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Apresentação do programa

Apresentação do programa

PMDGI visa preparar docentes, pesquisadores e profissionais para a reflexão científica sobre temas atuais da Administração no contexto internacional, estimulando o domínio dessa ciência e de suas ferramentas analíticas, bem como preparar os alunos para o doutorado, ou seja, para o próximo passo daqueles que pretendem continuar a carreira em pesquisa, docência e publicação.

O PMDGI pode ser considerado um ponto de referência para produção e disseminação de conhecimento relacionado à internacionalização de empresas tanto no que diz respeito à Estratégia em Gestão Internacional quanto ao Marketing em Gestão Internacional, bem como a Inovação Internacional, suas três linhas de pesquisa.

A proposta do PMDGI é oferecer à sociedade brasileira uma resposta à lacuna na formação de professores e pesquisadores na área de Gestão Internacional. Trata-se de uma proposta de formação didática e científica de professores e pesquisadores que objetiva torná-los multiplicadores para atender às demandas de formação de profissionais e pesquisadores que estudem as empresas brasileiras que estão se internacionalizando e as multinacionais estrangeiras e brasileiras.

O curso conta com um corpo docente de 13 professores com larga experiência e publicações relevantes nas áreas de Estratégia Internacional, Marketing Internacional, e Inovação Internacional, suas linhas de pesquisa. 

COORDENAÇÃO:
Prof. Dr. Mário Henrique Ogasavara - mario.ogasavara@espm.br (Coordenador do PMDGI)
Prof. Dr. Frederico Araújo Turolla – fturolla@espm.br (Vice Coordenador do PMDGI)

Área de concentração

Gestão Internacional é um recorte da área de Administração, que se preocupa com as organizações que conduzem negócios em mais de um país. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise de mercados internacionais, centralização, descentralização e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e Desenvolvimento), transferência de conhecimentos entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Seus principais aspectos constituintes podem ser organizados nos estudos da Estratégia da Empresa, às suas decisões de Marketing, e às atividades de Inovação no âmbito internacional. Esta área se articula, portanto em três linhas complementares: Estratégia em Gestão Internacional, Marketing em Gestão Internacional e Inovação em Gestão Internacional.