Núcleo de Pesquisa ESPM Rio

Conheça o Núcleo

Desde o ano de 2001, o Núcleo de Pesquisa da ESPM Rio é o espaço destinado ao desenvolvimento do conhecimento, nas áreas de competências da Escola, através do trabalho integrado de pesquisa entre docentes e discentes. Assim, o Núcleo de Pesquisa se constitui em uma instância privilegiada para o desenvolvimento do saber de docentes e alunos, buscando associar o rigor da pesquisa acadêmica no levantamento de dados e na interpretação de informações à busca de soluções criativas e inovadoras para questões relacionadas à comunicação social, ao design, à gestão e ao marketing.

O objetivo principal do Núcleo de Pesquisa está alinhado ao objetivo maior da ESPM: gerar conhecimento e formar alunos que efetivamente façam diferença no mercado de trabalho. Além das pesquisas acadêmicas, são também realizadas pesquisas ad hoc a partir de demandas da própria ESPM Rio e de terceiros, órgãos públicos e instituições privadas.

Estrutura

Coordenação:

- Eduardo Ariel | Sílvia Borges

Conselho de Pesquisa:

- Diego Vieira | Eliana Formiga | Eugenio Giglio | Maria Isabella Muniz | Luiz Romero 

O Conselho de Pesquisa tem as seguintes atribuições:

- Avaliar as propostas de projeto submetidas ao Núcleo de Pesquisa;

- Avaliar as pesquisas dos Professores Pesquisadores (projetos e relatórios parciais e finais);

- Avaliar a produção acadêmica dos Professores Pesquisadores;

- Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias convocadas pelo Coordenador;

- Apoiar a Coordenação na tarefa de supervisão da organização e manutenção de sistema de registro das atividades desenvolvidas, a ser realizado pelo Apoio Técnico-Administrativo.

Pesquisadores (Professores RTI):

Ana Amélia Erthal | Beatriz Russo | Daniel Kamlot | Diego Vieira | Diogo Tavares Robaina | Eduardo Ariel | Eduardo França | Eliana Formiga | Fabiano Ramos | Fabro Steibel | Fernando Borges de Castro | Giovani Marangoni | Isabella Perrotta | Isabella Vasconcellos | João Luiz Figueiredo | João Ricardo Nobre Matta | Karine de Almeida Karan | Leonardo Mancini | Leonardo Marques | Lucia Santa Cruz | Luciano Tardin | Marcelo Boschi | Maria Isabella Muniz | Maurício Vidal | Mirella Migliari | Patrícia Reis | Pedro Curi | Rafael Moraes do Nascimento | Ricardo Cavalcanti | Rodrigo Carvalho | Sheila de Barcelos Maia Jordão | Sílvia Borges | Thiago Almeida | Veranise Dubeux | Vitor Pires dos Santos | Viviane Merlino Rodrigues

Temas de pesquisa para o PIC 2017

Ana Amélia Erthal - Proposta de pesquisa

Temas: Redes Sociais, Mídias, Mídias Alternativas, Estratégias Digitais de Comunicação, Globalização da Comunicação via Redes, Jornalismo Digital, Comunicação Digital, Cultura das Mídias, Consumo de Informação, Redes de informação, Cibercultura, Produção de Conteúdo Digital, Games, Estratégias de Gamification, Jogos Eletrônicos, Advergames, Infotainment, Entretenimento Digital, Comunicação Institucional, Evolução do Código de Comunicação, Estética da Imagem, Comunicação Multissensorial, Sensorialidades, Afetos e sensações no processo da Comunicação, Novas Tecnologias da Comunicação, Identidades Sensoriais das Marcas, Identidades Sonoras.

Pesquisa 2014/16:

Beatriz Russo - Proposta de pesquisa

Temas: Design Emocional; prática projetual; inovação; Design Thinking.

Pesquisa 2014/16: Projetando emoções.

Daniel Kamlot - Proposta de pesquisa

Temas: Marketing; propaganda; negociação; varejo e responsabilidade social.

Pesquisa 2014/16: O impacto das cores na decisão de compra do consumidor.

Diego Santos Vieira de Jesus - Proposta de pesquisa

Temas: Territórios criativos, internacionalização de territórios criativos, gênero e sexualidade nos territórios criativos.

Pesquisa 2014/16: Esporte e Relações Internacionais: interesse e exclusão.

Diogo Robaina - Proposta de pesquisa

Temas: Finanças Corporativas, Mercado de Ações, Técnicas de Previsão, Pesquisa de Mercado, Viabilidade de Projetos e Investimentos.

Pesquisa 2014/16: Modelo Matemático para formação de preços: o problema da energia elétrica no mercado à vista brasileiro.

Eduardo Ariel

Temas: Usabilidade sutil, a interação cotidiana em produtos relacionados com a industria criativa; Design de Interface, o consumo de conteúdo audiovisual integrando dispositivos móveis e televisão digital; Design de Interação, a experiência de uso em games.

Eduardo França

Temas:

Pesquisa 2014/16:  As apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo na construção do ideal de masculinidade na população juvenil de uma periferia carioca.

Fabro Steibel

Temas: Mídias digitais; Inovação e empreededorismo; Novas tecnologias.

Isabella M. P. de Vasconcellos - Proposta de pesquisa

Temas: Estratégia de marketing, Estratégia de negócios, As lojas de e-commerce mais atraentes e seus motivos, O que faz o consumidor comprar em promoções no e-commerce como no Black Friday.

Pesquisa 2014/16: Estudo dos fatores que influenciam a desistências dos alunos nos cursos online.

Isabella Perrota - Proposta de pesquisa

Temas: Rio de Janeiro: Marcas da cidade, Iconografia do Rio, História do Rio, Turismo no Rio; História do Design, em especial História do Design no Brasil.

Pesquisa 2014/16: Banco de História Oral do Design Brasileiro: memória da institucionalização de uma profissão.

João Luiz de Figueiredo - Proposta de pesquisa

Temas: 

Pesquisa 2014/16: A adaptação das gravadoras independentes frente às transformações do mercado de música no Brasil.

João Ricardo Nobre Matta - Proposta de pesquisa

Temas: Modos de entrada nos países; Questões culturais internacionais; Redes de relacionamento internacionais; Internacionalização de Serviços

Pesquisa 2014/16: A Internacionalização das Empresas de Software de Segurança

Karine de Almeida Karam - Proposta de pesquisa

Temas: Narrativas publicitárias; beleza; significação entre classes sociais distintas.

Pesquisa 2014/16: Do ideal de beleza à beleza ideal: como a publicidade constrói significados para as mulheres das classes A e C.

Leonardo Marques - Proposta de pesquisa

Temas: O uso do celular como ferramenta de apoio ao ambiente de aprendizado de sala da aula no ensino superior.

Lucia Maria Marcellino Santa Cruz - Proposta de pesquisa

Temas: Mídia, jornalismo, história do jornalismo, memória, rádio, cultura, consumo, economia criativa, cidade do Rio de Janeiro.

Pesquisa 2014/16: De mulher pra mulher: semelhanças e diferenças entre O Jornal das Senhoras e os blogs femininos.

Marcelo Rosa Boschi

Temas: Marketing, história do marketing, educação em marketing.

Pesquisa 2014/16: A pós graduação lato sensu em marketing: a quem serve a educação executiva no Brasil.

Maria Isabella de Porto Alegre Muniz - Proposta de pesquisa

Temas: Ambientes virtuais de aprendizagem para EAD, usabilidade pedagógica, educação em design.

Pesquisa 2014/16: Processos de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem.

Mirella de Menezes Migliari

Temas: Tipografia; Semiótica aplicada ao design; Estudos culturais em design.

Pesquisa 2014/16: Bibliografia do ensino superior de design no Brasil: uma perspectiva temporal.

Patrícia Reis

Temas: Marcas de cidades, regiões e países: construção de identidade, gestão de imagem e reputação, estudos sobre estratégias de comunicação de territórios para promoção e desenvolvimento.

Pesquisa 2014/16:  a imagem da “marca Rio” frente à identidade proposta pelo poder público municipal.

Rafael Moraes do Nascimento

Temas: Consumo, marketing de serviços, marketing de relacionamento, marketing estratégico, marketing de varejo.

Pesquisa 2014/16: O cabelo do Neymar: consumo para cabelos através da influência midiática dos jogadores de futebol em jovens e crianças.

Rodrigo da Silva Carvalho - Proposta de pesquisa

Temas: Empreendedorismo, inovação e novos modelos de negócios

Pesquisa 2015/17: Aprendizagem organizacional e inovação em moda feminina

Sheila Maia - Proposta de pesquisa

Temas: Comportamento do Consumidor Inadimplente; Descontrole Financeiro; Influência das ferramentas de Marketing e Comunicação na Inadimplência.

Sílvia Borges Corrêa - Proposta de pesquisa

Temas: Sociabilidades no meio urbano; Reconversão de espaços industriais; Consumo e cultura material.

Pesquisa 2014/16: A casa e a mídia: um estudo sobre os significados dos espaços e dos objetos domésticos a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira.

Veranise Jacubowski Correia Dubeux - Proposta de pesquisa

Temas: Vantagens Competitivas; Competitividade educacional; Ensino Superior, Modelo de Análise Combinatória de Fatores.

Pesquisa 2014/16: Estudo sobre os fatores competitivos de uma Instituição de Ensino Superior.

Viviane Merlino Rodrigues - Proposta de pesquisa

Temas: Estética; Arte e Comunicação; Construtivismo; Projeto Construtivo Brasileiro; Concretismo; Neoconcretismo; Percepção e Semiótica; História da Arte, do Desenho Industrial, do Cinema da Comunicação Visual; Anos 1950 e 1960.

Pesquisa 2015/17: Arte Construtiva e Indústria, com análise da atuação de artistas construtivos brasileiros nas áreas de desenho industrial, cinema, comunicação visual, artes visuais.

Histórico das pesquisas

Ao longo dos anos os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa têm desenvolvido projetos em diferentes campos do conhecimento, notadamente nas áreas de Administração, Antropologia, Comunicação Social, Design, Economia Criativa, Marketing, Relações Internacionais e Sociologia.

Pesquisas 2014-2016

Título da pesquisa Pesquisador(a)
Design Being: investigando as limitações humanas que geram interferência na prática do Design Thinking. Profª. Drª. Beatriz Russo
Influência da cor na intenção de compra: um estudo com as três cores primárias Prof. Dr. Daniel Kamlot
Citius, Altius, Fortius: Diplomacia e Esporte Internacional Prof. Dr. Diego Vieira
Construção do conceito da Usabilidade Sutil. Reflexões sobre sentimento da experiência amigável por meio dos conceitos de UX e de estudos de usuário. Prof. Dr. Eduardo Ariel
As apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo na construção do modelo de masculinidade na população juvenil de uma periferia urbana carioca Prof.Ms. Eduardo França
Banco de História Oral do Design Brasileiro: memória da institucionalização de uma profissão Profª. Drª. Isabella Perrotta
Fatores determinantes da desistência de estudantes na educação à distância no Brasil Profª. Ms. Isabella Vasconcellos
Uso de cenários para análise de interações em ambientes virtuais de aprendizagem Profª. Drª. Maria Isabella Muniz
Jornalismo guiado por dados e democracia: as novas ferramentas de investigação jornalística e sua contribuição para o processo de accountability político no Brasil Prof. Ms. Leonardo Mancini
Avaliação qualitativa com stakeholders da ESPM Rio - CPA 2015 Prof. Dr. Leonardo Marques
De mulher pra mulher: Semelhanças e diferenças entre o Jornal das Senhoras e os blogs femininos Profª. Drª. Lucia Sana Cruz
A imagem da “marca rio” frente à identidade proposta pelo poder público municipal Profª. Ms. Patrícia Reis
A casa e a mídia: um estudo sobre as representações e os significados dos espaços e dos objetos domésticos a partir da análise de programas de decoração exibidos na TV brasileira. Profª. Drª. Sílvia Borges
Estudo sobre os fatores competitivos de uma Instituição de Ensino Superior. Profª. Drª. Veranise Dubeux
Branding Sensorial: investigação sobre o uso de identidades sensoriais por marcas como estratégia para criar vínculos emocionais memoráveis no consumidor Profª. Ms. Ana Erthal
Métodos e metodologias em Design: uma pesquisa sobre as práticas projetivas nas empresas e escolas de design na cidade do Rio de Janeiro Prof. Ms. Luciano Tardin
Modelo matemático para formação de preços: o problema da energia elétrica no mercado à vista brasileiro Prof. Ms. Diogo Robaina
A internacionalização de empresas brasileiras de software de segurança: uma investigação empírica sobre processos e contingências à luz das teorias comportamentais Prof. Ms. João Matta
Do ideal de beleza à beleza ideal: como a publicidade constrói significados para as mulheres das classes A e C Profª. Ms. Karine Karan
O cabelo do Neymar: a influência midiática do cabelo de jogadores de futebol em jovens e crianças cariocas Prof. Ms. Rafael Nascimento
Estudo sobre o comportamento do consumidor inadimplente Profª. Ms. Sheila Maia
A contribuição da teoria do effectuation nas dimensões do empreendedorismo internacional: estudo de caso de empresa do setor exportador de café especial  Prof. Ms. Vitor Pires
Caminhos transversais: as trajetórias artísticas e acadêmicas de Lygia Pape e Décio Pignatari Profª. Ms. Viviane Merlino
Design do e-book interativo anuário acadêmico ESPM: uma pesquisa-ação educacional para o desenvolvimento de literacias das novas mídias. Prof. Ms. Fabiano Ramos
Produção editorial no Brasil: O fichamento de material de pesquisa para o desenvolvimento de uma metodologia do design para análise visual dos primeiros impressos no Brasil, de Antonio Isidoro da Fonseca a Manuel Antônio da Silva Serva. Proª. Ms. Carlos Alexandre Salomon
Aplicação de metodologias ativas no curso de graduação em design gráfico – disciplina produção gráfica Prof. Ms. Fernando Borges
A pós-graduação lato sensu em marketing: a quem serve à educação executiva no Brasil Prof. Ms. Marcelo Boschi
Serviços transformativos, turismo voluntário e redução da pobreza: um estudo de caso sobre o consumo e a prática dos serviços voluntários de brasileiros na África. Prof. Ms. Thiago Almeida
No popular: o que eles veem? Como eles veem? Como o cinema popular nacional alcança jovens interessados no audiovisual? Prof. Ms. Ricardo Cavalcanti
Reflexões sobre meu guarda-roupas. Um estudo sobre o uso de diários de auto-observação como estratégia de investigação qualitativa - Pesquisa encerrada em julho/2015 Profª. Drª. Tânia Almeida
Internacionalização econômica e regulação: impactos sobre a convergência de políticas públicas nas grandes economias emergentes -  Pesquisa encerrada em julho/2015 Prof. Dr. Fernando Padovani

 

Pesquisas 2013-2014

Título da pesquisa Pesquisador(a)
Relação Entre Percepção de Enganosidade em Propagandas e Credibilidade da Marca Anunciante Prof. Dr. Daniel Kamlot
Mídia e política externa brasileira:Folha de S. PauloeO Globono governo de Dilma Rousseff (2011-2012) Prof. Dr. Diego Santos Vieira de Jesus
Investigação crítica sobre os métodos e as técnicas de inspeção de usabilidade. Prof. Dr. Eduardo Ariel
O Poder de Lembrança da Marca Olfativa – Um estudo comparativo entre a relação de odores e as marcas que os utilizam e suas interpretações. Prof. MS. Eduardo França
Embalagens de brinquedo: análise das informações de especificação externa das embalagens de brinquedo e informações internas de uso focando na compreensibilidade do consumidor/usuário. Profª. Drª. Eliana Formiga
As transformações no mercado da música gravada no Brasil e as estratégias das gravadoras. Profª. Ms. Elisabete Vianna e Prof. Dr. João Luiz de Figueiredo
Redes produtivas globais, regimes regulatórios e territorialidades: a reformatação do espaço econômico. Prof. Dr. Fernando Padovani
Apropriação e recirculação do discurso publicitário na internet – o Jamming Cultural. Prof. Ms. Leonardo Mancini
Uso do conceito e das técnicas de User Centered Design nos projetos de empresas que desenvolvem aplicativos para smartphones. Prof. Dr. Leonardo Marques
Jovens gremistas cariocas- Estratégias e motivações para o ingresso no movimento estudantil. Prof. MS. Marco Moreira
Usabilidade de ferramentas de comunicação e colaboração no sistema de gestão da aprendizagem Moodle. Prof. Ms. Maria Isabella Muniz
Marcas superiores – uma análise semiótica. Profª. Drª. Mirella Migliari
A construção da identidade da “marca Rio” pelo ponto de vista da sociedade civil organizada e sua contribuição no adensamento, ou não, do território. Profª. Ms. Patrícia Reis
Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. Profª. Dra. Sílvia Borges
Superbonitos? Um estudo sobre o papel do mercado na avaliação que o jovem faz sobre sua própria aparência. Profª. Drª. Tânia Almeida
 

 

Publicações do Núcleo

Contextos e Pesquisas, uma publicação do Núcleo de Pesquisa da ESPM Rio, é uma coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber, promovendo análises que destaquem as possibilidades de mediações e confluências de diversas disciplinas.

Os dois primeiros números da coleção são:

Economia Criativa

Consumo e Sociabilidades

 

Seminário de Pesquisa

Anualmente, o Núcleo de Pesquisa organiza o Seminário de Pesquisa, evento acadêmico no qual professores pesquisadores e alunos de iniciação científica apresentam suas pesquisas.
Em 2014, o Seminário ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de maio. Em 2015, o Seminário aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Clique aqui e acesse o Caderno de Resumos das pesquisas apresentadas no Seminário de Pesquisa 2016.