O Maior Espetáculo da Terra

A imprensa mundial noticiou no início de janeiro de 2017, o fim do circo Ringling Bros. que foi durante décadas o maior circo dos Estados Unidos.

Criado pelos 5 irmãos Ringling o espetáculo e suas "bizarrices", se locomoviam por trem entre as várias cidades americanas.

Auto denominado o "Maior Show da Terra" durante o século 19 e a primeira metade do século 20, o Circo também se sobressaiu pela qualidade de sua publicidade, cartazes criados no vagão "Advertising Department" e produzidos em litografia, fundamentais para chamar o público com antecedência em cada cidade que chegava. O desfile pelas ruas tinha 3 milhas de comprimento.

Exibiam elefante branco, o maior Gorila do Mundo, anões, trapezistas, domador de leões e cavalos, focas amestradas e palhaços, entre outras atrações.

Em 1906, Bailey, um dos grandes concorrentes, falece. Seu circo, o Barnum & Bailey é então comprado pelos irmãos Ringley que operam os dois separadamente entre 1908 e 1918, quando fundem as duas operações.

O Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus fará sua despedida no Nassau Veterans Memorial Coliseum, em 21 de maio de 2017, em Uniondale, Nova York.

Fonte

The Amazing Circus Poster: The Strobridge Lithographing Company. Cincinnati art museum; The John and Mable Ringling Museum of Art. Cincinnati: Cincinnati art museum, 2011.