos com responsabilidade social e sustentabilidade, a ESPM Social-Rio pretende expandir as experiências dos estudantes no curso de sua formação e contribuir de forma ética e profissional. Nosso objetivo é ampliar a visão de responsabilidade e contribuição cidadã no exercício profissional dos estudantes e colaboradores da própria ESPM como instituição de ensino, percebendo, também, as demandas do mercado, na forma de exigências e de oportunidades de atuação, em relação ao setor social. Consideramos que as áreas de formação da Escola são fundamentais na ação e inovação social, assim, desejamos propiciar aos estudantes, colaboradores, professores e stakeholders experiências de parcerias que os conscientizem sobre as questões da responsabilidade social e do terceiro setor, reconhecendo nesses campos de reflexão e atuação profissional, voluntária ou não, para aqueles que se formam em publicidade, administração, design e jornalismo, relações internacionais e nas demais áreas de especialização e extensão.

Seguindo sua vocação simbolicamente desde o seu nascedouro, a ESPM vem assumindo cada vez mais seu compromisso com a ética e a cidadania na formação de seus profissionais. Voltados para o mercado sim, porque é o seu propósito; buscando ganhos financeiros e sucesso profissional sim, porque esse é o objetivo daqueles que buscam seus cursos. Mas por meio do estímulo à consciência de suas responsabilidades como profissionais e cidadãos e, sobretudo, com ética. O resultado desse trabalho é a disseminação de multiplicadores, como empreendedores sociais em toda a Instituição.

Missão:

Contribuir para a formação de líderes empresariais através da utilização das estratégias de marketing e conscientização em prol de causas sociais.

Visão:

Ser a instituição de referência em atuação social em suas respectivas áreas de conhecimento no segmento de educação superior e extensão na cidade do Rio de Janeiro.

Valores:

Paixão por ajudar pessoas | Responsabilidade socioambiental | Sustentabilidade | Consciência coletiva |  Excelência

Contatos: (21) 2216-2001 | espmsocial@espm.br

Equipe

Coordenadora responsável - Luciana Cruz

Gestão de Recursos e Administrativo 

Tem como principal responsabilidade melhorar os resultados  por meio da gestão de pessoas. Para isso, promove atividades que estimulam a integração, o bom relacionamento e o desenvolvimento dentro do ambiente de trabalho. Também é responsável pelo controle dos gastos, pela elaboração do orçamento e prestação de contas. Outra de suas principais funções é a elaboração do processo seletivo dos novos voluntários, que conta com a parceria do ESPM Carreiras e é dividido em três etapas: provas, dinâmica em grupo e entrevista individual. O departamento também promove diversos eventos internos tais como: organização de workshops de capacitação para as equipes, dias culturais, viagens de integração, o café da manhã com os pais entre outros.

Gestão de Comunicação 

Responsável por toda a comunicação institucional, interna e externa que envolva a ESPM Social-Rio e seus pares. Atua focando o planejamento, engajamento com movimentos, coletivos, inciativas locais e internas. Suas principais atividades são: 

  • Planejamento 
  • Pesquisa de tendências
  • Interlocação com as atividades das demais unidades da ESPM (Sul e SP)
  • Elaboração de treinamentos que propiciem aprendizagem dos colaboradores.
  • Garantir a qualidade e aplicabilidade dos conteúdos e utilização da marca e dos projetos.
  • Gestão de eventos | Gestora Luisa Santos Henrique Manhães 

Responsável por organizar e apoiar, na ESPM e fora dela eventos que visam promover a conscientização e a sensibilização do seu público interno (professores, funcionários,  terceirizados, estudantes e stakeholders) para as questões socioambientais. Como ganho pedagógico adicional, os voluntários envolvidos nesse departamento aprendem a planejar, executar e prestar contas de eventos. Sua organização envolve: - Planejamento; - Captação de recursos; - Organização; - Execução; - Elaboração de relatórios de prestação de contas e levantamento de indicadores.

Gestão de relacionamento 

Tem como função acompanhar as consultorias e os programas institucionais já realizados pela ESPM Social-Rio, responsável pelo feedback com as ONGs e demais projetos atendidos, assim como as parcerias da área. É também responsável pelo processo de seleção de ONGs a serem atendidas. O Departamento também administra os contatos da Entidade, dá suporte às organizações do terceiro setor que firmam e já firmaram acordos e contatos com a ESPM Social-Rio e busca novos parceiros institucionais, inclusive com planos de captação de recursos para os nossos projetos.

Gestão de Projetos 

Responsável pelas consultorias gratuitas nas áreas de comunicação, marketing e gestão para ONGs e OSCIPs. Estudantes de todos os cursos da ESPM trabalham em equipes, sob a orientação da coordenação e professores especialistas, o que garante a qualidade do resultado alcançado. Todo o processo resulta em um plano de ação entregue para a organização cliente que pode ser sintetizado em quatro fases: - levantamento de dados da organização; - diagnóstico de problemas; - análise SWOT, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relativas à ONG; - elaboração de um plano de ação com medidas que visam solucionar os problemas encontrados.

ESPM+Sustentável 

Esta área está diretamente alocada à mantenedora ESPM SP, gerência de operações e coordenação da área da ESPM Rio. É responsável por implantar as diretrizes institucionais nesta área, assim como pesquisar,implantar soluções internas e para os projetos em andamento.

Audiovisual 

Responsável pela produção dos vídeos, fotos, registro das ações, memória da área, cobertura para os projetos e parceiros da área.

Criação 

Mídias sociais e projetos 

Responsável por toda a identidade visual da área, dos projetos e consultorias. Demanda um gestor mais senior que possa orientar os novos integrantes.

Gestão de conteúdo 

Atua diretamente com a área de comunicação e criação. É responsável pela elaboração dos releases, ativação de canais diversificados, da área e das consultorias em andamento. 

Parceiros