Você está aqui

Estrutura Organizacional

Embora as iniciativas que levaram ao seu surgimento remontem ao final da década de 1990, foi a partir de 2000 que a ESPM Social paulatinamente foi-se institucionalizando. Entretanto, somente no segundo semestre de 2002, após o sucesso da parceria com o Universidade Solidária, que a entidade começou a ganhar visibilidade interna na faculdade, o que consolidou definitivamente a sua estrutura organizacional e atraiu, ao longo dos semestres seguintes, um número crescente de voluntários, além do apoio da gestão da ESPM concedendo-lhe nesse ano, pela primeira vez, uma sala para sediá-la. Desde então, os investimentos institucionais na ESPM Social só foram crescendo o que vem garantindo a melhoria na qualidade dos projetos realizados.

Hoje, focada no voluntariado como fator de aprendizado extra sala, ela está diretamente ligada à Diretoria Acadêmica da ESPM, exercida pelo prof. Ismael Rocha (seu principal idealizador e fundador), e desde 2002 é coordenada pelo prof. Carlos Frederico Lucio.

Os trabalhos da ESPM Social são executados por alunos dos vários cursos de graduação da ESPM que, para ingressar na entidade, passam por um rigoroso processo de seleção (prova escrita, dinâmica de grupo e entrevista individual) e assumem o compromisso de realizar, de forma totalmente profissional e responsável, o trabalho que lhe for atribuído por sua equipe de gestão e/ou coordenação. Atualmente, a cada semestre letivo, a entidade conta com um efetivo que varia de65 a70 voluntários, dependendo dos projetos em andamento.

Além dos responsáveis docentes, sua estrutura organizacional é formada por um Colegiado Executivo Discente (corpo de voluntários) composto de 5 equipes de Gestão e 3 equipes de Coordenação (estas são referentes a projetos institucionais da ESPM executados pela ESPM Social), conforme ilustra o organograma abaixo.

Áreas de Atuação

Coordenador Docente

Prof. Dr. Carlos Frederico Lucio
Tel.: (11) 5085-4162
E-mail: fred@espm.br

Gestão de Consultorias

Responsável: Melina Correzola

Tel: (11) 5085-6672

E-mail: consultoria.social@espm.br

Recursos Humanos e Administrativo Financeiro

Responsável: Isadora Barbieri

Equipe: Gabriela Sant`ana, Giulia Righetto e Gustavo Takara

Tel: (11) 5085-4151

E-mail: espmsocial.controller@espm.br

Comunicação

Sobre a Comunicação da Social

A equipe funciona como uma “mini agência” de propaganda interna da entidade, desenvolve todo o processo de criação e de divulgação necessários entre das demais equipes para seus respectivos públicos de interesse. Para tal, a Comunicação da ESPM Social trabalha na realização de campanhas e métodos de divulgação que envolvem mídia impressa e digital.

Como é o dia a dia da equipe

A partir de um Briefing - documento contendo a descrição do evento ou necessidade de uma das demais sete equipes da ESPM Social - a gestão encarrega-se de planejar a equipe em função das demais demandas (das outras equipes) e da disponibilidade de tempo até a entrega. 

Feito isso, iniciam-se os brainstorms e os processos criativos nos quais equipe toda se reúne, discute o contexto do caso e troca ideias sobre o que seria interessante, pertinente e viável para comunicá-lo ao seu público alvo. 

Assim que os membros definem os meios de divulgação, conceito e identidade visual das peças (anúncios), passa-se para a parte de criação que, assim como numa agência envolvem Direção de Arte e Redação. De acordo o projeto e objetivo, também são feitos vídeos promocionais e, para tal, a equipe fica responsável pela produção, captação de vídeo e edição.

Terminada a criação, Assessores de Imprensa (dois membros da equipe) entram em cena: divulgam o projeto/evento nas mídias digitais, respondem a dúvidas via facebook e cobrem o evento. Por fim, a Assessoria atualiza a entidade nas mídias. 

Produção l O que Comunicação produz:

- Mídia digital: Criação: Banners, Cartazes, Capa para facebook, Foto de Perfil Assessoria: criação de evento, manuntenção das mídias virtuais (facebook, instagram, twitter), atualização do site, contato via inbox.

- Mídia impressa: Criação: cartazes, folhetos, flyers, adesivos, banners, carteirinhas.

Principais públicos l Pra quem Comunicação produz:

-Atuais membros da entidade (comunicação interna);

-Alunos(as), funcionários da ESPM e ex-alunos/ex-sociais e ONGs (comunicação externa).

Softwares de Edição l O que Comunicação utiliza para produzir: 

Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe Premiere e Adobe Bridge.

Equipe:Adriana Ideyama, Bruna Machado, Isadora Marchesini, Mariana Polete, Matheus Nunes e Raquel Bonafonte.

Gestão: Fabrizio Mazzali

E-mail: espmsocial.comunicacao@espm.br 

Tel: (11) 5085-4361

Relacionamento Institucional

Gestão: Maria Luiza Hahn

Equipe: João Paulo Buzolin e Tuane Ferreira.

Tel: (11) 5085-4151

E-mail: espmsocial.institucional@espm.br

Projetos

Responsável: Leonardo Fioretti

Equipe: Gabriel Daher, Giuliana Chiaradia, Sophia Boabaid, Sophia Loretti.

Tel: (11) 5085-4164

E-mail: espmsocial.projetos@espm.br

Prêmio Renato Castelo Branco

Responsável: Giovanna Araújo

Equipe: Adilson Roberto Barreto, Aline Balçan,Elisa Castilho, Manuela Pacifico e Rafaela Guerra.

Tel. (11) 5085-6673

E-mail: prcb@espm.br

ESPM Mais Sustentável

Responsável: Ana Júlia Marques

Equipe: Julia Luisi, Julianna Bettim

Tel. (11) 5085-6673

E-mail: espmsustentavel@espm.br

 

Bem da Moda

Responsável: Nathalia Pires

Equipe: Ana Carolina Alvarez, Caroline Tchakerian, Isabela Guidotti, Matheus Henrique Claudino e Tainara Crepaldi

Tel. (11) 5085-4161

 

Profissão Social

Responsável: Caarolina Coni

Equipe: João Pedro Magnani, Paola Greco, Pedro Martins e Sabrina Vicente

Tel. (11) 5085-4163