Grade Curricular

Mestrado

Estrutura Curricular

Carga Horária Créditos H/A
Obrigatória 16 240
Optativa 10 150
Dissertação 14 210
TOTAL 40 600

Obs.: Para os ingressantes até 2015, são necessários 12 créditos de disciplinas optativas.

1. O que é um crédito: para disciplinas de 2 créditos, a permanência em sala de aula é de 100 minutos; para disciplinas de 4 créditos, a permanência é de 200 minutos; 1 crédito possui carga horária de 15 h-a; cada hora-aula equivale a 50 minutos.

2. Horas necessárias para o mestrado: excluindo-se da carga horária do programa (600 h-a), cada hora-aula em sala exige aproximadamente 4 horas-aulas de estudo e leitura fora da sala de aula.

3. O aluno deverá cursar (no mínimo) 7 disciplinas obrigatórias e 150 h/a em disciplinas optativas, que podem ser de 30 ou 60 horas. As disciplinas são escolhidas pelo aluno, de acordo com orientação do respectivo orientador.

4. Os outros 10 créditos podem ser obtidos em eletivas de outras LP ou outros Programas com acordo de Nucleação (atualmente PPGEA da FEA-USP, Mestrado e Doutorado Acadêmico da EAESP-FGV e PPGA da Uninove).

Grade Curricular

OBRIGATÓRIAS 
Disciplina Créditos H/A
Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional 4 60
Métodos de Pesquisa Qualitativa I 2 30
Métodos de Pesquisa Quantitativa I 2 30
Teoria da Prática da Educação de Nível Superior 2 30
Seminários Avançados de Pesquisa em Gestão Internacional 2 30
Teoria das Organizações em Ambiente Global 2 30
Estágio Docente em Administração 2 30
TOTAL 16 240
ELETIVAS COMPLEMENTARES
Disciplina Créditos H/A
Métodos de Pesquisa Qualitativa Avançada 4 60
Análise Multivariada de Dados 4 60
TOTAL 8 120
ELETIVAS - ESTRATÉGIA EM GESTÃO INTERNACIONAL
Disciplina Créditos H/A
Estratégia em Gestão Internacional 4 60
Análise Econômica do Investimento Direto 2 30
Estratégia em Finanças Internacionais 2 30
Estratégia Internacional e os Mercados Emergentes 2 30
Empreendedorismo Internacional 2 30
Estratégia em Redes de Organizações 2 30
TOTAL 14 210
ELETIVAS – MARKETING EM GESTÃO INTERNACIONAL
Disciplina Créditos H/A
Marketing em Gestão Internacional 4 60
Comportamento do Consumidor Internacional 2 30
Métricas e Escalas em Marketing 2 30
Tópicos Avançados de Marketing 2 30
Gestão de Marketing em Multinacionais 2 30
Marketing em Agronegócios e Alimentos 2 30
TOTAL 14 210
ELETIVAS - INOVAÇÃO EM GESTÃO INTERNACIONAL
Disciplina Créditos H/A
Inovação em Gestão Internacional 4 60
Gestão Global da Inovação 2 30
Internacionalização de Empresas com Foco em Inovação 2 30
Inovação e Internacionalização na Indústria Automobilística 2 30
Marketing e Difusão de Novos Produtos no Ambiente Global 2 30
TOTAL 12 180

 

Doutorado

Estrutura Curricular

Carga Horária Créditos H/A
Obrigatória 18 270
Optativa  18 270
Tese 14 210
Atividade Programada Obrigatória 4 60
Total 54 810

As disciplinas obrigatórias e eletivas são oferecidas com carga horária de 30 horas/aula (2 créditos) ou 60 horas/aula (4 créditos), sendo um crédito equivalente a 15 horas/aula. Os outros 12 créditos podem ser obtidos em eletivas de outras LP ou outros Programas com acordo de Nucleação (atualmente PPGEA da FEA-USP, Mestrado e Doutorado Acadêmico da EAESP-FGV e PPGA da Uninove).

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

Em formação na Área de Administração:

Disciplina Créditos H/A
Estudos Avançados em 
Teoria Organizacional
2 30

Em formação na Linha de Pesquisa:

Disciplina Créditos H/A
Estratégia Internacional 4 60
Marketing Internacional 4 60
Inovação Internacional 4 60

O aluno deverá optar por uma das disciplinas, dependendo da linha de pesquisa que escolher desenvolver seus estudos.

GRADE CURRICULAR

OBRIGATÓRIAS - Em Formação Científica:
Disciplina Créditos H/A
Formação em Epistemologia 4 60
Métodos de Pesquisa Qualitativa Avançada 4 60
Análise Multivariada de Dados 4 60
TOTAL 12 180
OBRIGATÓRIAS - Em Formação na Área de Administração:
Disciplina Créditos H/A
Estudos Avançados em Teoria Organizacional 2 30
TOTAL 2 30
OBRIGATÓRIAS - Em Formação na Linha de Pesquisa:
Disciplina Créditos H/A

Estratégia em Gestão Internacional;
ou Marketing em Gestão Internacional; 
ou Inovação em Gestão Internacional

4 60
TOTAL 4 60
ELETIVAS GERAIS
Disciplina Créditos H/A
Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional 4 60
Teoria da Prática da Educação de Nível Superior 2 30
Estágio Docente em Administração 2 30
TOTAL 8 120
ELETIVAS - ESTRATÉGIA EM GESTÃO INTERNACIONAL
Disciplina Créditos H/A
Análise Econômica do Investimento Direto 2 30
Estratégia em Finanças Internacionais 2 30
Estratégia Internacional e os Mercados Emergentes 2 30
Empreendedorismo Internacional 2 30
Estratégia em Redes de Organizações 2 30
TOTAL 10 150
ELETIVAS – MARKETING EM GESTÃO INTERNACIONAL           
Disciplina Créditos H/A
Métricas e Escalas em Marketing 2 30
Comportamento do Consumidor Internacional 2 30
Gestão de Marketing em Multinacionais 2 30

Tópicos Avançados de Marketing

2 30
Marketing em Agronegócios e Alimentos 2 30
TOTAL 10 150
ELETIVAS - INOVAÇÃO EM GESTÃO INTERNACIONAL
Disciplina Créditos H/A
Gestão Global da Inovação 2 30
Internacionalização de Empresas com Foco em Inovação 2 30
Inovação e Internacionalização na Indústria Automobilística 2 30

Marketing e Difusão de Novos Produtos no Ambiente Global

2 30
TOTAL 10 150

Eletivas: de 18 créditos – sendo pelo menos 6 créditos eletivos em disciplinas da Linha de Pesquisa (LP). Os outros 12 créditos podem ser obtidos em eletivas de outras LP ou outros Programas com acordo de Nucleação (atualmente PPGEA da FEA-USP e Mestrado e Doutorado Acadêmico da EAESP-FGV).

Ementa das disciplinas

REGIMENTO DO CURSO

EMENTAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM GESTÃO INTERNACIONAL

Objetivo: O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação.

Ementa: As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).


MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA I

Objetivo: O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de planejamento, coleta e análise qualitativa de dados/informações para auxiliar nos processos de planejamento, coleta e análise de dados em pesquisa na área de administração. 

Ementa: Pesquisa qualitativa. Estudo de caso. Abordagem fenomenológica. História. Etnográfica.Grounded Theory. Coleta  de análise de dados. Validade e Confiabilidade. Processo Geral de Pesquisa Qualitativa.


MÉTODOS DE PESQUISA QUANTITATIVA I

Objetivo: O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que podem auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de Administração.

Ementa: Principais técnicas utilizadas em análise quantitativa. Introdução à análise de dados: tabelas e gráficos; apresentação de dados. Principais distribuições: discretas e contínuas. Amostragem e distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Análise de variância. Regressão simples e séries temporais. 


DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Objetivo: Com a organização e oferta da primeira edição da disciplina Didática do Ensino Superior, o mestrado de Administração reafirma seu compromisso de colaborar para a formação de professores pesquisadores na área de Gestão Internacional e reforça a sua identidade de instituição de educação superior. Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes.

Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.


SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM GESTÃO INTERNACIONAL

Objetivo: O curso consistirá principalmente em debates sobre problemas epistemológicos relacionados com pesquisas em andamento na área de Gestão Internacional no âmbito do curso de pós-graduaçãostricto sensu. Serão apresentados projetos recentemente desenvolvidos ou em desenvolvimento por alunos e professores, demonstrando e discutindo diversas metodologias quantitativas e qualitativas utilizadas na área de Gestão Internacional. Discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em Administração.

Ementa: Epistemologia. Lógica Científica. A construção do argumento científico (TOPAI). Lógica Aristotélica. Metodologia. Coleta e análise de dados. A persuasão científica.


TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES EM AMBIENTE GLOBAL

Objetivo: Ao final da disciplina, aluno ser capaz de explicar as principais perspectivas  em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. 

Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional .Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias criticas.  Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional  e NI. Produção brasileira em  TO e NI.


ESTÁGIO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Objetivo: Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos.

Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.


MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA II

Objetivo: O objetivo geral desta disciplina é auxiliar os alunos na construção de um estudo qualitativo em nível de mestrado. 

Ementa: Ementa - Estudos qualitativos na pesquisa em Administração: método de estudo de caso qualitativo,grounded theory, pesquisa-ação, história oral.  Técnicas de coleta e de tratamento dos materiais qualitativos. A validação dos resultados de pesquisas conduzidas com o suporte do método qualitativo. O desenvolvimento da análise de conteúdo e o software Atlasti. 


MÉTODOS DE PESQUISA QUANTITATIVA II

Objetivo: Introduzir ao aluno as principais técnicas de análise quantitativa multivariada, estimulando os estudantes para a adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-os para a busca e análise estruturada das informações. Apresentar os conceitos e ferramentas computacionais quantitativas com as respectivas aplicações dentro do campo de pesquisa de Administração.

Ementa: Introdução aos conceitos, técnicas e ferramentas de análise quantitativa multivariada. Regressão Múltipla. Inferência Estatística. Análise de Covariância. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise Discriminante. Análise de Clusters. Equações Estruturais (Structural Equation Modeling).

 

EMENTAS ELETIVAS EM ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

ANÁLISE ECONÔMICA DO INVESTIMENTO DIRETO

Objetivo: A disciplina procura desenvolver a proficiência em análise econômica voltada à área de estratégia, principalmente em Negócios Internacionais, de forma a permitir tanto a leitura dos textos com conteúdo econômico quanto a elaboração de artigos com maior consciência e utilização das teorias econômicas subjacentes. 

Ementa: Ciência Econômica; Economia da Estratégia; falhas de mercado; oferta e demanda; teoria dos custos; teoria dos jogos; fronteiras horizontais e verticais da organização; mercados e análise competitiva; investimentos diretos estrangeiros.


ESTRATÉGIA EM FINANÇAS INTERNACIONAIS

Objetivo: Esta disciplina contempla os aspectos de finanças internacionais que estão inseridos na área de Negócios Internacionais, incluindo o ambiente macroeconômico e financeiro global e a inserção do Brasil, o financiamento do investimento direto estrangeiro e das empresas multinacionais, entre outros temas relevantes para a discussão científica da estratégia empresarial e das políticas públicas.

Ementa:  Globalização; ambiente econômico mundial; Sistema Financeiro Internacional; estrutura do balanço de pagamentos; transferências internacionais de poupança; taxa de câmbio; teorias sobre a determinação da taxa de câmbio; mercado internacional de capitais; crises macroeconômicas e financeiras; financiamento de empresas multinacionais; project finance internacional.


TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

Objetivo: O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias das multinacionais emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar multinacionais emergentes. Características das multinacionais emergentes. Como as multinacionais emergentes podem explorar sua origem em mercados emergentes.

Ementa: Estratégias de Multinacionais Emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Ambiente Institucional. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas. Estratégias das multinacionais emergentes versus as multinacionais de países desenvolvidos.


GESTÃO DA INOVAÇÃO EM AMBIENTE INTERNACIONAL

Objetivo: Esta disciplina tem como objetivo proporcionar ao aluno a partir de uma abordagem interdisciplinar, os principais fundamentos conceituais, teóricos e aplicados em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que orientam as estratégias de competição global, considerando as suas múltiplas manifestações, sejam elas nas empresas internacionalizadas, em organizações articuladas em redes firmas globais inseridas de novas arquiteturas espaciais distintas ou na interação com instituições de fomento e apoio à inovação.

Ementa: Uma Breve História da Evolução da Ciência, Tecnologia e Inovação. Da Ciência Clássica à Moderna: Genealogia da Pesquisa Básica à Inovação Tecnológica. Fundamentos Teóricos e Convenções Internacionais sobre Inovação. A Agenda de Pesquisa Neo-schumpeteriana: o Resgate do Pensamento Schumpeteriano. Indicadores de C&T&I e sua aplicação no caso brasileiro. Sistemas Nacionais de CT&I: Globalização e Cooperação Institucional para Programas de P&D. Sistemas de Inovação, Instituições e Organizações - Tecnoglobalismo versus Tecnoregionalismo. Discussão das Instituições estadunidenses de fomento à inovação e casos de empresas selecionadas Convenções Internacionais para métricas e conceituação das rotinas de Inovação e P&D nas Empresas. Morfologia, Dinâmica e Marco legal do Sistema Brasileiro de CT&I: Discussão das Instituições nacionais de fomento à inovação e casos de empresas selecionadas. Programas de Pesquisa em Gestão Estratégica da Inovação e Multinacionais e suas Implicações Críticas. Análise comparativa de casos de inovação no Brasil e no Mundo.


ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Objetivo:  O objetivo geral da disciplina é apresentar as diferentes estratégias de modos de entrada no mercado internacional com enfoque especial nas estratégias de empresas multinacionais e de suas subsidiárias. Ao apresentar os fundamentos básicos dos elementos das estratégias de internacionalização, espera-se que, ao termino da disciplina, o aluno tenha condições básicas de iniciar uma investigação aprofundada sobre os assuntos abordados.

Ementa: As diferentes estratégias de modos de entrada no mercado internacional com enfoque especial nas estratégias de empresas multinacionais e de suas subsidiárias.  Estratégia internacional; estratégia e as empresas multinacionais, as estratégias de subsidiárias estrangeiras e os centros de excelência, e os modos de entrada: exportação, parcerias, aquisições e greenfield investments. 


COMPETITIVIDADE DE INDÚSTRIAS BRASILEIRAS

Objetivo Geral: Ao final da disciplina reconhecer a importância da exportação como estratégia de internacionalização para PMEs  e ser capaz de explicar os principais resultados e métodos das pesquisas sobre o tema, principalmente as que envolvem o Brasil e países emergentes. 

Ementa: Competitividade internacional: Modelos e a condição da America latina. A questão da pequena e média empresa: Caracterização, vulnerabilidades, potencial, particularidades brasileiras; exportação como alternativa de entrada em mercados internacionais.  Arranjos produtivos locais. Cadeias globais de valor. 


INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Objetivo: Estudar a evolução das subsidiárias brasileiras do setor automobilístico e sua capacitação para o desenvolvimento global e local.

Ementa: Modelos produtivos da indústria automobilística. Internacionalização da indústria automobilística. Administração internacional do ciclo-de-vida dos produtos. Inovação nas subsidiárias. Inovações na manufatura automobilística brasileira: produção modular e consórcios de fabricação. Capacitação para o desenvolvimento de produtos nas subsidiárias brasileiras. Comportamento dos pioneiros e comportamento dos seguidores no setor automobilístico brasileiro. Desenvolvimento de produtos nas subsidiárias brasileiras. 

 

DISCIPLINAS ELETIVAS: MARKETING EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

MARKETING GLOBAL

Objetivo: O objetivo geral desta disciplina é apresentar, discutir e avaliar as estratégias e atividades de marketing no contexto global, bem como a construção da pesquisa acadêmica na área.

Ementa: Introdução ao marketing global. As diferenças entre marketing internacional e global. A influência do ambiente econômico e a importância dos países emergentes. O ambiente sociocultural. O desenvolvimento das estratégias de gestão de marca global. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global. 


COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INTERNACIONAL

Objetivo: O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional.  Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo;  Reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; Desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional.

Ementa: A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.


PRODUTOS E MARCAS GLOBAIS

Objetivo: O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos à gestão de produtos e marcas em um contexto internacional. Examina-se como as organizações podem identificar, desenvolver e gerenciar produtos e marcas para mercados globais. Inclui-se o estudo do efeito do país de origem, marca país, adaptações de elementos da marca em diferentes contextos bem como o processo de construção de marca através do debate sobre a comunicação em diferentes culturas e seu processo de adaptação, standardização e outras estratégias possíveis.

Ementa: Conceituação produto e marca e a questão internacional/global; pesquisa em produtos e marcas em contexto internacional; elementos de marca em diferentes mercados; marcas locais, regionais, internacionais; marca e grupos étnicos; efeito País de origem; marca global; marca país; marca de destino; marca e cultura; comportamento do consumidor e a preferência por marcas.


TÓPICOS AVANÇADOS EM MARKETING

Objetivo: Atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global.

Ementa: Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.


MÉTRICAS E ESCALAS EM MARKETING

Objetivo: Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos.

Ementa: Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais. 


PESQUISA DE MARKETING INTERNACIONAL

Objetivo: Capacitar o discente a estruturar um plano de pesquisa com enfoque global a partir do conhecimento das técnicas e metodologias específicas para esta finalidade.

Ementa: O processo e as etapas da pesquisa de mercado no âmbito internacional. Os custos e as contribuições da pesquisa para o processo de tomada de decisão em marketing e estratégia. Métodos e modelos de análise em pesquisa de mercado e previsão de vendas. Aspectos econômicos, éticos e legais.


MARKETING EM AGRONEGÓCIOS E ALIMENTOS

Objetivo: Proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global.

Ementa: A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.


GESTÃO DE MARKETING EM MULTINACIONAIS

Objetivo: Esta disciplina analisa o marketing como uma função organizacional das multinacionais para criação, comunicação e entrega de valor para clientes e demais stakeholders. Seu escopo envolve a função marketing tanto em multinacionais brasileiras quanto multinacionais estrangeiras no Brasil.

Ementa: A função marketing em empresas multinacionais. O processo de criação e entrega de valor no contexto global. A gestão dos stakeholders nas multinacionais. A busca pela orientação para o mercado. O processo de gestão de marketing em multinacionais. A autonomia das subsidiárias. Os conflitos de poder com a matriz. A inovação em marketing nas subsidiárias de empresas multinacionais. A transferência de conhecimento em marketing nas multinacionais. As diferenças na gestão do marketing entre multinacionais brasileiras e estrangeiras.


MARKETING NO AMBIENTE VIRTUAL

Objetivo: Esta disciplina analisa o papel do marketing no ambiente virtual e suas implicações na gestão dos clientes, fornecedores, consumidores, concorrentes e outros stakeholders.

Ementa: O Marketing na nova economia. O ambiente virtual versus o ambiente presencial, a Internet, a segmentação do ambiente virtual com base na infraestrutura, os produtos de natureza informacional versus físico. A 2ª lei de Moore, obundling, as redes, as curvas de utilidade, os hiperlinks, as estruturas em redes.