Núcleo de Pesquisa ESPM-Rio

Conheça o Núcleo

Desde o ano de 2001, o Núcleo de Pesquisa da ESPM Rio é o espaço destinado ao desenvolvimento do conhecimento, nas áreas de competências da Escola, através do trabalho integrado de pesquisa entre docentes e discentes. Assim, o Núcleo de Pesquisa se constitui em uma instância privilegiada para o desenvolvimento do saber de docentes e alunos, buscando associar o rigor da pesquisa acadêmica no levantamento de dados e na interpretação de informações à busca de soluções criativas e inovadoras para questões relacionadas à comunicação social, ao design, à gestão e ao marketing.

O objetivo principal do Núcleo de Pesquisa está alinhado ao objetivo maior da ESPM: gerar conhecimento e formar alunos que efetivamente façam diferença no mercado de trabalho. Além das pesquisas acadêmicas, são também realizadas pesquisas ad hoc a partir de demandas da própria ESPM Rio e de terceiros, órgãos públicos e instituições privadas.

Estrutura

Coordenação:
  • Eduardo Ariel
Equipe do Núcleo de Pesquisa:
  • Ana Erthal
  • Eugênio Giglio
  • Maria Isabella Muniz
Conselho de Pesquisa:
  • Diego Vieira
  • Eliana Formiga
  • Eugenio Giglio
  • Maria Isabella Muniz
  • Luiz Romero 

O Conselho de Pesquisa tem as seguintes atribuições:

  • Avaliar as propostas de projeto submetidas ao Núcleo de Pesquisa;
  • Avaliar as pesquisas dos Professores Pesquisadores (projetos e relatórios parciais e finais);
  • Avaliar a produção acadêmica dos Professores Pesquisadores;
  • Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias convocadas pelo Coordenador;
  • Apoiar a Coordenação na tarefa de supervisão da organização e manutenção de sistema de registro das atividades desenvolvidas, a ser realizado pelo Apoio Técnico-Administrativo.
Pesquisadores (Professores RTI):

Ana Amélia Erthal | Beatriz Russo Rodrigues | Carlos Eduardo Soares Pellon | Daniel Kamlot | Diego Santos Vieira de Jesus | Diogo Tavares Robaina | Eduardo Ariel de Souza Teixeira | Eduardo França | Eliana de Lemos Formiga | Fabiano da Fonseca Ramos | Fabro Boaz Steibel | Flávia João Flamínio | Fernando Borges de Castro | Giovani Barreira Marangoni | Hadija Chalupe da Silva | Isabella Moreira Pereira de Vasconcellos | Isabella Vicente Perrotta | João Luiz de Figueiredo Silva | João Ricardo Nobre Matta | Karine de Almeida Karan | Leonardo Mancini de Almeida | Leonardo Marques de Abreu | Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz | Luciano Tardin Pinheiro | Marcelo Guedes Carneiro | Marcelo Rosa Boschi | Marcello Roberto P. Rosauro de Almeida | Maria Isabella de Porto Alegre Muniz | Maurício Vidal Silva de Andrade | Mirella de Menezes Migliari | Patrícia Cerqueira Reis | Pedro Peixoto Curi | Rafael Moraes do Nascimento | Ricardo José de Barros Cavalcanti | Rodrigo da Silva Carvalho | Sheila de Barcellos Maia Jordão | Sílvia Borges Correa | Talitha Gomes Ferraz | Thiago Gomes de Almeida | Veranise Jacubowski Correia Dubeux | Viviane Merlino Rodrigues

Professores orientadores e propostas de pesquisa para o PIC 2017

Clique no nome do professor para acessar a proposta

Pesquisas 2017-2020

Título (clique no nome para acessar) Pesquisador(a) Vídeo
Economia criativa e Marcas de cidades Olímpicas Prof. Dr. Diego Santos Vieira Em breve
Teoria e prática no design gráfico: a relevância da bibliografia proposta nos ​cursos de design gráfico do Rio de Janeiro Profª. Drª. Maria Isabella Muniz Clique aqui para assistir
A história do neuromarketing no Brasil: casos, origens e desenvolvimento Prof. Dr. João Matta Em breve
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso no setor audiovisual Prof. Ms. Vitor Pires Em breve
Design de interação: avaliação do conceito de experiência para nativos digitais durante o uso de jogos eletrônicos Prof. Dr. Eduardo Ariel Em breve
O Portfolio do Nativo digital: Indicador de Educação Projetual e Criativa e Produto de Comunicação do Conhecimento Profissional Prof. Ms. Fabiano Ramos Em breve

Nativos digitais e comportamento de consumo de conteúdos audiovisuais na era do brodcast  por web difusão

Prof. Giovani Marangoni Clique aqui para assistir
Jovens e marcas: preferências, influências e afinidades Profª. Drª. Veranise Dubeux Em breve
Digital Brand Experience: sensações, expressões e percepções dos nativos digitais    Profª. Drª. Ana Erthal Clique aqui para assistir
“Isto aqui era uma fábrica”: reconversão de espaços industriais e transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro Profª. Drª. Sílvia Borges Clique aqui para assistir

Uma reflexão sobre indicadores para monitoramento da identidade, comunicação e stakeholders de marcas de cidades: estudos sobre marcas de cidades olímpicas

   Profª. Drª. Patrícia Reis Em breve

Percepção do valor de produtos anunciados com expressões em idiomas estrangeiros

Prof. Dr. Daniel Kamlot Em breve
CRIATIVARIO: índice de economia criativa para mesorregiões do Estado Rio de Janeiro Prof. Ms. Diogo Robaina Clique aqui para assistir
O design brasileiro depois do design: a primeira geração de desenhistas industriais formados pela ESDI Profª. Drª. Mirella Migliari Clique aqui para assistir
O camelódromo: O centro de muitos centros da cidade  Prof. Ms. Rafael Nascimento Clique aqui para assistir
Economia criativa no jornalismo: uma pauta ou uma agenda? Profª. Lucia Maria de Santa Cruz Em breve
A escola de design e as metodologias de ensino e aprendizagem para a formação do designer Profª. Beatriz Russo Em breve
Análise e Implantação de Laboratório Criativo de Aprendizagem para os Cursos de Graduação da ESPM Rio  Prof. Ms. Fernando Borges Clique aqui para assistir

O papel das revistas especializadas na institucionalização da profissão de designer e na constituição do seu discurso (entre 1950 e 1970)

Profª. Isabella Perrotta Em breve

A adaptação das gravadoras frente a reorganização produtiva da indústria da música brasileira

Prof. Dr. João Luiz de Figueiredo Em breve

Fruições, emancipações e nostalgias ativadas: o agenciamento espectador cinematográfico/sala de cinema hoje

Profª. Talitha Ferraz Em breve
De quem é esse fandom?: fãs e propriedade emocional Prof. Pedro Curi Em breve
A representação social da androginia na publicidade Prof. MS. Eduardo França Em breve
Consumindo o consumo: Reflexos da Pop Art na Arte Contemporânea Brasileira dos anos 1960 Profª. Viviane Merlino Clique aqui para assistir
Técnicas e ferramentas no auxílio ao Project Based Learning em disciplinas de projeto nos cursos de Design e de Publicidade e Propaganda da ESPM Rio Prof. Dr. Leonardo Marques Em breve

Novos territórios da moda: a cultura urbana, modelo de negócio e o processo de inovação das marcas de moda do bairro de Madureira

Prof. Rodrigo Carvalho Em breve
Cineclubes no Rio de Janeiro em tempos de fruição a la carte e on demand Prof. Ms. Ricardo Cavalcanti Em breve
Aprendizagem de ferramentas gráficas utilizando o recurso de vídeo aulas Prof. Marcello Rosauro Clique aqui para assistir
Mulheres no mundo dos negócios audiovisuais – o papel das produtoras brasileiras na ascensão econômica do cinema brasileiro contemporâneo Profª. Hadija Chalupe Em breve

 

 

Histórico das pesquisas

Ao longo dos anos os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa têm desenvolvido projetos em diferentes campos do conhecimento, notadamente nas áreas de Administração, Antropologia, Comunicação Social, Design, Economia Criativa, Marketing, Relações Internacionais e Sociologia.

Pesquisas 2014-2016

Título da pesquisa Pesquisador(a)
Design Being: investigando as limitações humanas que geram interferência na prática do Design Thinking. Profª. Drª. Beatriz Russo
Influência da cor na intenção de compra: um estudo com as três cores primárias Prof. Dr. Daniel Kamlot
Citius, Altius, Fortius: Diplomacia e Esporte Internacional Prof. Dr. Diego Vieira
Construção do conceito da Usabilidade Sutil. Reflexões sobre sentimento da experiência amigável por meio dos conceitos de UX e de estudos de usuário. Prof. Dr. Eduardo Ariel
As apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo na construção do modelo de masculinidade na população juvenil de uma periferia urbana carioca Prof.Ms. Eduardo França
Banco de História Oral do Design Brasileiro: memória da institucionalização de uma profissão Profª. Drª. Isabella Perrotta
Fatores determinantes da desistência de estudantes na educação à distância no Brasil Profª. Ms. Isabella Vasconcellos
Uso de cenários para análise de interações em ambientes virtuais de aprendizagem Profª. Drª. Maria Isabella Muniz
Jornalismo guiado por dados e democracia: as novas ferramentas de investigação jornalística e sua contribuição para o processo de accountability político no Brasil Prof. Ms. Leonardo Mancini
Avaliação qualitativa com stakeholders da ESPM Rio - CPA 2015 Prof. Dr. Leonardo Marques
De mulher pra mulher: Semelhanças e diferenças entre o Jornal das Senhoras e os blogs femininos Profª. Drª. Lucia Sana Cruz
A imagem da “marca rio” frente à identidade proposta pelo poder público municipal Profª. Ms. Patrícia Reis
A casa e a mídia: um estudo sobre as representações e os significados dos espaços e dos objetos domésticos a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira. Profª. Drª. Sílvia Borges
Estudo sobre os fatores competitivos de uma Instituição de Ensino Superior. Profª. Drª. Veranise Dubeux
Branding Sensorial: investigação sobre o uso de identidades sensoriais por marcas como estratégia para criar vínculos emocionais memoráveis no consumidor Profª. Ms. Ana Erthal
Métodos e metodologias em Design: uma pesquisa sobre as práticas projetivas nas empresas e escolas de design na cidade do Rio de Janeiro Prof. Ms. Luciano Tardin
Modelo matemático para formação de preços: o problema da energia elétrica no mercado à vista brasileiro Prof. Ms. Diogo Robaina
A internacionalização de empresas brasileiras de software de segurança: uma investigação empírica sobre processos e contingências à luz das teorias comportamentais Prof. Ms. João Matta
Do ideal de beleza à beleza ideal: como a publicidade constrói significados para as mulheres das classes A e C Profª. Ms. Karine Karan
O cabelo do Neymar: a influência midiática do cabelo de jogadores de futebol em jovens e crianças cariocas Prof. Ms. Rafael Nascimento
Estudo sobre o comportamento do consumidor inadimplente Profª. Ms. Sheila Maia
A contribuição da teoria do effectuation nas dimensões do empreendedorismo internacional: estudo de caso de empresa do setor exportador de café especial  Prof. Ms. Vitor Pires
Caminhos transversais: as trajetórias artísticas e acadêmicas de Lygia Pape e Décio Pignatari Profª. Ms. Viviane Merlino
Design do e-book interativo anuário acadêmico ESPM: uma pesquisa-ação educacional para o desenvolvimento de literacias das novas mídias. Prof. Ms. Fabiano Ramos
Produção editorial no Brasil: O fichamento de material de pesquisa para o desenvolvimento de uma metodologia do design para análise visual dos primeiros impressos no Brasil, de Antonio Isidoro da Fonseca a Manuel Antônio da Silva Serva. Proª. Ms. Carlos Alexandre Salomon
Aplicação de metodologias ativas no curso de graduação em design gráfico – disciplina produção gráfica Prof. Ms. Fernando Borges
A pós-graduação lato sensu em marketing: a quem serve à educação executiva no Brasil Prof. Ms. Marcelo Boschi
Serviços transformativos, turismo voluntário e redução da pobreza: um estudo de caso sobre o consumo e a prática dos serviços voluntários de brasileiros na África. Prof. Ms. Thiago Almeida
No popular: o que eles veem? Como eles veem? Como o cinema popular nacional alcança jovens interessados no audiovisual? Prof. Ms. Ricardo Cavalcanti
Reflexões sobre meu guarda-roupas. Um estudo sobre o uso de diários de auto-observação como estratégia de investigação qualitativa - Pesquisa encerrada em julho/2015 Profª. Drª. Tânia Almeida
Internacionalização econômica e regulação: impactos sobre a convergência de políticas públicas nas grandes economias emergentes -  Pesquisa encerrada em julho/2015 Prof. Dr. Fernando Padovani

 

Pesquisas 2013-2014

Título da pesquisa Pesquisador(a)
Relação Entre Percepção de Enganosidade em Propagandas e Credibilidade da Marca Anunciante Prof. Dr. Daniel Kamlot
Mídia e política externa brasileira:Folha de S. PauloeO Globono governo de Dilma Rousseff (2011-2012) Prof. Dr. Diego Santos Vieira de Jesus
Investigação crítica sobre os métodos e as técnicas de inspeção de usabilidade. Prof. Dr. Eduardo Ariel
O Poder de Lembrança da Marca Olfativa – Um estudo comparativo entre a relação de odores e as marcas que os utilizam e suas interpretações. Prof. MS. Eduardo França
Embalagens de brinquedo: análise das informações de especificação externa das embalagens de brinquedo e informações internas de uso focando na compreensibilidade do consumidor/usuário. Profª. Drª. Eliana Formiga
As transformações no mercado da música gravada no Brasil e as estratégias das gravadoras. Profª. Ms. Elisabete Vianna e Prof. Dr. João Luiz de Figueiredo
Redes produtivas globais, regimes regulatórios e territorialidades: a reformatação do espaço econômico. Prof. Dr. Fernando Padovani
Apropriação e recirculação do discurso publicitário na internet – o Jamming Cultural. Prof. Ms. Leonardo Mancini
Uso do conceito e das técnicas de User Centered Design nos projetos de empresas que desenvolvem aplicativos para smartphones. Prof. Dr. Leonardo Marques
Jovens gremistas cariocas- Estratégias e motivações para o ingresso no movimento estudantil. Prof. MS. Marco Moreira
Usabilidade de ferramentas de comunicação e colaboração no sistema de gestão da aprendizagem Moodle. Prof. Ms. Maria Isabella Muniz
Marcas superiores – uma análise semiótica. Profª. Drª. Mirella Migliari
A construção da identidade da “marca Rio” pelo ponto de vista da sociedade civil organizada e sua contribuição no adensamento, ou não, do território. Profª. Ms. Patrícia Reis
Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. Profª. Dra. Sílvia Borges
Superbonitos? Um estudo sobre o papel do mercado na avaliação que o jovem faz sobre sua própria aparência. Profª. Drª. Tânia Almeida
 

 

Publicações do Núcleo

Contextos e Pesquisas, uma publicação do Núcleo de Pesquisa da ESPM Rio, é uma coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber, promovendo análises que destaquem as possibilidades de mediações e confluências de diversas disciplinas.

Os dois primeiros números da coleção são:

Economia Criativa

Consumo e Sociabilidades

 

Seminário de Pesquisa

Anualmente, o Núcleo de Pesquisa organiza o Seminário de Pesquisa, evento acadêmico no qual professores pesquisadores e alunos de iniciação científica apresentam suas pesquisas.
Em 2014, o Seminário ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de maio. Em 2015, o Seminário aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Clique aqui e acesse o Caderno de Resumos das pesquisas apresentadas no Seminário de Pesquisa 2016.