O Programa

Apresentação

O Mestrado Profissional tem relação direta com inovação e pesquisa aplicada. Por meio de uma formação acadêmica de alto nível, alinhada à sólida base de pesquisa e com as aplicações temáticas para o mercado de trabalho, é possível analisar situações decorrentes do cotidiano em um escopo mais amplo e antecipar-se a elas. 

Dentre os principais insumos para realizar esse tipo de mapeamento estão: informações, técnicas e ferramentas vindas das áreas do Design, da Comunicação e da Administração.

Perfil do egresso

Gestores e empreendedores de atividades estratégicas na Economia Criativa.

Os egressos provenientes do Mestrado Profissional serão, em essência, gestores e empreendedores estratégicos em setores artísticos, culturais e criativos. Eles serão capacitados para atuarem em: design de equipamentos e produtos culturais, redes colaborativas criativas, processos de inovação, tecnologia para indústria criativa, comunicação organizacional, planejamento de setores criativos, produtos de comunicação e de marketing, experiência imersiva de entretenimento e patrimônio cultural.

Área de concentração

A área de concentração do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa contempla os estudos sobre os múltiplos aspectos e as várias facetas ou interfaces do Design com a Tecnologia, Arte, Comunicação, em síntese as Ciências Humanas e Sociais, destacando-se as influências recebidas e as consequências da prática do profissional de design para a cultura, a comunicação (difusão e produção de conteúdo) para e pela sociedade, sem esquecer o meio ambiente, mas sempre tendo por fio condutor a investigação de suas relações com os usuários e com o processo produtivo. Desse modo, a análise setorial surge como uma tônica para as questões investigadas pelo curso.

O curso de Mestrado Profissional contempla ainda relações com o Design Thinking, Design de Experiência e Emocional, Marketing, Tecnologia da Informação e a Comunicação, tendo como ênfase a interação dos processos de criação, inovação, produção, distribuição e de controle dos artefatos (sejam tangíveis ou não) que estabeleçam diálogos com a identidade cultural, simbólica, sentimental e histórica do espaço geográfico. 

Objetivos

O Mestrado Profissional tem os seguintes objetivos gerais:

  • Preparar profissionais / pesquisadores que concorram para a formação de recursos humanos nas áreas do Design, de Comunicação e de Administração, em especial para indústria criativa, e que valorizem os símbolos, os aspectos plurais da população brasileira, as necessidades mais emergentes da sociedade contemporânea, com vistas, sobretudo, ao desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do País;
  • Proporcionar uma experiência interdisciplinar, de caráter abrangente, a seus estudantes, de acordo com as necessidades específicas de suas pesquisas, de modo que a trajetória dos mestrandos permita potencializar as competências criativas, investigativas, reflexivas e, principalmente, críticas dos egressos desse curso;
  • Capacitar os pesquisadores /profissionais interessados em aumentar seu potencial de geração, difusão e otimização de conhecimentos estéticos, estratégicos e tecnológicos, em um grau além do instrumental e relacionado ao processo produtivo de bens e serviços da Economia Criativa. Capacitá-los em uma cadeia de produção iterativa, em rede, onde a inovação de produtos e processos são aspectos essenciais para o sucesso científico, mercadológico e artístico das atividades projetuais / acadêmicas realizadas ao longo do curso;
  • Instrumentalizar conceitualmente e metodologicamente os pesquisadores / profissionais interessados em direção e gerência de Cidades Criativas nos níveis: internacional e local.
  • Gerar, por meio das pesquisas, análises setoriais e reflexões decorrentes da produção mercadológica, um mapa iterativo da Economia Criativa Carioca, onde os temas culturais geradores de identidade e as tendências de consumo sejam itens permanentes das discussões do Mestrado Profissional.

Os objetivos específicos são:

  • Formar especialistas na aplicação do conhecimento gerencial, legal e operacional do setor criativo.
  • Conhecer as principais práticas culturais nacionais, bem como as estratégias e os componentes setoriais que influenciam o desenvolvimento das indústrias criativas, contidas no sistema regente da Economia Criativa.
  • Instrumentalizar de maneira plena, como também específica, as ações de planejamento e de estratégias com o intuito de amplificar em eficiência, eficácia e impacto econômico e sociocultural os projetos culturais e criativos.
  • Fomentar a criação de uma massa crítica para o setor das indústrias criativas na sua vertente de negócio, provendo ampliação na rentabilidade desse segmento e inovação em termos de prática profissional.

Duração do curso

O curso Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa tem 480h de aulas presenciais e de orientação da pesquisa a ser desenvolvida que poderão ser realizadas no período máximo de 2 anos, ou seja, em 4 semestres.

As aulas serão ministradas às sextas-feiras,das 18h45 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 11h45 e das 12h45 às 16h30.

Sempre que possível, respeitando-se o calendário acadêmico, as aulas terão sequência de programação quinzenal, entretanto haverá aulas programadas semanalmente em função de feriados, recessos e de outras demandas administrativas. Para que os estudantes possam programar suas agendas de trabalho e de estudo, o calendário semestral das aulas será divulgado com a devida antecedência.

Outras atividades relacionadas com a formação

Essas atividades têm por objetivo manter o curso atualizado com as demandas acadêmicas e do mercado:

  • Práticas inovadoras nas empresas,
  • Palestras de curta duração,
  • Mini cursos,
  • Viagens de técnicas e estudos,
  • Participação em eventos científicos,
  • Apresentação de trabalhos,
  • Workshops,
  • EAD,
  • Publicação em revistas técnicas profissionais e anais de eventos.