Você está aqui

Livros

A imprensa entre Antígona e Maquiavel

Uma coletânea de artigos com a organização de Renato Janine Ribeiro, redigidos em resposta a uma questão levantada durante a disciplina de ética na imprensa, lecionada pelo filósofo e ex-ministro da educação, no curso de pós-graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial.

Uma Escola de Jornalismo para o Futuro

“Uma escola de jornalismo para o futuro” apresenta, a cada capítulo, uma disciplina do curso de pós-graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial da ESPM, um livro editado para contribuir com o ensino e a discussão dos cursos de jornalismo no País.

+ Saiba mais

Almanak Laemmert

Geraldo Alonso Filho e Paulo Cezar Alves Goulart

O Instituto Cultural ESPM lançou o “Annuncios do Almanak de Laemmert: 1919 – 1923 - 1924”, de autoria do diretor do instituto, Geraldo Alonso Filho, do pesquisador Paulo Cezar Alves Goulart e com a participação especial de Nelson Gomes. 

+ Leia

Marketing no Brasil

Francisco Gracioso e Laura Galluci

A obra, organizada e coordenada pelos professores Francisco Gracioso e Laura Gallucci, tem o caráter de registro histórico que documenta a evolução do conceito de marketing no mundo e no Brasil, desde os longínquos anos cinquenta, quando o marketing era considerado uma espécie de bruxaria americana, até os dias de hoje, quando o marketing se transformou em filosofia de negócios das empresas mais avançadas.

Partituras Publicitárias

Amilton Godoy

Oferecida para fregueses e clientes. Eram partituras compostas, editadas e distribuídas gratuitamente – algumas, até vendidas – para um público específico: o consumidor daquele produto, daquele estabelecimento comercial cujo nome vinha expresso no título da partitura. Eram partituras publicitárias.

+ Saiba mais

Norton: 60 anos de publicidade no Brasil

Geraldo Alonso Filho e Ana Regina

O livro marca a trajetória de 60 anos da Norton publicidade, primeira agencia a ser adquirida pela Publicis no Brasil. Ilustrado com mais de mil anúncios torna-se interessante peça para consulta.

As histórias do bonitão na TV

Luiz Andreolli

Para Luiz Andreolli, jornalismo é paixão, garra e perseverança. Tendo passagens por todas as grandes redes de televisão, deixou sua marca no jornalismo esportivo do país, tendo sido também considerado um dos grandes galãs da época.

A propaganda e o sonho: Orígenes Lessa e o universo publicitário

João Anzanello Carrascoza e Pedro Yves

O livro é uma coletânea de artigos do publicitário Origenes Lessa, publicados nos anos 50 na Revista PN. Orígenes mais conheccido pelo seu lado literário foi escritor premiado, tendo quase 40 títulos infantis entre suas obras, dentre elas o famoso O Feijão e o Sonho.

O comunicador

Renato Castelo Branco

“O Comunicador” , livro de Renato Castelo Branco, que através do contista, relata a história de uma agência fictícia, que ao longo da narrativa, relata o seu dia a dia. Demonstra os choques entre os valores pessoais e organizacionais, em constante conflito. Na tentativa de elucidar o leitor, enquanto parte de um organismo social e profissional, com absoluta precisão, o autor descreve nas circunstâncias da trama, um jogo de diagnósticos e resgates.

E de repente... acordou publicitário! Caetano Zamma: um sonho na realidade

Roberto Corrêa

Caetano Zamma compositor, produtor de televisão e show-man, destacou-se principalmente como um dos grandes nomes da história do jingle. Através de um panorama completo da época, o livro revela suas investidas pela América, à criação da Aprosom e do Clube de Criação de São Paulo.

Movimento nacional pela livre iniciativa: uma contribuição da publicidade à democracia brasileira

Roberto Corrêa

“Movimento Nacional pela Livre Iniciativa”, livro lançado durante o IV congresso de publicidade realizado em 2008. Aborda a liberdade de expressão relacionada à imprensa, sua aceitação e restrições.

Bonitinha ou ordinária. Em propaganda não há meio termo: é cute ou corny

Julio Cosi

Autobiografia de Julio Cosi, um dos mais talentosos e respeitados publicitários do Brasil, contada através de campanhas e marcas que ao longo de sua carreira ajudou a criar.

Elementos de propaganda

Caio Aurélio Domingues

“Elementos da Propaganda” reproduz o livro publicado em 1959, por Caio Aurélio Domingues. Através da sua obra percebem-se o conteúdo visionário e a referência histórica as práticas de planejamento.  Apesar das inúmeras mudanças no setor, à propaganda tem que ser criativa e pertinente, e nesse ponto o autor esgotou o assunto.

Tempo de gangorra: uma história do processo político militar e testemunho da primeira parte do governo de João Figueiredo

Saïd Farah

Livro de memórias de Saïd Farah, ex-ministro da comunicação social do governo João Figueiredo e conselheiro da Escola. O período compreendido entre os anos de 1964 até 1985 é por muitos, conhecido por suas controvérsias. Na época, o escritor era o único civil a fazer parte da cúpula militar. Sua leitura vem elucidar parte de um dos mais emblemáticos momentos desse país.

Propaganda Brasileira

Francisco Gracioso e J. Roberto Whitaker Penteado

“Propaganda Brasileira”, é talvez o mais completo relato ilustrado da publicidade brasileira desde o início do século XIX até o fim do século XX.

A literatura infantil de Monteiro Lobato: uma pedagogia para o progresso

Rose Lee Hayden

O livro “A Literatura infantil de Monteiro Lobato” é considerado uma obra importante para a inserção ao universo Lobatiano. A ótica da autora Americana Rose Lee Hayden, contribui de forma significativa, entre aqueles que vasculham como “arqueólogos vorazes”, às quase 5 mil páginas de literatura infantil do mestre.

Na pele de que paga: o cliente tem sempre razão?

Rodolfo Lima Martensen

Rodolfo Lima Martensen nasceu em 1915 no Rio Grande do Sul e ainda jovem veio para São Paulo. Fundador da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Dirigiu a Lintas uma das agências internacionais daquela época. Além de resgatar a história da ESPM, o livro “Na Pele De Quem Paga” zela pela informação atemporal e contribuição, a todos os jovens e curiosos que desejam ingressar nesse fascinante universo.

A técnica da comunicação humana

J. R. Whitaker Penteado

Revisado e atualizado em 2012 pela professora Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo, o livro busca a compreensão da comunicação empresarial, as redes de relacionamento e o estudo da prática desde tempos remotos até os dias de hoje.

Revista Propaganda

Edição especial Ramona Bechtos: reproduzido com autorização da Revista Propaganda

Em 1973, Ramona Bechtos, editora internacional do Advertising Age, escreveu os 5 primeiros artigos sobre a publicidade brasileira na mais importante publicação mundial especializada em propaganda. Em 2012, quando a jornalista volta ao país, a ESPM resgata, traduz e publica aqueles artigos.

A propaganda no Brasil: evolução histórica

Roberto Simões

A Propaganda no Brasil e sua evolução. Resgata fatos que marcaram a história de publicitários e agências; a relação com seus anunciantes e as apostas das grandes empresas no mercado.

Relações internacionais em Euclides da Cunha: cartas de sete léguas

Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo

Interessante estudo sobre a correspondência do jornalista e escritor, em especial, com o Barão do Rio Branco.