Você está aqui

ESPM A Social Business Centre

Sobre o Centro

O ESPM Social Business Centre é fruto da parceria entre a ESPM e o Yunus Centre; nasceu em 2013,tendo como proposta implementar e incentivar o conceito de Negócios Sociais no Brasil.

Esse centro tem o propósito de estimular empresas e indivíduos a refletir sobre modelos de negócios que estabeleçam uma nova relação entre o desenvolvimento social e o econômico.

O ESPM Social Business Centre é um negócio social em que os objetivos sociais, empresariais e educacionais são igualmente importantes para se atingir seus objetivos. Como princípio de todo negócio social, o lucro gerado será reinvestido em atividades que promovam o desenvolvimento de ações que, por sua vez, potencializem sua missão.

O que são negócios sociais e inclusivos?

Um negócio social é um empreendimento concebido com o objetivo de resolver um problema social. Os lucros gerados são utilizados para ampliar a ação da empresa, aperfeiçoando seus produtos e serviços e potencializando seu resultado social.

Empresas sociais são concebidas para alcançar objetivos sociais utilizando-se de processos e atividades que gerem maior eficiência e permitam obter sua sustentabilidade sem depender de doações para atingir sua missão.

Denominamos de negócios inclusivos quando a empresa, por intermédio de suas atividades, consegue incluir pessoas que tenham maior grau de vulnerabilidade social em seus negócios, como fornecedores, consumidores, colaboradores ou sócios. 

Missão, Visão e Valores

Missão

Estimular empresas, indivíduos e estudantes a promover negócios que atuem na resolução de problemas sociais.

Visão

Fomentar negócios vinculados ao desenvolvimento social.

Valores

  • Unir o espírito empreendedor ao compromisso social
  • Dar igualdade de oportunidade para todos
  • Apoiar a liberdade de mercado e a livre iniciativa empresarial
  • Estimular o uso consciente de recursos naturais

Nossa atuação

O ESPM Social Business Centre possui três áreas de atuação: incubadora de projetos, educação e capacitação e atividades de pesquisa.

Incubadora de projetos

O centro irá ajudar empresas e empreendedores a desenvolver negócios sociais por meio da identificação de demandas sociais existentes, auxíliará na estruturação do plano de negócio e na concepção de um modelo de negócio que traga sustentabilidade à organização para que ela não dependa de doações para concretizar suas ações. Os empreendedores receberão o apoio de especialistas em toda a etapa pré-operacional para criar condições voltadas à sua rápida independência.

Educação e capacitação

O centro tem como objetivo, em sua área educacional, promover uma nova visão para as futuras gerações de líderes, inspirando-os e capacitando-os a enfrentar os constantes desafios sociais.

Por meio de cursos de extensão, como o de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos ou os cursos livres, os alunos serão estimulados a refletir e compartilhar informações com outros empreendedores que já atuam e passaram por desafios semelhantes.

Atividades de pesquisa

A ESPM incentiva alunos e professores a conhecer, analisar e sistematizar ferramentas, práticas e formas de gestão desenvolvidas pelas organizações que atuam com negócios sociais no Brasil.

O resultado dessas pesquisas e estudos é compartilhado com a comunidade e sociedade pela Central de Cases, publicações da própria ESPM ou mesmo em eventos públicos